De Olho no Câmbio #236: Real sob ataque

A última semana foi marcada por uma forte turbulência no mercado de câmbio no Brasil, com a moeda doméstica perdendo bastante terreno em relação ao dólar norte-americano. Parte do movimento está associado a uma decisão bastante inesperada do Copom, que decidiu cortar em 0,5% a taxa Selic em votação dividida. Além disso, dados fortes do mercado de trabalho norte-americano, como a pesquisa ADP, divulgada na última quarta-feira (2), deixam dúvidas quanto aos próximos passos do Federal Reserve.

Quer saber mais sobre Brasil, EUA, Zona do Euro e Reino Unido? Acompanhe a seguir os desdobramentos destes e outros acontecimentos.

Real vs Dólar
Real vs Euro
Real vs Libra Esterlina

Perspectivas

Os últimos dados econômicos da Zona do Euro, tanto de inflação quanto de atividade econômica sugerem que o ciclo de aperto monetário na região tenha chegado ao fim. 

Isso não significa que o caminho dos europeus será fácil daqui para a frente. Em recente comunicado, o Banco Central Europeu disse que a variação de preços internos está ficando mais proeminente e que os preços externos têm contribuído para o arrefecimento da inflação. 

A despeito disso, o BCE acredita que os preços de serviços estão diminuindo, sinal de que a política monetária está surtindo algum efeito, e que a inflação do bloco tenha atingido o pico no primeiro semestre de 2023.

Nos Estados Unidos, os dados ainda são ambíguos e sugerem cautela adicional. Isso porque apesar de o mercado acreditar, em sua maioria, que o ciclo de alta de juros tenha finalmente chegado ao fim, os dados mais recentes do mercado de trabalho colocam um ponto de interrogação nos próximos passos do Fed.

Essa incerteza acerca da política monetária dos países desenvolvidos ao longo do segundo semestre de 2023 deve trazer ainda mais volatilidade ao mercado de câmbio global no terceiro trimestre do ano, no entanto, assim que dados de inflação mais confortáveis virem à tona e o ciclo de alta de juros chegar ao fim, de fato, antevemos um movimento contínuo de valorização da moeda brasileira.

Seguimos de olho. 

Related posts

Dólar hoje (10/01): moeda sobe com IPCA acima da meta e dados fortes de emprego nos EUA

De Olho no Câmbio #311: O voo da galinha

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?