Economia e mercado

De Olho no Câmbio #254: Semana de muita instabilidade à espera de dados dos EUA

Depois de um tombo importante na segunda-feira (4), a moeda brasileira voltou a ganhar terreno em relação ao dólar americano, respaldado pelos indicadores do mercado de trabalho estadunidense. Tanto a pesquisa JOLTs quanto a ADP mostraram números abaixo do consenso de mercado e sugeriram que a economia dos Estados Unidos esteja finalmente em um tímido movimento de desaceleração, o que, por sua vez, abre caminho para a valorização de moedas não conversíveis como o Real. Os dados oficiais de emprego e inflação dos Estados Unidos serão conhecidos entre esta sexta (8) e o começo da semana que vem, e ambos podem contribuir para a continuidade do processo de valorização do Real sobre o Dólar.

Quer saber mais sobre Brasil, EUA, Zona do Euro e Reino Unido? Acompanhe a seguir os desdobramentos destes e outros acontecimentos.

Real vs Dólar
Real vs Euro
Real vs Libra Esterlina

Perspectivas

A expectativa é de que os mercados comecem a especular acerca dos primeiros cortes por parte do Federal Reserve e, em prazo mais curto, dos juros de longo prazo do governo americano, ambos movimentos que devem favorecer a valorização do real.

Os números do payroll a serem divulgados na manhã desta sexta-feira (8) devem dar pistas de quando e como o Fed poderá começar a pensar sobre um eventual ciclo de cortes de juros. No entanto, apesar de toda a expectativa em torno de uma eventual flexibilização da política monetária norte-americana, entendemos que tal debate é prematuro e que o início dos cortes de juros deve acontecer próximo do final do primeiro quadrimestre de 2024.

Por outro lado, a redução da inflação e o desaquecimento do mercado de trabalho abrem caminho para a redução das taxas de juros de longo prazo, como já vem acontecendo ao longo das últimas semanas e isso, por sua vez, favorece a moeda brasileira.

Na Europa, embora o ritmo de atividade econômica seja muito distinto daquele visto nos Estados Unidos, a inflação ainda exige cautela adicional do Banco Central Europeu, neste sentido, esperamos por uma relativa estabilidade do Real em relação ao Euro ao longo dos próximos dias.

Seguimos de olho.

André Galhardo

Economista-chefe da Análise Econômica, professor e coordenador universitário nos cursos de Ciências Econômicas. Mestre em Economia Política pela PUC-SP, possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico.”

Artigos recentes

  • Artigos

De Olho no Câmbio #317:Dezembro nunca pareceu tão distante – real segue forte em 2025

Acompanhe o impacto dos acontecimentos mais relevantes sobre o real x dólar, euro e libra,…

49 minutos ago
  • Artigos

Pensão por morte: quem tem direito e como funciona

Descubra quem tem direito à pensão por morte, como solicitar e quais as regras para…

2 horas ago
  • Artigos

 Dólar hoje (21/02): Suspensão de Plano Safra reflete alta de juros e pressio o Congresso

O dólar hoje abriu esta sexta-feira (21) em R$5,7029, após ter atingido a mínima de…

3 horas ago
  • Artigos

Blocos de Carnaval em São Paulo 2025: programação dos blocos de rua e dicas para curtir

Se você ama a energia dos blocos de Carnaval de São Paulo, prepare-se porque a…

8 horas ago
  • Artigos

Uber lança função para motoristas bloquearem passageiros indesejados

Entenda o novo recurso da Uber que permite aos motoristas bloquear passageiros indesejados, lançado estrategicamente…

18 horas ago
  • Artigos

Sintomas de Dengue: Como identificar e quais remédios evitar

Descubra como identificar rapidamente os sintomas da dengue e saiba como agir para prevenir complicações…

21 horas ago