Depois de um tombo importante na segunda-feira (4), a moeda brasileira voltou a ganhar terreno em relação ao dólar americano, respaldado pelos indicadores do mercado de trabalho estadunidense. Tanto a pesquisa JOLTs quanto a ADP mostraram números abaixo do consenso de mercado e sugeriram que a economia dos Estados Unidos esteja finalmente em um tímido movimento de desaceleração, o que, por sua vez, abre caminho para a valorização de moedas não conversíveis como o Real. Os dados oficiais de emprego e inflação dos Estados Unidos serão conhecidos entre esta sexta (8) e o começo da semana que vem, e ambos podem contribuir para a continuidade do processo de valorização do Real sobre o Dólar.
Quer saber mais sobre Brasil, EUA, Zona do Euro e Reino Unido? Acompanhe a seguir os desdobramentos destes e outros acontecimentos.
Real vs Dólar
Real vs Euro
Real vs Libra Esterlina
Perspectivas
A expectativa é de que os mercados comecem a especular acerca dos primeiros cortes por parte do Federal Reserve e, em prazo mais curto, dos juros de longo prazo do governo americano, ambos movimentos que devem favorecer a valorização do real.
Os números do payroll a serem divulgados na manhã desta sexta-feira (8) devem dar pistas de quando e como o Fed poderá começar a pensar sobre um eventual ciclo de cortes de juros. No entanto, apesar de toda a expectativa em torno de uma eventual flexibilização da política monetária norte-americana, entendemos que tal debate é prematuro e que o início dos cortes de juros deve acontecer próximo do final do primeiro quadrimestre de 2024.
Por outro lado, a redução da inflação e o desaquecimento do mercado de trabalho abrem caminho para a redução das taxas de juros de longo prazo, como já vem acontecendo ao longo das últimas semanas e isso, por sua vez, favorece a moeda brasileira.
Na Europa, embora o ritmo de atividade econômica seja muito distinto daquele visto nos Estados Unidos, a inflação ainda exige cautela adicional do Banco Central Europeu, neste sentido, esperamos por uma relativa estabilidade do Real em relação ao Euro ao longo dos próximos dias.
Seguimos de olho.