Pensando em estudar no exterior? Conheça 4 dicas para ingressar no doutorado sanduíche.
Uma das maneiras de nos mantermos atualizados sobre a evolução do mercado de trabalho é estudar fora do Brasil em cursos de pós-graduação. Nesse sentido, o doutorado sanduíche é uma excelente oportunidade.
Imagine viajar, estudar, conquistar diplomas de instituições renomadas nacional e internacionalmente. Tudo isso, praticamente, em simultâneo. Essa será, sem dúvida, uma união de atividades que nos proporcionará bem-estar, crescimento profissional e pessoal.
Continue imaginando mais um pouco! Pense na oportunidade de poder estudar em países berços de invenções, grandes descobertas e casas de cientistas renomados. Certamente, essa é uma bagagem que vamos levar para o resto de nossas vidas.
Se esse assunto despertou o seu interesse, continue a leitura. Preparamos este artigo com as principais informações sobre o doutorado sanduíche. Quem sabe essa seja a oportunidade que você estava esperando para estudar e viajar?
O que é o doutorado sanduíche?
O doutorado sanduíche é uma modalidade de pós-graduação stricto sensu em que há o intercâmbio. Nesse caso, os alunos começam parte das matérias no seu país de origem, vão para o exterior e depois voltam para terminar o curso.
Em inglês, doutorado sanduíche é tratado como doctoral stay ou sandwich doctorate. O objetivo é que os estudantes aproveitem a estrutura e a equipe de docentes de outras instituições para enriquecer a pesquisa.
Por que chama doutorado sanduíche?
O doutorado sanduíche tem esse nome pela semelhança com a estrutura do alimento em si. Os anos de pesquisa iniciais e finais são as fatias de pão. O intercâmbio seria o miolo, por ser realizado no meio da pós-graduação.
Realmente, esse termo chega a soar de maneira diferente. No entanto, ele é reconhecido formalmente. Por exemplo, a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), adotam essa nomenclatura.
4 passos para fazer doutorado sanduíche
A seguir, vamos listar 4 passos importantes para você que pretende ingressar em uma instituição e desenvolver a sua pesquisa no doutorado sanduíche.
1. Escolha uma pesquisa
Escolha uma pesquisa, de preferência, um assunto que conheça bem. Caso já tenha o mestrado, você pode aprofundar no tema da tese apresentada ou escolher algum conteúdo na mesma linha de raciocínio.
2. Consulte as oportunidades de bolsas
Quando convertemos o real em moedas estrangeiras, percebemos que os valores de algumas delas variam de 5 a 6 vezes mais que o real.
Dessa maneira, para não comprometer a sua renda ou inviabilizar o doutorado, o ideal é conseguir ajuda financeira por meio das bolsas de estudo.
3. Defina a instituição e o país que pretende estudar
Definir previamente a instituição e o país que se pretende estudar é importante para descobrir se a pesquisa se enquadra nos programas oferecidos pelas universidades locais.
4. Faça contato com professores do Brasil e do exterior
Contactar professores brasileiros é importante, pois precisará de um orientador para a sua pesquisa. O mesmo serve para orientadores de pesquisa no país da instituição que estudará, pois eles serão o seu guia no exterior.
Como conseguir bolsas para fazer doutorado sanduíche?
Separamos para você algumas das opções mais preferidas pelos brasileiros, quando vão desenvolver as suas pesquisas no doutorado sanduíche.
1. Universidades
As universidades públicas ou privadas são ótimos caminhos para quem pretende ingressar na modalidade de doutorado sanduíche. Normalmente, essas instituições mantêm contato com academias de ensino e pesquisas internacionais.
Para isso, pergunte para a coordenação de cursos stricto sensu se a instituição tem a opção de doutorado sanduíche para a sua modalidade de pesquisa. Caso ainda não tenha, verifique a possibilidade de a universidade buscar algum direcionamento para você ingressar em alguma escola superior internacional.
2. CAPES
A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) disponibiliza bolsas para programas de doutorado sanduíche. Nessa instituição, o processo para ingressar nessa pós-graduação é obtido por meio do PDSE (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior).
O PDSE foi instituído em 2011, em substituição ao Doutorado Sanduíche Balcão e ao Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE). A alteração visou dar maior agilidade no processo de implementação das bolsas de estágio de doutorado no exterior.
Para se inscrever nesse programa, o futuro pesquisador deve seguir alguns passos e recomendações:
- conferir o calendário de inscrição;
- apresentar a Proposta de Pesquisa e atender aos requisitos para candidaturas previstas no edital;
- se aprovado, o candidato deverá fazer a inscrição online no site da CAPES, anexando a documentação exigida, para ser homologada pela Pró-Reitoria;
- a Pró-Reitoria deverá verificar a documentação pertinente à candidatura e validar as inscrições ao PDSE, mediante homologação na página eletrônica da CAPES. Assim, atenderá as cotas disponíveis na Instituição de Ensino Superior (IES);
- para implementação da bolsa, o aluno aprovado deve enviar a documentação solicitada em arquivo PDF, por meio de seu processo eletrônico, conforme orientação recebida;
- requisitos e condições devem ser observados conforme o regulamento de bolsas para o exterior e o edital do programa PDSE.
Além desses passos, é importante ficar de olho em alguns critérios, como:
- é vedado o acúmulo de bolsa destinada à mesma finalidade, quando concedida por agência de fomento brasileira;
- estudantes ou pesquisadores que já usufruíram da bolsa no exterior não poderão ser contemplados novamente, na mesma modalidade. Isso, mesmo após o cumprimento do interstício exigido, exceto para bolsas de pesquisa pós-doutoral;
- bolsas não utilizadas por um Programa de Pós-Graduação (PPG) poderão ser remanejadas para outro PPG da mesma IES. Isso, desde que todos os benefícios a elas vinculados sejam repassados. No caso de PPG em rede, a bolsa poderá ser utilizada dentro do PPG para qualquer das IES participantes.
Quem conseguir ser aprovado no processo terá direito aos seguintes benefícios:
- mensalidade;
- auxílio deslocamento;
- auxílio instalação;
- auxílio seguro-saúde;
- adicional localidade, quando for o caso.
3. CNPq
Pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), as bolsas para o doutorado sanduíche são oferecidas por meio do programa SWE da instituição.
Para ingressar nesse programa do CNPq, o candidato deverá preencher alguns pré-requisitos. Entenda quais são:
- estar formalmente matriculado em curso de doutorado no Brasil com conceito 6 ou 7 da CAPES; em curso 5 se não houver curso com conceito superior; em cursos com conceito 4 ou 5, desde que o orientador seja bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq;
- estar matriculado há mais de um ano no curso de doutorado;
- não ser aposentado;
- ter conhecimento do idioma utilizado na instituição de destino;
- ter anuência do coordenador do curso e dos orientadores no país e no exterior.
- ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no Brasil.
O programa tem duração de 3 a 12 meses, podendo ser prorrogado. A duração total da bolsa é limitada a um ano.
4. FAPEMIG
A FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais) visa induzir e fomentar a pesquisa e a inovação científica e tecnológica do estado.
As oportunidades do doutorado sanduíche são oferecidas pelo Programa Doutorado Sanduíche (BDSS). Trata-se de uma parceria com a CAPES, conhecida como PDPG (Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação).
Compete à Fundação apoiar projetos de natureza científica, tecnológica e de inovação, tanto de instituições quanto de pesquisadores individuais. Eles devem ser considerados relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do estado.
5. Fulbright
Fulbright é um programa de bolsas dos Estados Unidos financiado pelo governo do país com participação de empresas privadas. A iniciativa atende vários tipos de alunos para diferentes áreas de estudos. Sua abrangência o torna uma das opções favoritas dos brasileiros que pretendem ingressar no doutorado sanduíche.
Os pré-requisitos exigidos pelo Fulbright são semelhantes às exigências da CAPES. A única desvantagem é que é limitada aos Estados Unidos, não podendo escolher outros países.
Confira as exigências para se tornar apto ao programa Fulbright:
- ter nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;
- estar matriculado em curso de doutorado no Brasil;
- ter proficiência em inglês;
- residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção;
- não acumular a bolsa com outras para doutorado no exterior, com o intuito de estender o período de estágio.
6. DAAD
O DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst), ou Serviço Alemão de Intercâmbio, é um programa de bolsas da Alemanha. Ele é oferecido desde 1925. Para os estudantes estrangeiros que pretendem ingressar no doutorado sanduíche, as exigências básicas são:
- ter um diploma de bacharel;
- experiência profissional mínima de dois anos;
- em alguns casos pode ser exigida a proficiência no idioma alemão.
Para descobrir se a sua pesquisa se encaixa no programa, é disponibilizado um sistema próprio de buscas que facilita a pesquisa por uma bolsa. Atualmente, existem 25 bolsas para alunos e pesquisadores brasileiros ao nível de doutorado.
Algumas bolsas da DAAD contêm cotutela, modalidade de cooperação internacional que permite a obtenção simultânea do título de mestre e doutor. Às vezes, vale a pena conferir essa opção.
7. Study in Sweden
Study in Sweden é uma organização sueca que proporciona o intercâmbio de estrangeiros na Suécia. Não há um programa específico para o doutorado sanduíche. Porém, você pode contactar a coordenação para ver a possibilidade de conseguir uma bolsa para a sua pesquisa.
Quanto tempo dura o doutorado sanduíche?
A duração do doutorado sanduíche varia conforme a instituição e o programa escolhido pelo aluno. Em média, você pode encontrar programas de pesquisas com períodos de 3 a 48 meses.
Qual o valor da bolsa de doutorado sanduíche?
O valor da bolsa de doutorado sanduíche varia conforme a instituição, seja particular, seja pública. De acordo com a CAPES, para as pesquisas enquanto o aluno estiver no Brasil, é R$ 2.200.
No exterior, varia conforme a moeda. Confira os valores das mensalidades segundo a tabela da CAPES:
- dólar americano, euro e libra: 1.300 em cada moeda;
- dólar canadense: C$ 1.470;
- dólar australiano: A$ 1.650;
- Iene: ¥148.890;
- coroa sueca: kr 11.750;
- coroa dinamarquesa: Kr 9.700;
- franco suíço: SFr 1590.
Por que fazer doutorado sanduíche?
Para responder esse questionamento, podemos começar com a afirmação de que conhecimento não ocupa espaço. Mas quando se trata de cursos de pós-graduação stricto sensu, os benefícios se estendem para o pesquisador e para a sociedade.
Entenda os principais motivos para um estudante ou profissional fazer doutorado sanduíche:
- proporciona crescimento pessoal e profissional;
- valoriza o seu currículo;
- conhece outras culturas;
- aproxima de professores e cientistas internacionais;
- aumenta a qualidade das pesquisas científicas brasileiras;
- atualiza conhecimentos científicos, tecnológicos e acadêmicos;
- aumenta o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior;
- doutorandos brasileiros têm acesso às instituições internacionais;
- dá mais visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileiras.
- oferece aproveitamento das instalações e laboratórios das instituições internacionais.
Qual a melhor maneira para enviar remessa de dinheiro para o exterior?
Quem está pensando em fazer doutorado sanduíche no exterior, certamente, precisará enviar dinheiro para outro país. A melhor maneira para isso é contar com a Remessa Online, uma plataforma que já fez mais de 400 mil transações, totalizando R$ 31 bilhões. Assim, se tornou uma das líderes em operações de pagamento internacional no Brasil.
Quando falamos em transferências internacionais, a Remessa online proporciona para os seus usuários praticidade, rapidez e segurança. Além disso, ela tem alguns diferenciais. Confira os principais:
- custos de transferências internacionais até 8x mais baratos que bancos tradicionais;
- conversão de moedas realizada por meio de taxas de câmbio comercial no momento da transação, sem cobrança de taxa adicional;
- plataforma 100% digital, sem necessidade de se locomover até uma agência física;
- atendimento especializado em português;
- envio feito em até 1 dia útil;
- pagamento das remessas pode ser feito por PIX.
O processo para enviar dinheiro para o exterior pela Remessa online é muito simples. Após o cadastro que você faz em 2 minutos, são apenas três passos:
1. informe os dados da conta no exterior: pode ser no seu nome, de outra pessoa ou de uma empresa;
2. faça uma TED: transfira o valor em reais para a gente, nós convertemos e enviamos para o exterior;
3. o dinheiro chega no destino em até 1 dia útil: dependendo do país, o prazo é de apenas algumas horas!
Agora, você já sabe o que é doutorado sanduíche e como fazer. Prepare a documentação e programe-se financeiramente para o seu objetivo. Quando estiver tudo pronto, conte com a Remessa Online para fazer as suas transferências internacionais.
Resumindo
O valor da bolsa doutorado sanduíche pode variar conforme a instituição, seja particular, seja pública. De acordo com a CAPES, para as pesquisas enquanto o aluno estiver no Brasil é R$ 2.200. No exterior, os valores variam conforme a moeda.
A duração do doutorado sanduíche varia segundo a instituição e o programa escolhido pelo aluno. Em média, você pode encontrar programas de pesquisas com períodos de 3 a 48 meses.
O doutorado sanduíche tem esse nome pela semelhança com a estrutura do alimento em si. Os anos de pesquisa iniciais e finais são as fatias de pão. O intercâmbio seria o miolo, por ser realizado no meio da pós-graduação.