A moeda brasileira finalmente encontrou um caminho mais ameno e avançou sobre a divisa norte-americana ao longo desta semana, sobretudo depois que o Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos, deu por encerrado o ciclo de aperto monetário por lá. Embora reconheçamos os riscos de uma nova escalada de preços e a consequente necessidade de o Fed retomar o ciclo de aumento de juros, tal cenário parece pouco provável neste momento. Além da decisão do Fed, a moeda brasileira pode ser beneficiada pela recente queda dos rendimentos dos títulos americanos de longa maturação.
Quer saber mais sobre Brasil, EUA, Zona do Euro e Reino Unido? Acompanhe a seguir os desdobramentos destes e outros acontecimentos.
Real vs Dólar
Real vs Euro
Real vs Libra Esterlina
Perspectivas
O fim do ciclo de aumentos da taxa de juros dos Estados Unidos pode representar uma grande oportunidade para que as moedas não conversíveis, como o Real, voltem a ganhar espaço em relação ao dólar.
No entanto, embora a decisão do Fed seja soberana sobre o comportamento das moedas neste momento, devem pesar sobre as demais divisas a evolução das taxas de juros de longo prazo nos Estados Unidos, principalmente dos títulos com vencimentos de 2 e 10 anos.
Por outro lado, no ambiente doméstico, também devem pesar sobre o câmbio as discussões sobre as contas públicas brasileiras. O debate sobre se o Governo Federal conseguirá cumprir com a meta de zerar o déficit público em 2024 ganhou mais expressão depois que o presidente sugeriu que a meta não seria cumprida no ano que vem.
Seguimos de olho.