Os melhores destinos na América do Sul para conhecer em 2025
![Fernando de Noronha um dos destinos na América do Sul](https://www.remessaonline.com.br/blog/wp-content/uploads/2019/11/destinos-na-america-do-sul.jpg.optimal.jpg)
Os melhores destinos na América do Sul oferecem atrações incríveis e que atendem a diferentes perfis de viajantes. Você pode escolher entre esquiar na neve ou passear no deserto, além de opções como praias paradisíacas, cidades históricas e vinícolas incríveis. Além disso, viagens no continente são ideais para quem quer reduzir a burocracia com vistos e outras documentações.
Quer aproveitar as facilidades dos destinos imperdíveis na América do Sul? Acompanhe abaixo 10 opções para turismo e escolha a melhor para seu perfil.
Por que explorar destinos na América do Sul em 2025?
Explorar destinos na América do Sul em 2025 é uma excelente escolha por ser uma região rica em cultura, história e paisagens naturais, com opções que atendem a diferentes interesses. Devido à proximidade com o Brasil, os voos tendem a ser mais econômicos, curtos e menos cansativos.
Outro motivo para visitar os países do continente é que a maioria pode ser acessada apenas com o RG, sem necessidade de passaporte ou visto. Além disso, o espanhol tem muitas semelhanças com o português, e a receptividade dos povos locais ajuda bastante.
Por fim, em muitos desses países o real vale mais que a moeda local, melhorando o custo-benefício da viagem, e alguns estabelecimentos até aceitam a moeda brasileira.
Os melhores destinos na América do Sul para visitar em 2025
1. Bariloche — Argentina
Bariloche, na Argentina, é ideal para quem quer ver neve e praticar esportes como ski e snowboard. No inverno, as condições são perfeitas para essas atividades. No verão, o clima mais agradável e com menos chuvas torna o local ideal para ver paisagens únicas, fazer caminhadas e aproveitar passeios ao ar livre.
Além de ser um destino próximo ao Brasil, não é necessário apresentar visto ou passaporte. A carteira de identidade, também chamada de ‘Carta Verde’, é suficiente na fronteira.
Se você planejar sua viagem com antecedência, poderá encontrar passagens aéreas por preços mais baratos.
2. Buenos Aires — Argentina
Buenos Aires, capital da Argentina, também é um dos principais destinos na América do Sul. A cidade possui uma grande influência da cultura europeia, por isso é comum que ela seja comparada com os países do velho mundo.
Além do tradicional Tango, existem inúmeras alternativas de passeios gastronômicos, apresentações culturais, museus e teatros. Aliás, para quem gosta de boa comida, o melhor restaurante da América Latina fica em Buenos Aires, o Parrilla Don Julio.
![Cidade de Buenos Aires, Argentina](https://www.remessaonline.com.br/blog/wp-content/uploads/2019/11/destinos-na-america-do-sul-buenos-aires-1024x683.jpg.optimal.jpg)
Com um clima temperado oceânico, a cidade pode ser visitada em qualquer época do ano. Contudo, para os turistas que não dispensam um clima mais ameno e agradável, a primavera e o outono (abril, maio, setembro e outubro) são as melhores épocas. Uma vantagem é que é simples sacar dinheiro na Argentina e pagar por suas compras no país.
3. Bogotá — Colômbia
Bogotá é um dos principais destinos na América do Sul, seja para negócios ou turismo. A cidade atrai pela receptividade do povo colombiano, a rica gastronomia e diversas atrações culturais e turísticas.
Durante o dia, o Centro Histórico é uma excelente escolha, pois concentra grande parte das principais atrações. Para quem gosta de aproveitar a vida noturna, o bairro Chapinero oferece ótimas opções de entretenimento e hospedagem.
Com temperaturas estáveis ao longo do ano, Bogotá pode ser visitada em qualquer época, tornando-a um destino sempre acessível e convidativo.
4. Cartagena das Índias — Colômbia
Um dos melhores lugares para viajar na América do Sul é Cartagena das Índias na Colômbia. Durante o período colonial espanhol, a cidade foi um dos portos comerciais mais importantes da América e isso faz com que existam muitas histórias interessantes sobre a região.
A área mais antiga da cidade, conhecida como Ciudad Amurallada, é cercada por muralhas e é o principal ponto turístico. Lá, você encontra atrações imperdíveis, como a Torre do Relógio e o Palácio da Inquisição.
Por ser uma cidade muito colorida, a dica é aproveitar os dias quentes de verão. Como as épocas mais chuvosas são de agosto a novembro, recomenda-se a visita no período mais seco e ensolarado, alta temporada do turismo, que vai de janeiro a março.
5. Colônia Del Sacramento — Uruguai
A charmosa Colônia del Sacramento, no Uruguai, é um dos melhores destinos na América do Sul porque essa pequena cidade é conhecida por suas ruas de pedra, casas coloridas e muitas flores, oferecendo um cenário perfeito para quem aprecia tranquilidade e beleza. Localizada a pouco mais de uma hora de Buenos Aires e a duas horas de Montevidéu, também é de fácil acesso.
Como a cidade é bem pequena, é ideal para incluir em roteiros que combinam Buenos Aires ou Montevidéu. Em uma tarde, é possível explorar as lindas ruelas, aproveitar a gastronomia local e registrar belas fotos.
A alta temporada ocorre no verão, mas para quem prefere temperaturas mais amenas e preços mais acessíveis, os meses de novembro e março são os melhores para visitar.
6. Cusco — Peru
Cusco é um dos destinos mais famosos da América do Sul, com grande influência da colonização espanhola. Como está localizada a 3.400 metros de altitude, os visitantes devem se preparar para lidar com possíveis efeitos da altitude, como cansaço ou desconforto.
A cidade é rica em história e há muitos passeios guiados pelos principais pontos turísticos oferecidos por diversas agências. Pode ser interessante investir em um tour guiado, já que você vai conhecer mais sobre as peculiaridades e curiosidades da cidade.
7. Machu Picchu — Peru
Atração muito conhecida em todo o mundo e um dos principais destinos na América do Sul, Machu Picchu foi eleita uma das maravilhas do mundo moderno. E não é por acaso, a cidade foi construída com pedras pelos Incas e até hoje paira o mistério de como o projeto foi executado.
![Machu Picchu um dos destinos na América do Sul](https://www.remessaonline.com.br/blog/wp-content/uploads/2019/11/destinos-na-america-do-sul-machu-picchu-3-1024x683.jpg.optimal.jpg)
Para visitar Machu Picchu, é essencial planejar a viagem com antecedência, já que o número de visitantes diários é limitado devido à alta procura. O local oferece várias trilhas que revelam paisagens espetaculares. Os melhores meses para visitar são abril, maio, junho, setembro e outubro, quando o clima é mais agradável.
8. Fernando de Noronha — Brasil
Um dos destinos imperdíveis na América do Sul fica no Brasil, com uma das praias mais paradisíacas do mundo. Fernando de Noronha é um arquipélago em Pernambuco perfeito para mergulho e surfe. Também oferece trilhas, passeios de barco e uma gastronomia praiana de excelência.
No arquipélago você também terá a chance de ver de pertinho golfinhos, tubarões, tartarugas e peixes de diversas espécies. Planeje a viagem com cuidado, pois há uma taxa ambiental diária obrigatória, que pode ser paga antecipadamente ou na chegada ao aeroporto.
Você também pode alugar bugs, que facilitam a locomoção entre as praias. Os passeios em algumas trilhas precisam ser agendados com antecedência, pois o número de visitantes diários pode ser limitado.
Para aproveitar as águas mais cristalinas, opte pela viagem em setembro e outubro. Já para os amantes do surfe, o melhor período é de dezembro a março.
9. Pantanal — Brasil
Outro destino na América do Sul é o Pantanal, perfeito para quem gosta de admirar a natureza, praticar atividades como pescaria, passeios a cavalo, passeios de barco e contemplação.
De maio a setembro, durante a estação seca, é o melhor período para avistar os animais. Com a diminuição das chuvas, os mamíferos se aproximam das áreas com água em busca de alimento, proporcionando uma experiência incrível de contemplação da fauna.
Como as paisagens mudam a cada estação, o ideal é planejar a viagem considerando os passeios desejados e a época mais adequada para aproveitá-los ao máximo.
10. Santiago — Chile
Capital do Chile, Santiago oferece uma vista magnífica da Cordilheira dos Andes. A cidade possui um ar cosmopolita com características europeias e oferece opções que vão desde atrações boêmias até passeios por parques municipais e museus.
Se você vai viajar para Santiago, aproveite para conhecer as vinícolas da região, a Concha Y Toro é uma opção conhecida mundialmente e que oferece um tour sensacional pelos vinhedos e barricas de carvalho onde o vinho descansa.
Melhores épocas para visitar destinos na América do Sul
Em geral, os meses de maio a setembro são a melhor época para visitar a maioria dos destinos da América do Sul, pois as condições climáticas são melhores. Esse período é ideal tanto para visitar as altas montanhas dos Andes quanto as praias, por exemplo.
Já para visitar o sul do continente, como Argentina, Uruguai e Chile, os meses entre março e junho possuem temperaturas agradáveis e baixa incidência de chuvas. No norte, como na Colômbia, Venezuela e regiões próximas à linha do Equador, o início do ano é a melhor época para evitar o período de chuvas intensas.
Você sempre deve alinhar seus objetivos de viagem com o clima que deseja. Por exemplo, se quer esquiar no Chile, os meses de junho a agosto são as melhores opções. Já se você deseja aproveitar as belezas da Patagônia, a primavera e o verão (novembro a março) são mais adequados, pois as temperaturas são mais amenas.
Como planejar sua viagem para a América do Sul?
- Pesquise sobre o que é preciso para viajar na América do Sul, escolha os países que deseja visitar e informe-se sobre o clima, a melhor época para viajar, a moeda utilizada e os documentos necessários;
- Defina seu orçamento e estime os custos com passagens, hospedagem, alimentação, transporte local e passeios;
- Monte seu roteiro de viagem, assim fica mais fácil saber quais locais quer conhecer e o tempo de permanência em cada um;
- Faça a reserva de passagens aéreas e hospedagem com antecedência para conseguir pagar valores mais econômicos;
- Faça um seguro viagem internacional;
- Pesquise como se locomover nas cidades e entre elas;
- Crie uma conta internacional para pagar como um local no país, assim você economiza com taxas extras e impostos, uma dica é a Conta Global da Remessa Online;
- Prepare sua mala, leve roupas adequadas ao clima do destino, itens essenciais e medicamentos;
- Pesquise sobre normas de visitação em parques, trilhas e pontos turísticos;
- Estude espanhol, ainda que seja fácil se comunicar nos países sul-americanos, é ideal saber, ao menos, o básico do idioma.
Quais são os melhores destinos na América do Sul?
Os melhores destinos na América do Sul dependem conforme o objetivo da sua viagem. Por exemplo, para quem quer um passeio cultural e histórico, há opções como Buenos Aires (Argentina), Cusco e Machu Picchu (Peru), e Cartagena das Índias (Colômbia). Já para atividades ao ar livre, Bariloche, Machu Picchu e Santiago são ótimas opções.
Quais são os melhores países da América do Sul para viajar?
Os melhores países para visitar na América do Sul são Argentina, Chile, Brasil, Peru, Colômbia, Uruguai, e Bolívia. Entretanto, o local ideal depende de seu interesse de viagem. Por exemplo, a Argentina e o Chile são ideais para quem busca montanhas e aventura, enquanto o Brasil possui a facilidade da moeda e idioma e o Peru é perfeito para quem deseja explorar Machu Picchu e a cultura inca.
Qual o destino mais barato na América do Sul?
O destino mais barato na América do Sul é Bogotá, na Colômbia. De acordo com o site Quanto custa Viajar, o custo médio de uma viagem para Bogotá é de R$ 97 por dia, incluindo hospedagem, transporte, alimentação e atrações.
A capital da Colômbia possui um custo de vida baixo, atrações e hospedagens econômicas. A viagem pode ser aliada a um roteiro por Cartagena, o segundo destino mais barato do continente, também na Colômbia.
Custo médio por dia para turismo na América do Sul
Cidade/país | Custo médio por dia para turismo |
Bogotá/Colômbia | R$ 97,00 |
Cartagena das Índias/Colômbia | R$ 171,00 |
Fernando de Noronha – Brasil | R$ 354,00 |
Bariloche – Argentina | R$ 402,00 |
Buenos Aires – Argentina | R$ 419,00 |
Colônia Del Sacramento – Uruguai | R$ 461,00 |
Santiago – Chile | R$ 530,00 |
Cusco – Peru | R$ 946,00 |
Estimativas do site Quanto Custa Viajar que inclui gastos em reais (R$) com hospedagem, transporte, alimentação e atrações turísticas.
Perguntas frequentes
Bariloche – Argentina
Buenos Aires – Argentina
Bogotá – Colômbia
Cartagena das Índias – Colômbia
Colônia del Sacramento – Uruguai
Cusco – Peru
Machu Picchu – Peru
Fernando de Noronha – Brasil
Pantanal – Brasil
Santiago – Chile
Bogotá, na Colômbia, é o destino mais barato da América do Sul, com um custo médio de R$ 97 por dia, incluindo hospedagem, transporte, alimentação e atrações turísticas.
A melhor época para visitar a maioria dos destinos na América do Sul é de maio a setembro, devido ao clima mais ameno e menor incidência de chuvas. No entanto, a época ideal depende de seus objetivos de viagem.