De Olho no Câmbio #235: Real se mostrou forte diante dos aumentos de juros na Europa e nos EUA

Em semana marcada por importantes decisões de política monetária na Europa e nos Estados Unidos, a moeda brasileira se mostrou resiliente e conseguiu ganhar terreno em relação ao dólar. Os próximos passos do banco central norte-americano ainda não são certos, mas a depender do comportamento da economia nos últimos meses um novo aumento de juros pode ser esperado para o mês de setembro. No Brasil, a próxima semana será marcada pela decisão de política monetária do Bacen, o que pode trazer alguma volatilidade ao mercado de câmbio.

Quer saber mais sobre Brasil, EUA, Zona do Euro e Reino Unido? Acompanhe a seguir os desdobramentos destes e outros acontecimentos.

Real vs Dólar
Real vs Euro
Real vs Libra Esterlina

Perspectivas

O cenário básico, que contempla a continuidade do movimento de valorização da moeda brasileira em relação às principais moedas do mundo, foi fortalecido ao longo desta semana. Portanto, acreditamos que a porta está aberta para a continuidade do processo de valorização do Real em relação ao dólar norte-americano.

No entanto, é importante destacar que parte importante deste movimento está associada à taxa de juros brasileira, que hoje é considerada a maior taxa de juro real (descontada a inflação) do mundo. Neste contexto, não podemos deixar de lado os possíveis impactos da 256ª reunião do Copom que terminará na próxima quarta-feira (2).

A expectativa é de que o Banco Central brasileiro opte por cortar a Selic em 0,25%, mas dependendo da magnitude da redução e do tom do comunicado expedido após a decisão do Copom, pode haver alguma volatilidade no mercado cambial ao final da semana.

Seguimos de olho.

Related posts

Dólar hoje (10/01): moeda sobe com IPCA acima da meta e dados fortes de emprego nos EUA

De Olho no Câmbio #311: O voo da galinha

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?