Veja qual é o dia do profissional de marketing, entenda mais com o que ele trabalha e descubra como se aprofundar no ramo!
Sabia que existe uma data que se tornou conhecida em todo o país como o dia do profissional de marketing? Pois é, e isso não é à toa. Afinal de contas, trata-se de uma área que tem sido responsável por revolucionar o mercado no Brasil e no mundo.
Tal fato se deve a ela contribuir para muitos propósitos. Por exemplo, criar e moldar marcas. Ela ainda dita tendências de consumo e opiniões públicas e ajuda a construir a relação entre organizações e sociedade.
Pensando nisso, trouxemos um post para mostrar a relevância desse ramo. De quebra, você verá o porquê de valer a pena conhecê-lo — seja para saber quando recorrer a ele, seja para saber as possibilidades de atuação que ele proporciona. Confira!
O que é marketing?
O marketing é formado por um conjunto de conceitos e ações práticas que ajudam pessoas tanto físicas quanto jurídicas a vender algo. Produtos e serviços são os elementos que logo vêm à mente, o que é normal. Porém, não acaba aí. Esse algo também pode ser:
- Imagem profissional;
- Ideia de negócio;
- Crença política;
- Atividades religiosas;
- Valores organizacionais;
- Bandeiras de movimentos sociais.
Qual é a origem do marketing?
O marketing começou a ser estudado e entendido como um campo de conhecimento no século XX, mais precisamente na década de 40 nos Estados Unidos. Naquela época, o foco dele era auxiliar a expansão tanto do comércio quanto do varejo. Afinal, ambos os setores sempre foram marcados por forte concorrência.
Qual é o dia do profissional de marketing?
Anote na agenda para não esquecer: a data em que é celebrado o dia do profissional de marketing é 8 de maio. A cada ano, ela ganha força e é celebrada não apenas por quem trabalha na área, mas também por quem recorre diariamente a ela. É o caso de empresas, agências de publicidade, partidos políticos, universidades, ONGs, indústrias, bancos etc.
O que faz um profissional de marketing?
O profissional de marketing tem uma vasta gama de possibilidades de trabalho (e não é exagero!). Em empresas, agências de consultoria ou atendimento freelancer, ele pode ficar encarregado de:
- Comunicação organizacional;
- Comunicação interna da administração com os colaboradores;
- Posicionamento e reposicionamento da marca;
- Gestão de redes sociais e plataformas online;
- Gerenciamento de campanhas publicitárias;
- Planejamento de divulgação de produtos, serviços e conteúdos em mídias tradicionais;
- Acompanhamento de métricas de investimentos, campanhas e retorno comercial;
- Pesquisas de preferência do consumidor ou nicho de mercado;
- Estratégias para aumentar as vendas.
Qual o impacto do marketing no nosso dia a dia?
Se antes o marketing tinha o papel de ajudar as empresas a se destacarem da concorrência e a atraírem mais consumidores, hoje ele vai além. Ele busca assegurar a satisfação e a fidelização do cliente.
O marketing também é o que permite a construção e a manutenção do relacionamento entre empresas, mídia e cidadãos. Fora o fato de que ele é a peça-chave para a criação de conteúdos como estratégia de vendas — algo crucial em um período tecnológico em que a internet dita o consumo.
Quais são as principais referências do marketing?
Quando o assunto é marketing, não faltam nomes que são referências em atuação, inovação, pesquisa e/ou estudos no ramo. Abaixo, mostramos alguns dos principais:
- Philip Kotler: é considerado um dos principais escritores sobre o marketing aplicado à realidade e às mudanças do mercado. Ele conta com mais de uma dezena de livros já publicados (como Marketing 5.0: Tecnologia para a Humanidade);
- Al Ries e Jack Trout: foi a dupla responsável por desenvolver, ainda na década de 90, alguns dos principais conceitos sobre posicionamento, geração de valor e percepção da marca (o chamado brand awareness, em inglês) pelo público-alvo;
- Seth Godin: ficou reconhecido no mercado dos Estados Unidos como referência em empreender e usar o marketing como ferramenta de sucesso e consolidação de marcas em diferentes setores comerciais;
- Martha Gabriel: se tornou uma das principais palestrantes de marketing no mundo e tem como diferencial a abordagem das demandas do mercado brasileiro;
- Adele Revella: principal nome por trás do Buyer Persona Institute, uma das instituições internacionais mais relevantes em pesquisa e panorama de comportamentos e tendências do consumidor.
Gostou de entender mais sobre o dia do profissional de marketing e a importância dessa carreira? Pois vale a pena se aprofundar nos tipos de serviço que a área proporciona. Em especial, se você pensa em ser freelancer de marketing ou quer utilizar estratégias do meio para potencializar o seu negócio próprio ou a empresa onde atua.
Quer ver mais conteúdos como este? Então siga a Remessa Online no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram!
Resumindo
A data é celebrada sempre em oito de maio.
A possibilidade de vender desde produtos e serviços até conceitos abstratos, de influenciar o consumo e transformar a forma como o mercado se relaciona com a sociedade.
Além da brasileira Martha Gabriel, há Philip Kotler, Adele Revella, Seth Godin, Al Ries e Jack Trout.