De Olho no Câmbio #130: Os perigos da inflação e da variante Delta

A inflação ainda recebe holofotes de analistas e economistas, principalmente daqueles mais críticos à política estimulativa adotada pelo Federal Reserve no governo Biden. Apesar das críticas, a avaliação do governo é categórica: a inflação é temporária. 

De modo similar, o BCE de Lagarde vai na mesma direção, enquanto o Reino Unido flexibiliza totalmente a quarentena e analistas ficam apreensivos sobre os desdobramentos desta flexibilização. Acompanhe a seguir os desdobramentos desses e outros acontecimentos sobre as principais moedas globais.

Real vs Dólar

Real vs Euro

Real vs Libra Esterlina

Perspectivas

A volatilidade segue presente nas cotações do Real e do Dólar, mas por motivos bastante diferentes. A semana do dia 19 a 23 reverteu novamente a tendência vista na semana anterior (dos dias 12 a 16).

Apesar de grandes expectativas sobre o movimento inflacionário e como as autoridades monetárias se posicionarão frente a este movimento, ainda há intensas preocupações acerca do avanço da variante Delta do covid-19 que, segundo especialistas, pode iniciar um novo surto do vírus. 

As incertezas ainda permanecem elevadas e a volatilidade se mantém. Contudo, em linha com a semana anterior, o Dólar manteve a sua trajetória de apreciação frente ao Euro e a Libra – o que reforça a leitura de volatilidade com as moedas emergentes.

Sob esta perspectiva, devemos esperar mais uma semana de depreciação do Real, mas com bastante volatilidade. 

Seguimos de olho.

Related posts

Mercado asiático fecha em alta com boas projeções para China

Reuniões do G20 podem trazer turbulências

De Olho no Câmbio #303: Moeda brasileira volta a perder força à espera do governo