Se você trabalha com Instagram, certamente já viu que a rede social permite três tipos de conta. Mas entre elas, qual a diferença entre perfil comercial e criador de conteúdo, já que ambos podem ser usados para quem tem uma marca ou quer usar a plataforma para fins comerciais?
Então, afinal, qual é o melhor perfil e quando usar cada uma das contas? Se você também tem dúvida, acompanhe o artigo abaixo e entenda os detalhes. Vamos lá?
Um perfil comercial no Instagram nada mais é do que uma conta que, além das funções básicas da rede social, integra outras especificamente projetadas para empresas. Na verdade, é possível incluir vários dados sobre a empresa como informações de contato, número de telefone, endereço de e-mail, endereço físico, entre outras.
Outro aspecto interessante em relação aos perfis das empresas é a possibilidade de acesso aos dados estatísticos do Instagram para ter informações adicionais sobre os próprios seguidores, a interação do seu público com os conteúdos postados na plataforma e assim por diante.
Já o perfil de criador de conteúdo é muito semelhante ao comercial, com a diferença que a conta é voltada para influenciadores, pessoas físicas e criadores de conteúdo. Com este tipo de conta, é mais fácil gerenciar mensagens de clientes em potencial e decidir qual conteúdo publicar.
Perfis de criadores são um pouco mais humanizados do que perfis corporativos. Além disso, os relatórios gerados pelas contas de criadores de conteúdo do Instagram são diários ou semanais e referem-se principalmente a dados relacionados aos usuários que seguem o perfil.
Para ajudar, veja aqui mais detalhes sobre o perfil de criador de conteúdo do Instagram.
Seja o perfil comercial ou o perfil para criadores de conteúdo, os usuários têm acesso a uma série de recursos exclusivos e análises aprofundadas do engajamento do perfil. No entanto, também existem algumas grandes diferenças entre os tipos de contas.
Confira a seguir um resumo com as principais semelhanças e diferenças entre a conta comercial e a conta de criador de conteúdo.
Característica | Conta de Criador de Conteúdo | Conta comercial |
Público | Influenciadores, pessoas públicas e criadores de conteúdo | Empresas e negócios |
Categoria | Só é exibido no perfil se o usuário permitir | É obrigatório a exibição no perfil |
Venda no Instagram | Não é permitido | É permitido |
Privacidade | Perfil aberto | Perfil aberto |
Anúncios | Por meio do Facebook Business | Por meio do Facebook Business |
Métricas e estatísticas | Disponível de forma mais simples | Disponível de forma mais completa e profunda |
Mensagens | Divida entre “Principal”, “Geral” e “Solicitações” | Uma única caixa de mensagem, possibilidade de conectar ao Whatsapp e de enviar respostas rápidas |
Link nos stories | Para quem tem mais de 10 mil seguidores | Para quem tem mais de 10 mil seguidores |
Outra diferença essencial é que o Instagram frequentemente lança adesivos (ou figurinhas) que são específicos para um tipo de conta. Por exemplo, o adesivo “apoie pequenos negócios” só pode promover contas comerciais.
Além disso, um recurso que muitos amam são as músicas nos stories. Enquanto elas são liberadas para os criadores de conteúdo, poucas músicas livres de direitos autorais podem ser usadas nos perfis comerciais. Isso porque, se entende que nesse perfil está sendo feito um comércio com a música.
E com os avanços das ferramentas do Facebook e Instagram, seja na conta comercial ou criador de conteúdo, os perfis podem ser vinculados ao Facebook Business e Estúdio de Criação. A vantagem é que eles oferecem várias vantagens como insights, criação de anúncios, programar, editar ou excluir publicações entre outros.
A conta pessoal é voltada para perfis comuns. Ela é muito mais limitada, ou seja, não há dados estatísticos, programação de postagens ou possibilidade de fazer anúncios. Também não é possível vincular a outros aplicativos (exceto o Facebook). Outra diferença é que nesse tipo de conta você pode manter seu perfil fechado, enquanto nas outras duas não.
Portanto, o perfil pessoal só é recomendado para usuários que usam a rede social para se conectar a seus amigos e ter relações pessoais.
Com uma conta comercial é possível:
Por outro lado, você não pode:
Com um perfil de criador de conteúdo, você pode:
Já não é permitido:
A verdade é que depende! Cada perfil tem suas vantagens e desvantagens. Mas, em suma, você deve escolher de acordo com o seu negócio. Para ajudar, siga a seguinte regra:
Se você tem uma conta no Instagram, mas após ver a diferença entre perfil comercial e criador de conteúdo, percebeu que é melhor trocar o tipo de conta, saiba que é possível. Aliás, se você deseja fazer um teste para saber qual tipo de conta se encaixa em seu perfil, basta fazer a troca.
A mudança de tipo de perfil pode ser feita a qualquer momento e quantas vezes você quiser. Mas saiba que todos os dados estatísticos anteriores são perdidos cada vez que faz a alteração. Então, se for necessário, salve antes porque depois você não terá mais acesso.
Então, siga os seguintes passos:
Agora que você já sabe as diferenças entre perfil comercial e criador de conteúdo no Instagram, veja aqui como ganhar dinheiro no Facebook: conheça as formas de monetização.
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