Digital Branding: posicione a sua marca e amplie o seu negócio

O hábito dos consumidores tem apresentado mudanças significativas com o avanço da tecnologia. Mas certamente ganhou outra proporção com a pandemia em 2020. Por isso, com as tendências do mundo digital, as empresas precisam apostar em um digital branding eficiente para posicionar a sua marca e ampliar as vendas. 

Para se ter ideia, em uma pesquisa encomendada pelo Google e realizada pelo Instituto de Pesquisa Ipsos entre outubro e novembro de 2020, os brasileiros passaram 67% mais tempo online para pesquisa ou compra de um presente de Natal, 10% acima de 2019. Esse número foi de 33% para as compras físicas. Sendo assim, para se manter em um mercado online cada vez mais forte, é essencial investir em um bom digital branding. 

Acompanhe o artigo abaixo e saiba mais.

O que é Digital Branding

Com muitos pontos de contato online (como sites ou aplicativos, mecanismos de pesquisa, análises online ou discussões nas redes sociais), a maioria das decisões são tomadas após experimentar sua marca no espaço digital. Segundo dados da  Ironpaper, cerca de 93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais. 

Dessa forma, o Digital Branding é o processo de projeção e construção de uma marca online por meio de sites, aplicativos e mídia social. Dessa forma, permite-se que qualquer empresa torne sua presença conhecida em qualquer lugar.

Ou seja, trata de estabelecer a história e a presença de sua marca no meio digital, estratégia chave para criar uma conexão significativa com seu público-alvo. Por isso, o objetivo do Digital Branding é usar sua proposta exclusiva para diferenciar a imagem da empresa da concorrência.

Sua importância

A estratégia de digital branding é muito importante porque uma forte presença digital faz com que os clientes se sintam pessoalmente envolvidos em um negócio ou produto. Uma marca bem projetada no mercado incentiva o relacionamento com os usuários e permite que você fale diretamente com os consumidores por meio de interações diárias nas plataformas que eles já utilizam. 

O Digital Branding é uma estratégia para fortalecer a marca do negócio.

Diferenças entre Digital Branding, Branding e Marketing Digital

Um erro ainda comum é confundir os conceitos de Digital Branding, Branding e Marketing digital. Para você entender suas diferenças, confira a definição de cada um:

  • Branding: é um conceito amplo que define o posicionamento da marca. Ou seja, é o processo usado para construir a identidade do seu negócio. É a criação de uma percepção forte e positiva de uma empresa, seus produtos ou serviços na mente do cliente. Para isso, ele combina elementos como logotipo, design, declaração de missão e todas as comunicações de marketing;
  • Marketing digital: são as atividades destinadas a promover seu negócio, produtos ou serviços por meios digitais. Se refere à publicidade entregue por meio de canais digitais como mecanismos de pesquisa, sites, mídia social, e-mail e aplicativos móveis. 

Dessa forma, podemos dizer que marketing digital complementa o processo de branding, mas não o substitui.

Isso acontece porque, enquanto o Digital Branding se concentra em fornecer valor, inspirar lealdade e reconhecimento de marca, o marketing digital, por outro lado, tem relação com encontrar novos clientes e gerar vendas.

Ao contrário dos anúncios tradicionais do marketing digital, o Digital Branding não fala com você, ele procura se envolver com você. É mais sobre estabelecer uma identidade online e sentimentos positivos ao invés de inspirar as pessoas a fazerem uma compra única. Sendo assim, ele consiste em uma combinação de marketing digital e Branding para desenvolver uma marca online.

Como colocar o Digital Branding em prática

Mas vamos além do conceito?

Em primeiro lugar, é importante entender que uma marca precisa viver seus valores e depois comunicá-los por meio da marca digital. Isso porque, ela não pode simplesmente nos dizer o que representa e esperar que acreditemos nisso.

Por isso, antes de colocar as estratégias em prática, é preciso estabelecer bem a cultura organizacional da empresa com seus colaboradores. Dessa forma, é possível comunicar o posicionamento e identidade de sua marca, sendo que todas as ações devem refletir os valores do negócio. 

Algumas estratégias importantes são:

  • Identidade visual;
  • Definição de tom de voz alinhado aos meios utilizados;
  • Canais de comunicação como: site, redes sociais, YouTube;
  • Marketing de conteúdo;
  • Marketing de influência;
  • Estratégias de SEO;
  • Logotipo de acordo com a identidade da marca;
  • Definir quais as mensagens que a marca deseja passar para o público. 

Conclusão

Entender as estratégias de Digital Branding é fundamental para o seu negócio. Ele é a identidade, visibilidade e credibilidade de uma empresa entre os consumidores que descobrem, se relacionam e interagem com o negócio online. Por isso, compreender bem a tecnologia é fundamental para desenvolver experiências notáveis ​​para seus clientes.

Quer mais dicas como essa? Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de outras informações que te ajudam a alavancar os negócios. 

Related posts

Taxa aposta esportiva: como funciona, o que mudou e valores

NCM da Siscomex: o que você precisa saber e atualizações

O que é e como funciona um porto seco