Pouco utilizada e comercializada internacionalmente, a Dinar do Kuwait é a moeda mais cara do mundo na atualidade. Confira o conteúdo para saber mais!
Você já ouviu falar da Dinar do Kuwait? Engana-se quem pensa que euro ou dólar são as moedas mais valorizadas do mercado. É no país do noroeste do Golfo Árabe que se encontra aquela que é considerada, hoje, a mais cara do mundo.
Devido à exploração petrolífera, o Kuwait, embora pequeno, é um país de economia estável e, por isso, sua moeda tem um valor tão elevado. Ainda assim não vemos a Dinar circulando no mercado internacional e sendo comercializada amplamente.
Neste artigo você vai conhecer a história da Dinar e saber como funciona a economia do Kuwait. Continue lendo e saiba o motivo de sua moeda ser tão valorizada!
O que é a Dinar do Kuwait?
A história da Dinar começa no início do século XX, com a intervenção da Inglaterra para evitar que o Kuwait fosse aniquilado pela força Turca, bem como impedir que a Alemanha ocupasse território para implantar uma ferrovia.
Para preservar a integridade territorial, o então Al-Kuwait foi declarado sob proteção inglesa. Como parte das projeções de transformação da economia do país, de modo a bloquear as tentativas de controle externo, deu-se início em 1961 a constituição da própria moeda, a Dinar do Kuwait (KWD).
Como funciona a economia do Kuwait?
Antes baseada na pesca e comercialização de pérola, a economia do Kuwait está quase que totalmente vinculada à exploração petrolífera. São cerca de 10% das reservas em nível mundial, o que equivale a estimados mais de 90 bilhões de barris.
Por esse número e considerando a exploração atual, calcula-se que é o suficiente para durar mais de 150 anos e abastecer o mundo todo. Além disso, existem mais de 700 poços de gás natural com fluxo pela rede de dutos conectados aos portos e à rede da Arábia Saudita.
As refinarias instaladas preparam o petróleo para a exportação, de onde provém a maior parte da receita do país. Outros setores da indústria contribuem para a estabilidade da economia kuwaitiana — produtos petroquímicos, produção de fertilizantes, fabricação de cimento, barcos, construção civil e plásticos.
Quanto vale um Dinar do Kuwait?
Cada KWD 1,00 equivale na cotação atual a USD 3,3025 ou EUR 2,9271, fazendo com que a moeda kuwaitiana tenha um valor muito superior às duas mais populares e comercializadas no mundo.
O Kuwait é extremamente aberto às relações de comércio exterior sendo as companhias petrolíferas estrangeiras, controladas pelo governo do país de forma direta. Por isso, a soberania da Dinar do Kuwait parece estar longe de acabar, mesmo que seu reinado não ultrapasse as fronteiras do pequeno país situado no Golfo Pérsico.
Se você gostou desse conteúdo e deseja saber mais sobre as moedas do mundo e outros assuntos globais, siga a Remessa Online nas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram!
Resumindo:
A razão principal de a Dinar ter tanto valor está na extração do petróleo, já que o Kuwait é um grande exportador e negociador da commodity em dólar. A julgar pelo volume de exportação, um grande montante em moedas americanas que entra no mercado interno precisa ser convertido em Dinar.