Economia e mercado

De Olho no Câmbio #238: Incerteza global volta a afetar e Real e a bolsa de valores

A última semana foi marcada por uma longa sequência de desvalorização das moedas não-conversíveis em relação ao Dólar norte-americano. Parte da explicação para o movimento vem do mercado asiário. Por lá, a segunda maior construtora do país emitiu sinais de dificuldades financeiras ao não honrar o pagamento de cupons com vencimento na semana passada. Nos Estados Unidos, o medo de uma inflação mais persistente tem jogado as taxas de juros para cima e desestimula a chegada de recursos em países em desenvolvimento.

Quer saber mais sobre Brasil, EUA, Zona do Euro e Reino Unido? Acompanhe a seguir os desdobramentos destes e outros acontecimentos.

Real vs Dólar
Real vs Euro
Real vs Libra Esterlina

Perspectivas

A semana que vem será marcada por eventos importantes que vão desde a conferência de Jackson Hole até a reunião de cúpula do BRICS.

Na conferência norte-americana podem surgir pistas sobre os próximos passos do Fed. Se levarmos em consideração o teor da ata da última reunião de política monetária, onde os membros do FOMC externaram grande preocupação com o atual nível de preços, é bem possível que vejamos um aumento na possibilidade de aumento de juros na próxima reunião, no mês que vem.

Na reunião do BRICS pode haver a tentativa de materializar os primeiros passos na direção da criação de uma moeda comum usada em transações comerciais entre os membros do grupo e demais países que manifestaram interesse em compor uma coalizão para enfraquecer os poderes coercitivos do dólar.

Os dois eventos podem distender o movimento de valorização do dólar sobre as moedas não conversíveis como o Real e o Peso Mexicano, por exemplo.

No começo da semana, o Banco Popular da China também deve optar por relaxar as condições monetárias do país a fim de dar maior liquidez ao sistema financeiro e evitar crises como as que têm sido captadas no setor de construção civil desde o primeiro problema com a Evergrande.

No Brasil, embora a divulgação do IPCA-15 seja um evento relevante, ele não deve trazer mudanças gerais no mercado de câmbio.

Seguimos de olho.

André Galhardo

Economista-chefe da Análise Econômica, professor e coordenador universitário nos cursos de Ciências Econômicas. Mestre em Economia Política pela PUC-SP, possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico.”

Artigos recentes

  • Artigos

De Olho no Câmbio #317:Dezembro nunca pareceu tão distante – real segue forte em 2025

Acompanhe o impacto dos acontecimentos mais relevantes sobre o real x dólar, euro e libra,…

53 minutos ago
  • Artigos

Pensão por morte: quem tem direito e como funciona

Descubra quem tem direito à pensão por morte, como solicitar e quais as regras para…

2 horas ago
  • Artigos

 Dólar hoje (21/02): Suspensão de Plano Safra reflete alta de juros e pressio o Congresso

O dólar hoje abriu esta sexta-feira (21) em R$5,7029, após ter atingido a mínima de…

3 horas ago
  • Artigos

Blocos de Carnaval em São Paulo 2025: programação dos blocos de rua e dicas para curtir

Se você ama a energia dos blocos de Carnaval de São Paulo, prepare-se porque a…

8 horas ago
  • Artigos

Uber lança função para motoristas bloquearem passageiros indesejados

Entenda o novo recurso da Uber que permite aos motoristas bloquear passageiros indesejados, lançado estrategicamente…

18 horas ago
  • Artigos

Sintomas de Dengue: Como identificar e quais remédios evitar

Descubra como identificar rapidamente os sintomas da dengue e saiba como agir para prevenir complicações…

21 horas ago