De modo bastante distinto do que foi visto na semana anterior, o Real voltou a registrar uma semana de bastante volatilidade. Apesar da volatilidade, o dólar chegou a esta sexta-feira em patamar muito semelhante ao registrado na no início da semana.
Dados sobre a atividade econômica chinesa, sobre a atividade econômica britânica, além de dados econômicos europeus foram centrais nesta semana. Mas, como pano de fundo, tivemos o acirramento de conflitos em torno do conflito China x EUA, do ponto de vista geopolítico sob a bandeira da tecnologia 5G.
Acompanhe os desdobramentos desses acontecimentos sobre as principais moedas globais.
Perspectivas
Podemos dizer que do ponto de vista cambial a semana parece ter sido calma. De fato, ao acompanhar o movimento diário, identificamos grande volatilidade, acompanhando o movimento econômico e geopolítico.
Como havíamos previsto, em grande medida, o câmbio manteve-se em compasso de espera, aproveitando oportunidades de curtíssimo prazo e realizando lucros. A próxima semana pode seguir a mesma toada.
Devemos nos atentar aos conflitos geopolíticos entre China e EUA e, claramente, aos avanços da situação geral da pandemia, além da busca contínua pela vacina contra o Covid-19.
Por fim, a agenda da semana seguinte trará dados preliminares dos Purchasing Managers’ Index (PMIs), importante indicador de clima acerca da atividade econômica. Também teremos a prévia da inflação brasileira, o IPCA-15, na sexta que vem.
Desse modo, poderemos ver mais uma semana de relativa calmaria, mas bastante volatilidade intradiária.
Seguimos de olho.