A quinta-feira foi muito positiva para o mercado tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. A bolsa americana Nasdaq atingiu os 9 mil pontos pela primeira vez. No Brasil, a Bovespa atinge máxima histórica e ultrapassa os 117 mil pontos.
Bom dia Brasil! Está acabando o ano!
Ontem dados preliminares do consumo americano junto com uma confiança maior da assinatura da primeira fase do acordo comercial entre China e Estados Unidos fizeram as bolsas do mundo dispararem.
Não só nos Estados Unidos – onde a Nasdaq tocou em incríveis 9000 pontos – mas como também no mundo inteiro as bolsas dispararam. O índice que vê a soma de todas as bolsas do mundo atingiu USD 86.658 trilhões, isso é muito forte.
Aqui no Brasil a bolsa também bateu máxima. O índice fechou a 117.203 pontos. Um novo touro de ouro, obrigado tourinho.
O dólar tocou R$4,04 mas depois acabou fechando em R$4,06. Lá fora não é dia de realização. A bolsa americana sobe praticamente 0,2% e a europeia 0,1%.
Hoje saem dados do estoque do petróleo americano, o que pode mexer com o mercado. E temos também uma nova rodada do PNAD [Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio], que mostra os dados do emprego no Brasil.
Semana passada o Caged trouxe uma notícia muito boa sobre a criação de empregos com carteira assinada. Criou-se o dobro de empregos do que a gente estava esperando: foram 99 mil empregos criados contra a expectativa de 48 mil. Isso foi muito positivo.
Todos os países estão com baixa liquidez, isso faz com que os mercados tenham maior volatilidade. Se está todo mundo perto do touro de ouro, é claro que alguma realização pode vir.
Estou entrando de férias! Nos vemos dias 15 de janeiro.
Eu sou o Pablo, bons negócios!
Vai tourinho!
Pablo Spyer é diretor da Mirae Asset CCTVM e conselheiro da Ancord.