Escolher a melhor distribuição Linux para suas necessidades pode ser um desafio, dada a enorme variedade disponível. Cada distro tem suas próprias características, focos e vantagens.
Qual é a melhor distribuição Linux para 2025? Confira abaixo as distribuições mais recomendadas e suas principais características!
Uma distribuição Linux (ou distro) é um sistema operacional baseado no núcleo Linux, que combina o kernel Linux com outros softwares, bibliotecas e ferramentas para formar um sistema completo.
Elas são adaptadas para servidores, desktops, dispositivos embarcados, etc. Ainda, podem incluir softwares livres e de código aberto, além de algumas ferramentas proprietárias, como drivers de dispositivos. As distros podem ser instaladas em diversos tipos de hardware, conhecidas pela flexibilidade, segurança e customização.
As 10 melhores distribuições Linux em 2025:
Fedora é ideal para desenvolvedores e oferece tecnologias mais recentes em software e segurança. Como uma distribuição comunitária patrocinada pela Red Hat, ela serve como uma plataforma de testes para inovações que serão incorporadas no RHEL.
O Ubuntu Server é uma distribuição muito popular para ambientes de servidor. Ele possui uma integração fácil com a nuvem, uma base estável e suporte a longo prazo (LTS), ideal para empresas e administradores de sistemas.
O Debian é conhecido pela sua estabilidade e segurança. Ele é utilizado tanto para servidores quanto para desktops, oferecendo uma vasta gama de pacotes de software. Seu gerenciamento de pacotes APT e sua comunidade ativa garantem um sistema confiável, seguro e atualizações regulares.
Linux Mint é uma distribuição amigável para iniciantes, baseada no Ubuntu. Ele oferece uma interface de usuário familiar, com ambientes de trabalho como Cinnamon, MATE e XFCE.
Gentoo é uma distribuição personalizável e voltada para usuários avançados. Ela permite que os usuários compilem o sistema e o software a partir do código-fonte.
O RHEL é uma distribuição comercial para empresas, sendo robusta e tendo suporte de longo prazo. Ele é bem suportado em plataformas de nuvem e oferece uma integração com ferramentas de gerenciamento de infraestrutura como Ansible e OpenShift.
O openSUSE tem duas versões: Leap e Tumbleweed. O primeiro oferece estabilidade com atualizações periódicas, enquanto o Tumbleweed segue o modelo de lançamento contínuo.
Ele inclui ferramentas de configuração e gerenciamento, como o YaST, adequado para servidores e desktops.
Manjaro, baseado no Arch Linux, oferece a potência do Arch com a facilidade de uso. Ele traz ambientes de desktop como KDE e XFCE. A distribuição é de lançamento contínuo.
Arch Linux é ideal para usuários avançados que desejam algo minimalista e personalizável. A distribuição segue um modelo de lançamento contínuo, sempre com versões mais recentes dos pacotes.
MX Linux é uma distribuição leve e eficiente, baseada no Debian, possui estabilidade e desempenho em hardware mais antigo. Ele vem com o ambiente de desktop XFCE e ferramentas úteis como MX Tools para facilitar a configuração e o gerenciamento do sistema.
As distribuições Linux mais leves incluem opções como Lubuntu, Linux Lite, Puppy Linux, Bodhi Linux e Peppermint Linux OS.
Por exemplo: Lubuntu utiliza a interface gráfica LXQt, leve e responsiva, funcionando bem com 1 GB de RAM, ideal para máquinas antigas. Já o Peppermint Linux OS é recomendado para aparelhos antigos, com uma configuração que exige 2 GB de RAM e processador Intel x86, além de 4 GB de espaço em disco.
As distribuições Linux mais populares são: Ubuntu, Linux Mint, Debian, Fedora, Kali Linux e Manjaro Linux.
Abra o terminal e digite o comando “lsb_release -a” e pressione Enter.
No terminal, digite o comando “cat/ etc/ os-release e pressione Enter.
Digite o comando “cat/ etc / issue” no terminal e pressione Enter.
As melhores distribuições Linux para iniciantes incluem Linux Mint, Ubuntu Server e Manjaro. Elas são bastante recomendadas devido às suas interfaces simples, processos de instalação descomplicado e grande suporte da comunidade.
Ficou interessado nesse tema e não quer perder mais atualizações? Então, siga a Remessa Online no Instagram, LinkedIn, Facebook e YouTube.
– Pop!_OS: otimizado para jogos, com suporte nativo para drivers gráficos.
– SteamOS: criado pela Valve para o Steam Deck, esta distribuição é otimizada para jogos, com experiência semelhante ao console.
– Regata OS 36: focada em jogos e criação de conteúdo, baseada no openSUSE
– Fedora Silverblue: distribuição imutável, altamente estável, com suporte para Steam e Proton.
– Ubuntu GamePack: variante do Ubuntu com drivers e ferramentas pré-instaladas, incluindo suporte para jogos no Steam e outros emuladores.
– Fedora
– Ubuntu Server
– Debian
– Linux Mint
– Gentoo
– Red Hat Enterprise Linux (RHEL)
– openSUSE
– Manjaro
– Arch Linux
– MX Linux
As melhores distribuições Linux para iniciantes incluem Linux Mint, Ubuntu Server e Manjaro. Elas são bastante recomendadas devido às suas interfaces simples, processos de instalação descomplicado e grande suporte da comunidade.
Crédito de imagem: Envato Elements
A queda da bolsa americana hoje foi uma das mais acentuadas desde a crise de…
Confira as empresas que distribuirão lucros nesta semana e saiba como aproveitar essas oportunidades no…
Saiba como receber salário do exterior no Brasil de forma prática, além das melhores opções,…
Conheça os 60 melhores prompts para ChatGPT para redes sociais, copywriting, marketing e outras funções…
O cenário econômico nacional é repleto de siglas que indicam importantes índices para a economia…
Veja os países com Golden Visa em 2025, além do atual gold card norte-americano, e…