Diferença entre perfil comercial e criador de conteúdo: saiba mais aqui

Se você trabalha com Instagram, certamente já viu que a rede social permite três tipos de conta. Mas entre elas, qual a diferença entre perfil comercial e criador de conteúdo, já que ambos podem ser usados para quem tem uma marca ou quer usar a plataforma para fins comerciais?

Então, afinal, qual é o melhor perfil e quando usar cada uma das contas? Se você também tem dúvida, acompanhe o artigo abaixo e entenda os detalhes. Vamos lá?

Perfil comercial no Instagram: o que é

Um perfil comercial no Instagram nada mais é do que uma conta que, além das funções básicas da rede social, integra outras especificamente projetadas para empresas. Na verdade, é possível incluir vários dados sobre a empresa como informações de contato, número de telefone, endereço de e-mail, endereço físico, entre outras.

Outro aspecto interessante em relação aos perfis das empresas é a possibilidade de acesso aos dados estatísticos do Instagram para ter informações adicionais sobre os próprios seguidores, a interação do seu público com os conteúdos postados na plataforma e assim por diante.

Perfil de  criador de conteúdo no Instagram: o que é

Já o perfil de criador de conteúdo é muito semelhante ao comercial, com a diferença que a conta é voltada para influenciadores, pessoas físicas e criadores de conteúdo. Com este tipo de conta, é mais fácil gerenciar mensagens de clientes em potencial e decidir qual conteúdo publicar.

Perfis de criadores são um pouco mais humanizados do que perfis corporativos. Além disso, os  relatórios  gerados pelas  contas de criadores de conteúdo do Instagram são diários ou semanais e referem-se principalmente a dados relacionados aos usuários que seguem o perfil. 

Para ajudar, veja aqui mais detalhes sobre o perfil de criador de conteúdo do Instagram. 

Qual a diferença entre conta comercial e criador de conteúdo?

Seja o perfil comercial ou o perfil para criadores de conteúdo, os usuários têm acesso a uma série de recursos exclusivos e análises aprofundadas do engajamento do perfil. No entanto, também existem algumas grandes diferenças entre os tipos de contas. 

Confira a seguir um resumo com as principais semelhanças e diferenças entre a conta comercial e a conta de criador de conteúdo.

CaracterísticaConta de Criador de ConteúdoConta comercial
PúblicoInfluenciadores, pessoas públicas e criadores de conteúdoEmpresas e negócios
CategoriaSó é exibido no perfil se o usuário permitirÉ obrigatório a exibição no perfil
Venda no InstagramNão é permitidoÉ permitido
PrivacidadePerfil abertoPerfil aberto
AnúnciosPor meio do Facebook BusinessPor meio do Facebook Business
Métricas e estatísticasDisponível de forma mais simplesDisponível de forma mais completa e profunda
MensagensDivida entre “Principal”, “Geral” e “Solicitações”Uma única caixa de mensagem, possibilidade de conectar ao Whatsapp e de enviar respostas rápidas
Link nos storiesPara quem tem mais de 10 mil seguidoresPara quem tem mais de 10 mil seguidores

Outras diferenças

Outra diferença essencial é que o Instagram frequentemente lança adesivos (ou figurinhas) que são específicos para um tipo de conta. Por exemplo, o adesivo “apoie pequenos negócios” só pode promover contas comerciais. 

Além disso, um recurso que muitos amam são as músicas nos stories. Enquanto elas são liberadas para os criadores de conteúdo, poucas músicas livres de direitos autorais podem ser usadas nos perfis comerciais. Isso porque, se entende que nesse perfil está sendo feito um comércio com a música. 

E com os avanços das ferramentas do Facebook e Instagram, seja na conta comercial ou criador de conteúdo, os perfis podem ser vinculados ao Facebook Business e Estúdio de Criação. A vantagem é que eles oferecem várias vantagens como insights, criação de anúncios, programar, editar ou excluir publicações entre outros. 

E a conta pessoal?

A conta pessoal é voltada para perfis comuns. Ela é muito mais limitada, ou seja, não há dados estatísticos, programação de postagens ou possibilidade de fazer anúncios. Também não é possível vincular a outros aplicativos (exceto o Facebook). Outra diferença é que nesse tipo de conta você pode manter seu perfil fechado, enquanto nas outras duas não. 

Portanto, o perfil pessoal só é recomendado para usuários que usam a rede social para se conectar a seus amigos e ter relações pessoais. 

Vantagens e desvantagens da conta comercial

Com uma conta comercial é possível:

  • Obter acesso ao Instagram Analytics em seus seguidores e postagens;
  • Promover postagens do Instagram como anúncios;
  • Adicionar links para stories do Instagram, agora no formato de figurinha (para quem tem mais de 10 mil seguidores);
  • Programar e publicar automaticamente suas postagens do Instagram por meio do Facebook Suite ou do Estúdio de criação.

Por outro lado, você não pode:

  • Ter uma conta privada;
  • Não exibir a categoria da empresa no perfil;
  • Adicionar música populares em seus stories por conta de direitos autorais.

Vantagens e desvantagens da conta de criador de conteúdo

Com um perfil de criador de conteúdo, você pode:

  • Obter acesso exclusivo ao Instagram Creator Studio no computador;
  • Acessar análises específicas do criador, incluindo métricas de seguir/deixar de seguir e estatísticas de engajamento;
  • Filtrar a caixa de entrada de mensagens diretas;
  • Marcar produtos de marca diretamente em uma postagem de feed;
  • Postar links em seus stories para seus seguidores (lembrando que para isso é preciso ter mais de 10 mil seguidores)

Já não é permitido:

  • Vincular seu Instagram a qualquer aplicativo de terceiros;
  • Pertencer a empresas.

Criador de conteúdo ou conta comercial: qual é a melhor?

A verdade é que depende! Cada perfil tem suas vantagens e desvantagens. Mas, em suma, você deve escolher de acordo com o seu negócio. Para ajudar, siga a seguinte regra:

  • Perfil comercial: se você quiser usar a conta para promover uma marca, um negócio local ou online e assim por diante;
  • Criador de conteúdo: se você é uma figura pública, produtor de conteúdo, influenciador, prestador de serviços digitais, entre outros, desde que seja uma pessoa física.

É possível mudar entre as duas contas?

Se você tem uma conta no Instagram, mas após ver a diferença entre perfil comercial e criador de conteúdo, percebeu que é melhor trocar o tipo de conta, saiba que é possível. Aliás, se você deseja fazer um teste para saber qual tipo de conta se encaixa em seu perfil, basta fazer a troca. 

A mudança de tipo de perfil pode ser feita a qualquer momento e quantas vezes você quiser. Mas saiba que todos os dados estatísticos anteriores são perdidos cada vez que faz a alteração. Então, se for necessário, salve antes porque depois você não terá mais acesso. 

Então, siga os seguintes passos:

  1. Faça login no Instagram;
  2. Vá em Configurações e depois em Conta;
  3. Selecione o item Mudar tipo de conta. Neste ponto, você deve selecionar de acordo com o que deseja fazer: se é “Mudar para conta de criador de conteúdo”, “Mudar para conta comercial” ou mesmo “Mudar para conta pessoal”, os passos são os mesmos;
  4. Abrirá um aviso e clique em Mudar;
  5. Configure o novo perfil de acordo com as mudanças e já pode começar a usar. 

Agora que você já sabe as diferenças entre perfil comercial e criador de conteúdo no Instagram, veja aqui como ganhar dinheiro no Facebook: conheça as formas de monetização.

Related posts

CCXP 2024: datas, ingressos e tudo sobre o maior evento geek do ano

Qual a taxa de juros americana hoje? Entenda como funciona o FED

Nucel: vantagens e planos da operadora de telefonia Nubank