Você sabe o que é dropshipping? Esse é um modelo de negócio implementado em e-commerces, permitindo atuar nos canais online sem fazer grandes investimentos e até mesmo sem estoque. Para isso, basta ter um fornecedor de produtos, que também é responsável pela entrega das mercadorias.
Entenda a seguir o que é dropshipping, suas vantagens e desvantagens. Acompanhe!
Dropshipping é um modelo de negócio no qual você vende produtos sem manter um estoque. Basicamente, você atua como intermediário entre o fornecedor e o cliente.
Nesse sistema, o fornecedor cuida da fabricação ou distribuição e do envio dos produtos, enquanto o vendedor se concentra na divulgação e nas vendas. O lucro do fornecedor vem da produção, e o lucro do vendedor (dropshipper) é a diferença entre o preço que paga e o valor que cobra do cliente.
A grande vantagem desse modelo de loja virtual é a possibilidade de focar nas ações de marketing e vendas, pois a empresa funciona como uma vitrine virtual. Por isso, não precisa ter estoque nem grandes investimentos em infraestrutura. Como resultado, é possível abrir uma empresa com pouco dinheiro.
O dropshipping nacional é o modelo de negócio com fornecedores e clientes locais. Assim, toda a negociação — de compra, venda, marketing, entre outros — é feita em português. Também, os pagamentos são realizados na moeda local, no caso do Brasil, o real (R$), evitando taxas de câmbio.
Já o dropshipping internacional acontece quando os fornecedores das mercadorias estão localizados em outros países e as vendas são feitas para clientes ao redor do mundo. Nesse caso, geralmente, as negociações são feitas em inglês e a moeda de negociação é o dólar.
Ainda, como os fornecedores estão em outros países, como na China, é importante considerar questões como prazos de entrega, taxas alfandegárias e suporte ao cliente em diferentes idiomas.
O dropshipping Latam é aquele com fornecedores localizados nos países da América Latina (Latam). A venda pode ser feita para clientes dentro ou fora do continente.
Por ser um mercado regional, há facilidades de questões logísticas e alfandegárias. Além disso, geralmente, as negociações também são feitas em inglês e dólares, mas há casos em que podem ser feitas em espanhol.
Dropshipping híbrido é uma combinação de dois modelos de negócios, como o nacional e o internacional, por exemplo. Isso permite que o vendedor trabalhe com fornecedores de várias regiões, oferecendo maior variedade de produtos e aproveitando facilidades logísticas.
Nesse caso, é importante se atentar aos prazos de entrega, taxas de câmbio, tarifas alfandegárias, entre outros, para não confundir o cliente.
No dropshipping, o e-commerce divulga e vende produtos sem precisar manter estoque. Quando uma venda é realizada, a loja envia o pedido ao fornecedor, que cuida de todo o processo de envio no nome da loja virtual.
O primeiro passo no dropshipping é definir com quais produtos trabalhará e os melhores fornecedores. É preciso considerar o preço, mas também o custo-benefício, qualidade, preço, qualidade da entrega e monitoramento de estoque e envio.
No dropshipping, o fornecedor indicará a quantidade de cada produto disponível para venda e o preço. A partir disso, inicia-se o trabalho de divulgação.
Assim que é feito um pedido pelo cliente, ele é automaticamente processado pela loja virtual. A ordem de solicitação é enviada ao fornecedor e a nota fiscal é gerada.
No dropshipping, o fornecedor é responsável por todo o processo de envio, como separação, empacotamento, entrega e geração de um código de rastreamento para a loja.
Se houver devolução ou troca da mercadoria, a logística reversa também é responsabilidade do fornecedor. O único trabalho do dropshipping é fazer o contato com o cliente.
Vale apontar que o comprador tem contato apenas com a loja virtual e até mesmo a entrega é feita em nome do e-commerce. Dessa forma, é fundamental fazer uma boa escolha dos fornecedores.
No dropshipping, não há necessidade de comprar estoque, máquinas, equipamentos ou ter um local para armazenamento. No dropshipping, os únicos gastos são com publicidade, manutenção do e-commerce e suporte de vendas.
No dropshipping, é possível oferecer uma grande variedade de produtos, uma vez que você não depende de estoque próprio, apenas de encontrar bons fornecedores. Dessa forma, sua loja virtual tem um mix de produtos mais diversificado e atraente.
O faturamento é bastante alto, mesmo sem ter gastos na mesma proporção. Com o dropshipping, é possível conseguir mais escalabilidade, ou seja, um crescimento acentuado. Só é preciso ter mais computadores e pessoas capazes de fazer o trabalho de divulgação e atendimento.
Dentro do modelo de dropshipping, É possível começar seu negócio quando e onde quiser. Tudo o que você precisa são fornecedores confiáveis, um computador e acesso à internet. O trabalho pode ser feito de casa, simplificando os processos e reduzindo custos.
Grande parte do pós-venda é responsabilidade do fornecedor, como entrega, devoluções e trocas. Assim, em um modelo dropshipping, você pode se concentrar em marketing, vendas e suporte ao cliente.
Apesar do pouco investimento, a margem de lucro no dropshipping também não é muito grande. Ela pode oscilar entre 10 e 45%.
No dropshipping, o estoque é controlado pelo fornecedor, o que significa que o vendedor depende das informações fornecidas por ele para garantir que os produtos anunciados estejam disponíveis.
Como você não tem controle sobre o que é enviado, é possível que o fornecedor envie produtos de má qualidade para os clientes. Por isso, mesmo no modelo dropshipping é importante selecionar produtos de fornecedores confiáveis e de alta qualidade, já que o cliente associa a experiência de compra diretamente à sua loja virtual.
A expectativa é que um dropshipping tenha entre 10% a 45% de lucro em relação ao faturamento. Bens de consumo duráveis ou artigos de luxo, como joias, carros ou eletrônicos, podem chegar a 100% de lucro dependendo do fornecedor.
Portanto, o salário de um dropshipping irá depender do volume de vendas e investimentos que a pessoa irá fazer. Normalmente, esses investimentos são domínio do site, a manutenção do e-commerce e eventuais gastos com marketing.
Um dropshipping iniciante ganha, em média, R$ 2 mil e R$ 3 mil mensal, de acordo com o especialista Vitor Cerqueira. No entanto, os valores dependem de diversos fatores, como nível de investimento, nicho, ritmo de vendas, entre outros. Em geral, no início é possível conseguir entre 20% e 25% de lucro.
Sim, vale a pena começar no dropshipping, especialmente para quem deseja evitar as burocracias relacionadas à logística, armazenamento e entrega. Além disso, é uma ótima oportunidade para iniciar um negócio com um baixo investimento inicial.
Essa é uma boa alternativa para empreendedores que possuem habilidades em marketing, publicidade, vendas e atendimento ao cliente.
Não é crime fazer dropshipping quando realizado corretamente, respeitando as leis e seguindo princípios éticos. Se você for fazer dropshipping internacional, deve se atentar para as regras e leis de cada país. Também é preciso cumprir com as normas fiscais, garantir a transparência nas práticas comerciais e que os produtos vendidos atendam às regulamentações de segurança e qualidade.
Não é crime fazer dropshipping no Brasil. No país, a prática é legal se o empreendedor seguir as leis e regulamentações necessárias.
Para trabalhar com dropshipping legalmente, é preciso ter um CNPJ devidamente registrado. Além disso, a empresa deve cumprir todos os requisitos legais e tributários como qualquer negócio que comercializa produtos.
Quer começar neste modelo de negócio? Então conheça as principais categorias de produtos e fornecedores de dropshipping.
Dropshipping é um modelo de negócio no qual o vendedor não mantém um estoque próprio, mas atua como intermediário entre o cliente e o fornecedor, que é responsável pela fabricação, estoque e envio dos produtos.
No dropshipping, o vendedor promove e vende os produtos em sua loja virtual. Quando uma venda é realizada, o pedido é repassado ao fornecedor, que se encarrega do envio diretamente ao cliente final.
1.Escolher um nicho de mercado e pesquisar fornecedores;
2.Negociar condições de venda e logística com os fornecedores;
3.Registrar um CNPJ para operação legal no Brasil;
4.Criar uma loja virtual em plataformas de e-commerce;
5.Desenvolver estratégias de marketing para atrair clientes.
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