Dólar: efeitos do processo de impeachment de Trump

Os últimos dias no mercado americano foram de altos e baixos. O dólar se valorizou diante da possível trégua comercial entre Estados Unidos e China, mas processo de impeachment de Trump coloca mercado em alerta.

O está sob escrutínio. A cada semana que passa, o processo de impeachment do presidente Donald Trump avança e, ao que tudo indica, o peso desse processo já começa a recair sobre suas costas.

Nesta semana, o ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg declarou considerar a possibilidade de entrar na corrida pela candidatura presidencial democrata de 2020. 

Bloomberg é uma figura bastante conhecida e respeitada tanto nos quanto no mundo. Sua candidatura pode desorganizar a disputa apenas três meses antes das primárias iniciais e dificultar ainda mais a reeleição de Trump.

Outro elemento importante para o foi a “virada” que as negociações comerciais com a tomaram. Nas últimas duas semanas, muito se falou sobre o acordo entre as potências para equalizar as questões comerciais. Isso tem sido um vetor importante para equilibrar a economia internacional.

Por outro lado, o trouxe surpresas que fizeram a cotação ir do céu ao inferno em poucos dias. Na terça-feira (5/11), o ministro da economia Paulo Guedes anunciou o Plano Mais Brasil, com um conjunto de reformas e ajustes para colocar o país na rota do crescimento.

O Plano agradou profundamente o mercado não à toa, o chegou a ser negociado a 3,9747 na mínima desta semana. Mas após o fracassado leilão da cessão onerosa do pré-sal, o voltou a perder valor e o ultrapassou os 4,00 novamente.

Nesse contexto, a americana saiu de 3,9886 na segunda-feira e abriu o pregão de sexta-feira (8) negociada na casa dos 4,1143. O Real acumula, portanto, uma depreciação de aproximadamente 3,15%.

Leia também as análises sobre o Euro e a Libra Esterlina.

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor e coordenador universitário nos cursos de Ciências Econômicas. Mestre em Economia Política pela PUC-SP, possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, com passagens pelo setor público.

Leia também: Dólar hoje abre em alta com incertezas do mercado

Related posts

Mercado asiático fecha em alta com boas projeções para China

Reuniões do G20 podem trazer turbulências

De Olho no Câmbio #303: Moeda brasileira volta a perder força à espera do governo