A última semana foi marcada por uma longa sequência de desvalorização das moedas não-conversíveis em relação ao Dólar norte-americano. Parte da explicação para o movimento vem do mercado asiário. Por lá, a segunda maior construtora do país emitiu sinais de dificuldades financeiras ao não honrar o pagamento de cupons com vencimento na semana passada. Nos Estados Unidos, o medo de uma inflação mais persistente tem jogado as taxas de juros para cima e desestimula a chegada de recursos em países em desenvolvimento.
Quer saber mais sobre Brasil, EUA, Zona do Euro e Reino Unido? Acompanhe a seguir os desdobramentos destes e outros acontecimentos.
Real vs Dólar
Real vs Euro
Real vs Libra Esterlina
Perspectivas
A semana que vem será marcada por eventos importantes que vão desde a conferência de Jackson Hole até a reunião de cúpula do BRICS.
Na conferência norte-americana podem surgir pistas sobre os próximos passos do Fed. Se levarmos em consideração o teor da ata da última reunião de política monetária, onde os membros do FOMC externaram grande preocupação com o atual nível de preços, é bem possível que vejamos um aumento na possibilidade de aumento de juros na próxima reunião, no mês que vem.
Na reunião do BRICS pode haver a tentativa de materializar os primeiros passos na direção da criação de uma moeda comum usada em transações comerciais entre os membros do grupo e demais países que manifestaram interesse em compor uma coalizão para enfraquecer os poderes coercitivos do dólar.
Os dois eventos podem distender o movimento de valorização do dólar sobre as moedas não conversíveis como o Real e o Peso Mexicano, por exemplo.
No começo da semana, o Banco Popular da China também deve optar por relaxar as condições monetárias do país a fim de dar maior liquidez ao sistema financeiro e evitar crises como as que têm sido captadas no setor de construção civil desde o primeiro problema com a Evergrande.
No Brasil, embora a divulgação do IPCA-15 seja um evento relevante, ele não deve trazer mudanças gerais no mercado de câmbio.
Seguimos de olho.