O Euro está se apreciando e isso tem gerado preocupações para o Banco Central Europeu (BCE). O movimento decorre de menor preocupação com a Zona do Euro em contraposição à situação estadunidense.
Líderes do BCE tem vindo a público frequentemente destacar que a situação do bloco está sob controle. O vice-presidente do Banco, Luis de Guindos, afirmou que a autoridade monetária ainda tem munição para combater a crise econômica decorrente da pandemia.
A afirmação reforçou o movimento de apreciação do Euro. Apesar da afirmação de Guindos, a ata da última reunião do BCE não conseguiu formar um consenso de que irá aumentar a potência ou o prazo de seu programa de compras de ativos criado para combater os efeitos da pandemia.
Sob essa perspectiva, o Euro abriu o pregão de segunda-feira (5) cotado a R$ 6,6585. Trata-se de patamar de abertura semanal 2,85% maior do que o registrado na semana anterior, mostrando depreciação do Real entre uma semana e outra.
Complementarmente, na abertura desta sexta-feira (9), a cotação foi de R$ 6,589. Estamos falando, portanto, de uma apreciação semanal do Real frente à moeda europeia de aproximadamente 1,04%. Desse modo, com relação ao Dólar (EUR/USD), a moeda europeia fortaleceu em aproximadamente 0,43%.
Confira o De Olho no Câmbio #92, a relação Real vs Libra Esterlina e do Real vs Dólar.