O dropshipping é um modelo de negócio atraente para muitos empreendedores que querem vender sem precisar investir em um estoque próprio. Contudo, você sabia que para fazer dropshipping precisa de CNPJ, especialmente se você deseja trabalhar profissionalmente, como maior credibilidade, redução de impostos e acesso a fornecedores e plataformas.
Acompanhe o texto abaixo e entenda porque o dropshipping precisa de CNPJ, como abrir o seu e entender se é possível começar um negócio usando apenas seu CPF.
Não é obrigatório por lei ter um CNPJ para fazer dropshipping, mas é altamente recomendado. Primeiramente, muitas plataformas exigem um CNPJ para comercializar produtos, e, mesmo sem ele, é necessário declarar os ganhos, seja como pessoa física (CPF) ou jurídica (CNPJ).
Sim, é possível começar no dropshipping utilizando o CPF, especialmente para testar o modelo de negócios ou iniciar o empreendimento informalmente. No entanto, essa não é uma abordagem recomendada e tem muitas limitações.
Vale lembrar que como pessoa física, você estará sujeito a alíquotas de imposto de renda que podem chegar a 27,5%, além de até 20% de INSS sobre o lucro, o que torna inviável a continuidade do negócio à medida que ele cresce. Além disso, operar com CPF pode dificultar parcerias com plataformas e fornecedores que exigem CNPJ para formalizar transações, como o dropshipping Alibaba ou no Aliexpress.
As melhores opções de CNPJ dropshipping são Microempresa (ME), com limite de faturamento anual de R$360 mil, ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), com limite de R$4,8 milhões.
Não. Ao formalizar seu negócio, você deve escolher o CNAE para dropshipping “7490-1/04: Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários”, no entanto, ela não está listada na tabela CNAE de atividades permitidas para MEI.
Alguns empreendedores colocam CNAEs próximos aos produtos que vende para abrir o MEI para dropshipping, mas essa é uma prática ilegal que gera riscos fiscais.
Dropshipping precisa de CNPJ relacionado a intermediação de vendas e negócios em geral, mas essa ocupação não é permitida no MEI.
Depende. Não é obrigatório, mas se você quer atuar profissionalmente, reduzir impostos e ter acesso a benefícios como emissão de notas fiscais e contas bancárias empresariais, é importante ter um CNPJ para trabalhar com dropshipping.
Você até pode começar no dropshipping sem um CNPJ, mas isso traz limitações e impostos mais altos. Além disso, ao abrir um CNPJ e formalizar seu negócio, você garante muito mais credibilidade para sua marca.
Sim, o dropshipping precisa de CNPJ mesmo para pequenas vendas. Apesar de não ser obrigatório ter um CNPJ para fazer pequenas vendas, isso pode limitar sua operação. Inicialmente, é possível começar usando o CPF, mas muitas plataformas e fornecedores exigem um CNPJ, como o dropshipping na Amazon, mesmo para pequenas transações.
Além disso, independentemente do tamanho das vendas, você deve declarar seus ganhos e pagar os impostos, mas a carga tributária é mais alta para pessoas físicas.
Dropshipping precisa de CNPJ para atuar com intermediação de vendas e agenciamento de serviços e negócios, não como uma venda direta ao cliente, mas sim como um modelo de intermediação. Por isso, para regularizar CNPJ para venda de dropshipping você deve abrir uma empresa com o CNAE “7490-1/04: Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários”.
Cuidado para não escolher o CNAE “7319-0/02 Promoção de vendas”. Ele não é adequado para o CNPJ dropshipping.
Apesar de não ser obrigatório por lei, o dropshipping precisa de CNPJ para quem quer um negócio formalizado. Um CNPJ permite emitir notas fiscais, aumenta a credibilidade, reduz impostos e possibilita abrir contas bancárias empresariais.
Microempresa (ME) com limite de faturamento anual de R$ 360 mil ou Empresa de Pequeno Porte (EPP) com limite de faturamento anual de R$ 4,8 milhões.
Sim, mas isso limita o crescimento do negócio e aumenta a carga tributária. Além disso, muitas plataformas exigem um CNPJ para transações comerciais. Por isso, formalizar o negócio garante credibilidade e facilita a operação.
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