O “dólar supermercado” se junta às outras tantas versões de dólar que circulam na Argentina em meio à maior inflação dos últimos 30 anos. Essa nova forma de pagamento surgiu nesta segunda-feira, dia 19 de agosto de 2024, com um anúncio da Diarco, maior rede de supermercados do país, para incentivar os clientes a pagarem suas compras com notas antigas e danificadas de dólar, com a promessa de valerem seu “melhor preço”.
A iniciativa mira nos argentinos que, desacreditados com a inflação de longa data, mantêm suas poupanças em dólar para se protegerem da desvalorização do peso argentino. A ideia é estimular o consumo com o uso de economias (o conhecido “dinheiro guardado debaixo do colchão”) ao restaurar o valor de cédulas de dólar danificadas, rasgadas e rabiscadas, além de edições desatualizadas da moeda.
O que é o dólar supermercado?
O dólar supermercado é uma cotação definida pela Diarco, famosa empresa de atacado argentina, para fazer compras na rede com dólar antigo ou avariado. Notas danificadas, amassadas e rabiscadas também são aceitas. Esse dólar da Argentina surge da necessidade de estimular o consumo durante a crise econômica, marcada pela desvalorização do peso argentino. Comprado “pelo melhor preço”, segundo a Diarco, a conversão do dólar supermercado é mais vantajosa do que a cotação oficial e o câmbio paralelo do dólar blue.
É comum ter dólar na Argentina porque a população tem o hábito de guardar suas economias na moeda americana, para se proteger da inflação sofrida pelo peso argentino. Então, o dólar supermercado quer movimentar a economia com o uso da poupança para compensar as quedas acima do esperado na economia e consequente aumento no custo de vida na Argentina.
Qual a diferença do dólar supermercado e do dólar blue?
A diferença do dólar supermercado e do dólar blue é que o primeiro foi criado pela Diarco, maior rede atacadista da Argentina, ao definir uma cotação favorável em pesos argentinos para notas de dólar antigas e avariadas, de forma a estimular compras no mercado. Já o dólar blue é uma cotação paralela do dólar na Argentina, sem fiscalização nem autorização do governo, que busca lucrar com operações de câmbio frente à desvalorização do peso argentino. O dólar blue não acompanha a cotação oficial do país, e costuma custar mais caro.
Governo argentino aprova dólar supermercado
O governo argentino aprova a criação do dólar supermercado pela rede Diarco, segundo declaração do porta-voz do presidente Javier Milei, Manuel Adorni. A campanha de marketing da atacadista está de acordo com as iniciativas do governo, cujo Banco Central definiu nesta semana que as instituições financeiras podem aceitar depósitos em moeda estrangeira – incluindo notas antigas e danificadas de dólar.
Qual a cotação do dólar supermercado?
A cotação do dólar supermercado em 22 de agosto de 2024 é de ARG$ 1,4 mil. É possível conferir o valor da moeda na rede atacadista pelo site oficial da Diarco: diarco.com.ar.
Ficou interessado com esse tema e não quer perder mais atualizações? Então siga a Remessa Online no Instagram, LinkedIn, X (antigo Twitter), Facebook e YouTube.
Resumindo
O dólar supermercado é uma cotação definida pela Diarco, famosa empresa de atacado argentina, para fazer compras na rede com dólar antigo ou avariado. Notas danificadas, amassadas e rabiscadas também são aceitas.
Crédito das imagens: Envato Elements