Desde o começo da semana a cotação do dólar apresenta queda, chegando a ficar abaixo de R$4,10. Assinatura de acordo comercial entre Estados Unidos e China é apontado como um dos principais fatores.
A cotação do Dólar aqui no cedeu um pouco mais ao longo desta semana. A americana, que abriu a semana na casa dos 4,1417, chega a esta sexta-feira (13) aos 4,0908.
O principal catalisador desse movimento foi o conflito comercial entre e . Finalmente, após meses de negociações, os dois gigantes assinaram um acordo preliminar.
Maiores detalhes ainda são incertos. Contudo, a perspectiva de resolução do conflito trouxe ânimo aos mercados e outros economistas.
As bolsas asiáticas, especialmente Hang Seng, registraram forte alta graças a essas notícias que, por sua vez, podem pavimentar um caminho de retomada do crescimento global em 2020.
Com isso, a americana saiu de 4,1417 na segunda-feira (9) e na abertura do pregão desta sexta-feira (13), recuou para R$ 4,0908, uma apreciação de 1,23% do Real.
Leia também as análises de câmbio do Euro e da Libra Esterlina.
André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor e coordenador universitário nos cursos de Ciências Econômicas. Mestre em Economia Política pela PUC-SP, possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, com passagens pelo setor público.