De Olho no Câmbio #241: De volta à terra

Depois da boa surpresa com o PIB doméstico, que cresceu 0,9% no segundo trimestre de 2023, e dos dados internacionais que apontavam que os Estados Unidos haviam finalmente chegado ao fim da linha de aperto monetário, o Brasil e o mundo parecem ter voltado à “normalidade”. No Brasil, a queda da produção industrial, mais intensa que o esperado, nos mostra que os riscos de desaceleração da economia brasileira continuam no radar, enquanto os números vindos dos Estados Unidos não nos dão grande segurança para cravar que o ciclo de alta de juros realmente chegou ao fim.

Quer saber mais sobre Brasil, EUA, Zona do Euro e Reino Unido? Acompanhe a seguir os desdobramentos destes e outros acontecimentos.

Real vs Dólar
Real vs Euro
Real vs Libra Esterlina

Perspectivas

A próxima semana será marcada pela primeira das três grandes decisões de política monetária este mês. O Banco Central Europeu decidirá se encerra o ciclo de aumento de juros ou faz um novo aumento na taxa básica a fim de conter o que parece uma nova escalada de preços provocada pelo aumento dos preços dos combustíveis.

Os dados de atividade econômica e emprego dos Estados Unidos e Brasil também devem trazer elementos para melhor avaliação sobre o que esperar do Federal Reserve e do Banco Central do Brasil no próximo dia 20 de setembro.

Esse conjunto de informações deve continuar provocando volatilidade no mercado de câmbio e é muito pouco provável que a moeda brasileira avance muito sobre o dólar nos próximos dias.

Seguimos de olho.

Related posts

Dólar hoje (10/01): moeda sobe com IPCA acima da meta e dados fortes de emprego nos EUA

De Olho no Câmbio #311: O voo da galinha

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?