O Dia do Empreendedorismo Feminino, comemorado em 19 de novembro, celebra as conquistas e desafios enfrentados por mulheres no mundo dos negócios. A data visa promover a igualdade de gênero e incentivar mais mulheres a seguir seus sonhos empreendedores. No Brasil, essa data é uma oportunidade para reconhecer histórias inspiradoras e motivar novas gerações de empreendedoras. Conheça a seguir cinco cases de sucesso de mulheres que transformaram suas vidas e negócios.
Aos 16 anos, inspirada em tutoriais de marcas caras, Bianca Andrade começou a gravar e postar no YouTube vídeos onde explicava como se maquiar com produtos baratos. Seus vídeos viralizaram, e após ser convidada para o programa Mais Você, da Globo, sua vida nunca mais foi a mesma. Hoje, Bianca é maquiadora, youtuber, influenciadora e empresária, dona da Boca Rosa Company, colecionando recordes de vendas com as marcas de maquiagem Boca Rosa e de cuidados com o cabelo, Boca Rosa Hair.
Camila Farani iniciou sua trajetória trabalhando na empresa de sua mãe. Seu sucesso no mundo dos investimentos trouxe grandes resultados: foi premiada duas vezes como melhor investidora-anjo no Startup Awards e conquistou uma vaga como uma das “tubarões” no programa Shark Tank Brasil.
Luiza Helena Trajano é uma das três mulheres mais poderosas do Brasil. Ela iniciou sua vida profissional aos 12 anos como balconista na loja comprada por seus tios. Após passar por diversos cargos na empresa, tornou-se presidente da rede em 2008. Sem dúvidas, seu nome é uma referência no empreendedorismo feminino.
Cleusa fundou a Sodiê Doces em 1997 em um espaço pequeno. Vinda de origem humilde, entrou no mercado de trabalho aos 9 anos para ajudar sua mãe, após perder o pai. De boia-fria a empregada doméstica, Cleusa fez de tudo um pouco até adquirir habilidades na confeitaria. Após economizar por dois anos, abriu sua primeira loja.
Alcione Albanesi se destacou no segmento de lâmpadas no Brasil. Ainda adolescente, abriu uma empresa de confecção de roupas, que foi vendida alguns anos depois. Na FLC, investiu na ideia de lâmpadas fluorescentes de baixo custo, após estudar a tecnologia utilizada na China para alcançar esse resultado.
O Dia do Empreendedorismo Feminino foi criado pelas Nações Unidas em parceria com a rede de mulheres empreendedoras Women’s Entrepreneurship Day Organization (WEDO). A data surgiu com o objetivo de destacar a importância do papel das mulheres no empreendedorismo e incentivar mais mulheres a seguirem este caminho. A iniciativa visa também aumentar a conscientização sobre a necessidade de maior igualdade de gênero no mundo dos negócios, promover o empoderamento econômico das mulheres e apoiar suas conquistas.
O Dia do Empreendedorismo Feminino é celebrado anualmente em 19 de novembro. Esta data foi escolhida pela ONU e pela WEDO como uma forma de reconhecer e celebrar as mulheres empreendedoras em todo o mundo.
O Dia do Empreendedorismo Feminino é uma data relevante para destacar as conquistas das mulheres no cenário empresarial e para analisar as tendências e desafios enfrentados no setor. As histórias apresentadas exemplificam o impacto significativo das mulheres no mundo dos negócios e a evolução do empreendedorismo feminino no Brasil.
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