Pouco utilizada e comercializada internacionalmente, a Dinar do Kuwait é a moeda mais cara do mundo na atualidade. Confira o conteúdo para saber mais!
Você já ouviu falar da Dinar do Kuwait? Engana-se quem pensa que euro ou dólar são as moedas mais valorizadas do mercado. É no país do noroeste do Golfo Árabe que se encontra aquela que é considerada, hoje, a mais cara do mundo.
Devido à exploração petrolífera, o Kuwait, embora pequeno, é um país de economia estável e, por isso, sua moeda tem um valor tão elevado. Ainda assim não vemos a Dinar circulando no mercado internacional e sendo comercializada amplamente.
Neste artigo você vai conhecer a história da Dinar e saber como funciona a economia do Kuwait. Continue lendo e saiba o motivo de sua moeda ser tão valorizada!
A história da Dinar começa no início do século XX, com a intervenção da Inglaterra para evitar que o Kuwait fosse aniquilado pela força Turca, bem como impedir que a Alemanha ocupasse território para implantar uma ferrovia.
Para preservar a integridade territorial, o então Al-Kuwait foi declarado sob proteção inglesa. Como parte das projeções de transformação da economia do país, de modo a bloquear as tentativas de controle externo, deu-se início em 1961 a constituição da própria moeda, a Dinar do Kuwait (KWD).
Antes baseada na pesca e comercialização de pérola, a economia do Kuwait está quase que totalmente vinculada à exploração petrolífera. São cerca de 10% das reservas em nível mundial, o que equivale a estimados mais de 90 bilhões de barris.
Por esse número e considerando a exploração atual, calcula-se que é o suficiente para durar mais de 150 anos e abastecer o mundo todo. Além disso, existem mais de 700 poços de gás natural com fluxo pela rede de dutos conectados aos portos e à rede da Arábia Saudita.
As refinarias instaladas preparam o petróleo para a exportação, de onde provém a maior parte da receita do país. Outros setores da indústria contribuem para a estabilidade da economia kuwaitiana — produtos petroquímicos, produção de fertilizantes, fabricação de cimento, barcos, construção civil e plásticos.
Cada KWD 1,00 equivale na cotação atual a USD 3,3025 ou EUR 2,9271, fazendo com que a moeda kuwaitiana tenha um valor muito superior às duas mais populares e comercializadas no mundo.
O Kuwait é extremamente aberto às relações de comércio exterior sendo as companhias petrolíferas estrangeiras, controladas pelo governo do país de forma direta. Por isso, a soberania da Dinar do Kuwait parece estar longe de acabar, mesmo que seu reinado não ultrapasse as fronteiras do pequeno país situado no Golfo Pérsico.
Se você gostou desse conteúdo e deseja saber mais sobre as moedas do mundo e outros assuntos globais, siga a Remessa Online nas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram!
A razão principal de a Dinar ter tanto valor está na extração do petróleo, já que o Kuwait é um grande exportador e negociador da commodity em dólar. A julgar pelo volume de exportação, um grande montante em moedas americanas que entra no mercado interno precisa ser convertido em Dinar.
Precisa de uma mensagem de reflexão para vida? Veja nossa lista de frases e escolha…
O dólar hoje abriu esta quinta-feira (20) em R$5,7214, após ter atingido a mínima de…
A Apple divulgou os valores e todos os detalhes sobre as características do novo iPhone…
NFL confirma mais um jogo no Brasil em 2025. Los Angeles Chargers será o mandante…
Com 482 desfiles oficiais e uma expectativa de reunir cerca de seis milhões de pessoas,…
Confira os jogos da "Super Quarta" da Copa do Brasil 2025, mudanças nas regras, confrontos…