O hábito dos consumidores tem apresentado mudanças significativas com o avanço da tecnologia. Mas certamente ganhou outra proporção com a pandemia em 2020. Por isso, com as tendências do mundo digital, as empresas precisam apostar em um digital branding eficiente para posicionar a sua marca e ampliar as vendas.
Para se ter ideia, em uma pesquisa encomendada pelo Google e realizada pelo Instituto de Pesquisa Ipsos entre outubro e novembro de 2020, os brasileiros passaram 67% mais tempo online para pesquisa ou compra de um presente de Natal, 10% acima de 2019. Esse número foi de 33% para as compras físicas. Sendo assim, para se manter em um mercado online cada vez mais forte, é essencial investir em um bom digital branding.
Acompanhe o artigo abaixo e saiba mais.
O que é Digital Branding
Com muitos pontos de contato online (como sites ou aplicativos, mecanismos de pesquisa, análises online ou discussões nas redes sociais), a maioria das decisões são tomadas após experimentar sua marca no espaço digital. Segundo dados da Ironpaper, cerca de 93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais.
Dessa forma, o Digital Branding é o processo de projeção e construção de uma marca online por meio de sites, aplicativos e mídia social. Dessa forma, permite-se que qualquer empresa torne sua presença conhecida em qualquer lugar.
Ou seja, trata de estabelecer a história e a presença de sua marca no meio digital, estratégia chave para criar uma conexão significativa com seu público-alvo. Por isso, o objetivo do Digital Branding é usar sua proposta exclusiva para diferenciar a imagem da empresa da concorrência.
Sua importância
A estratégia de digital branding é muito importante porque uma forte presença digital faz com que os clientes se sintam pessoalmente envolvidos em um negócio ou produto. Uma marca bem projetada no mercado incentiva o relacionamento com os usuários e permite que você fale diretamente com os consumidores por meio de interações diárias nas plataformas que eles já utilizam.
Diferenças entre Digital Branding, Branding e Marketing Digital
Um erro ainda comum é confundir os conceitos de Digital Branding, Branding e Marketing digital. Para você entender suas diferenças, confira a definição de cada um:
- • Branding: é um conceito amplo que define o posicionamento da marca. Ou seja, é o processo usado para construir a identidade do seu negócio. É a criação de uma percepção forte e positiva de uma empresa, seus produtos ou serviços na mente do cliente. Para isso, ele combina elementos como logotipo, design, declaração de missão e todas as comunicações de marketing;
- • Marketing digital: são as atividades destinadas a promover seu negócio, produtos ou serviços por meios digitais. Se refere à publicidade entregue por meio de canais digitais como mecanismos de pesquisa, sites, mídia social, e-mail e aplicativos móveis.
Dessa forma, podemos dizer que marketing digital complementa o processo de branding, mas não o substitui.
Isso acontece porque, enquanto o Digital Branding se concentra em fornecer valor, inspirar lealdade e reconhecimento de marca, o marketing digital, por outro lado, tem relação com encontrar novos clientes e gerar vendas.
Ao contrário dos anúncios tradicionais do marketing digital, o Digital Branding não fala com você, ele procura se envolver com você. É mais sobre estabelecer uma identidade online e sentimentos positivos ao invés de inspirar as pessoas a fazerem uma compra única. Sendo assim, ele consiste em uma combinação de marketing digital e Branding para desenvolver uma marca online.
Como colocar o Digital Branding em prática
Mas vamos além do conceito?
Em primeiro lugar, é importante entender que uma marca precisa viver seus valores e depois comunicá-los por meio da marca digital. Isso porque, ela não pode simplesmente nos dizer o que representa e esperar que acreditemos nisso.
Por isso, antes de colocar as estratégias em prática, é preciso estabelecer bem a cultura organizacional da empresa com seus colaboradores. Dessa forma, é possível comunicar o posicionamento e identidade de sua marca, sendo que todas as ações devem refletir os valores do negócio.
Algumas estratégias importantes são:
- • Identidade visual;
- • Definição de tom de voz alinhado aos meios utilizados;
- • Canais de comunicação como: site, redes sociais, YouTube;
- • Marketing de conteúdo;
- • Marketing de influência;
- • Estratégias de SEO;
- • Logotipo de acordo com a identidade da marca;
- • Definir quais as mensagens que a marca deseja passar para o público.
Conclusão
Entender as estratégias de Digital Branding é fundamental para o seu negócio. Ele é a identidade, visibilidade e credibilidade de uma empresa entre os consumidores que descobrem, se relacionam e interagem com o negócio online. Por isso, compreender bem a tecnologia é fundamental para desenvolver experiências notáveis para seus clientes.
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