A transformação digital também dita parâmetros para o futuro da educação. Conheça o e-learning, uma metodologia de ensino online que usa tecnologia e inovação para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais acessível e flexível.
A internet revolucionou a forma como as pessoas trabalham, consomem, se comportam e aprendem. Uma prova disso é a popularidade do e-learning, uma modalidade de ensino que facilita o aprimoramento profissional e pessoal.
A inovação que o e-learning proporciona é, com base na tecnologia, proporcionar meios de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais acessível e flexível. É por isso que esse método vem sendo cada vez mais adotado no cenário corporativo.
Afinal, permitir que profissionais desenvolvam conhecimentos e técnicas continuamente de qualquer lugar e de forma prática tornou-se muito atraente. No mais, esses programas de treinamento otimizados, graças à transformação digital, são excelentes para manter equipes motivadas e atualizadas.
Se você tem dúvidas e quer saber mais sobre o e-learning, continue a leitura deste post e saiba tudo sobre essa modalidade. Acompanhe!
O que é e-learning?
E-learning é, basicamente, um método de ensino que usa internet e meios digitais. O nome vem de electronic learning, ou seja, ‘aprendizado eletrônico’ em português.
Em essência, essa modalidade não envolve aulas presenciais rotineiras ou métodos tradicionais. O formato é geralmente a distância e 100% online, e tudo é feito dentro de uma plataforma. Vale notar que algumas dinâmicas presenciais podem ser realizadas, conforme a necessidade dos alunos (como ocorre em modelos híbridos).
É nesse ambiente virtual que o aluno tem acesso a aulas, materiais, ferramentas, atividades e demais recursos que serão utilizados no seu estudo. Lá também são feitas as trocas e comunicação com tutores e docentes. Em linhas gerais, a plataforma atua como uma sala de aula virtual.
Como essa modalidade funciona?
Conforme comentamos, o e-learning é um modo de aprendizagem ligado à tecnologia. Seu funcionamento depende de uma plataforma de ensino, conhecida como Learning Management System — LMS (Sistema de Gestão da Aprendizagem).
Trata-se de um ambiente virtual completo que substitui a sala de aula física. É nesse ambiente inovador que as aulas são realizadas e os alunos encontram materiais, exercícios, avaliações e meios de se comunicar com professores e colegas.
É graças à singularidade desses sistemas que o e-learning se tornou um método amplamente aplicado no meio corporativo. Essas plataformas contam com muitas funcionalidades e recursos, o que permite uma imersão no processo de aprendizagem e uma experiência diferenciada.
As aulas e dinâmicas se tornam mais eficientes e atrativas, além da possibilidade de serem personalizadas conforme o perfil dos colaboradores. Dessa maneira, mesmo remotamente, a experiência de aprendizado é convidativa e interativa para o aluno.
Nesse ponto, vale um lembrete de que e-learning e EaD (Educação a Distância) não são a mesma coisa. De forma resumida, EaD é um método de ensino em que professores e alunos não se encontram presencialmente e podem estar em diferentes locais.
Já e-learning é um termo mais abrangente. Ele fala sobre o uso de tecnologias para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, além do desenvolvimento de pessoas e profissionais.
Nesse método, os treinamentos podem ser:
- síncronos: os alunos acompanham as aulas no mesmo tempo em que elas são realizadas, por meio de transmissão ao vivo;
- assíncronos: aulas são gravadas e armazenadas na plataforma, e o estudante pode assisti-las quando quiser. Logo, professor e aluno não precisam estar conectados na mesma hora.
Outro elemento interessante do ambiente LMS é que, além de poder acessar todo o conteúdo necessário, o aluno gerencia seu processo de aprendizagem.
Isto é, o sistema concentra informações importantes para o aluno que o permitem:
- se planejar;
- montar seu cronograma de treinamentos;
- acompanhar seu rendimento;
- realizar avaliações e exercícios;
- consultar o portfólio de cursos;
- ajustar recursos conforme seu perfil e interesses;
- acessar relatórios de performance.
Quais são seus benefícios para as empresas?
O e-learning é um método que tem total sinergia com o contexto de transformação digital que estamos vivenciando. Especialmente após a pandemia de Covid-19, esse método ganhou forte adesão nas empresas e nas instituições de ensino, se tornando tendência.
A união entre a educação e a tecnologia oferece grandes vantagens para estudantes e profissionais. Vamos conhecer as principais delas a seguir!
1. Oferece flexibilidade
Uma das vantagens definitivas do e-learning é que ele torna as aulas e os treinamentos mais acessíveis a todos. Isso é um fato muito relevante para empresas, visto que colaboradores têm a oportunidade de escolher o melhor horário para assistir aos cursos.
Assim, pessoas que trabalham em diferentes locais podem participar dos treinamentos, independentemente de onde estiverem. Por exemplo, outras filiais, fábricas ou escritórios.
A flexibilidade de horário também é interessante. Afinal, profissionais com jornadas de trabalho distintas podem criar um cronograma que faça mais sentido para sua disponibilidade. Isso, inclusive, é um fator motivador para a pessoa estudar, já que ela pode cumprir as atividades dentro do seu ritmo de estudo.
A pressão de se enquadrar no esquema da instituição de ensino não existe. O usuário tem acesso aos materiais e aulas no momento que for mais conveniente.
Outro ponto que não podemos deixar de mencionar é o fato da conexão à internet possibilitar que aulas sejam feitas em diferentes dispositivos.
Isso significa que o aluno não precisa estar no computador para estudar. Ele pode usar qualquer dispositivo móvel conectado à internet, como smartphones e tablets. Esse aspecto dá mais conforto e praticidade à rotina de estudo.
2. Estimula a capacitação contínua
O grande motivo para os treinamentos existirem, sejam presenciais, sejam online, é com o intuito de promover a aprendizagem contínua. Ou seja, a intenção é que as equipes reciclem conhecimentos e aprendam novidades e boas práticas.
Toda empresa tem muito a ganhar com uma equipe bem capacitada e atualizada. Na rotina corrida, o e-learning é a melhor forma de fazer isso dar certo.
Ao oferecer treinamentos online, a empresa investe no desenvolvimento dos seus colaboradores, que se reverte em produtividade e resultados.
Os profissionais também tendem a se sentir valorizados e satisfeitos com o investimento em suas carreiras e aprimoramento. Logo, há ganhos no que diz respeito à melhora do clima organizacional e redução de turnover, por exemplo.
Vale lembrar que, em um mundo em constante transformação digital, é muito válido estimular a cultura do aprendizado contínuo.
Dessa forma, a empresa conta com uma equipe aberta ao novo e interessada em se recapacitar. Assim, estarão mais bem preparadas para implantação de tecnologia e inovação na instituição, em vez de se mostrarem resistentes.
3. Colabora para redução de custos
É inegável que treinamentos presenciais, em um formato tradicional, envolvem altos custos. Além do espaço físico, é preciso mudar a escala de trabalho de alguns funcionários, proporcionar material físico e até mesmo lanches.
Dependendo da magnitude do treinamento, viagens corporativas são envolvidas, elevando ainda mais os gastos. Todo esse investimento extra é reduzido ao optar pela metodologia do e-learning.
Além de conseguir atingir mais pessoas, com essa metodologia a empresa consegue economizar e concentrar investimentos na qualidade e variedade das aulas e materiais.
4. Propõe um método de ensino inovador e moderno
Conforme mencionamos, o e-learning está totalmente alinhado com o clima de transformação digital que o mundo e as empresas vivem. A cada dia, uma novidade tecnológica surge, exigindo que pessoas se atualizem e renovem conhecimentos.
É nesse sentido que métodos como o e-learning ajudam pessoas a entrar e acompanhar esse ritmo, criando um mindset digital.
Estar em contato com tecnologia estimula pessoas a ter um pensamento inovador e refletir sobre soluções que podem ser usadas em diferentes áreas. Assim, traz ainda mais melhorias, agilidade e eficiência.
5. Incentiva a gestão do conhecimento
Atualmente, muito se fala sobre aprendizagem centrada no aluno e autonomia. A ideia desses preceitos é empoderar o estudante em seu processo de ensino e aprendizagem, estimulando que ele assuma uma postura proativa e protagonista.
Esse movimento é importante para que alunos em geral estabeleçam seu próprio ritmo de aprendizagem, focado em suas necessidades.
Isso gera melhores resultados e faz com que as pessoas aprendam mais e melhor. O e-learning e os Sistemas de Gestão da Aprendizagem contribuem positivamente para esse processo. Ao tornar os recursos acessíveis, o aluno tem a oportunidade de se organizar da melhor forma e se apodera do seu processo de estudo.
6. Potencializa a aprendizagem
Os ciclos de aprendizagem em plataformas de e-learning tendem a ser mais rápidos em comparação ao ensino tradicional. Isso acontece por uma série de motivos.
Para começar, como o aluno não precisa se adequar ao ritmo de uma turma, ele pode fazer as aulas e as atividades no seu tempo. Dessa forma, tende a se concentrar melhor e gastar menos tempo (com distrações na aula, locomoção etc.), além de absorver mais conteúdo.
Com esse método, o ensino é personalizado. Isso permite que o estudante foque em módulos com informações que não domina. Já os que ele tem familiaridade, pode realizar mais rapidamente.
A experiência de aprendizado como um todo tende a ser mais rica e produtiva, e os treinamentos podem ser concluídos em poucos dias.
7. Motiva a equipe
Ao perceber que a empresa investe em sua carreira, grande parte dos colaboradores tende a se sentir mais valorizada e com maior sensação de pertencimento. Logo, um resultado que o e-learning entrega é uma equipe mais satisfeita e engajada.
Com profissionais mais motivados, o empreendimento ganha com a melhora na realização de tarefas, no atendimento e na qualidade dos serviços e produtos.
Dessa maneira, a capacitação oferece benefícios não somente devido ao fato de ter uma equipe atualizada e bem treinada. Mas também pelo fato de que as pessoas se sentem felizes com o investimento no capital humano e mais envolvidas com a companhia.
Como aplicar o e-learning nas empresas?
Para aplicar o e-learning no negócio e colher os resultados esperados, a empresa precisará investir em um bom planejamento estratégico.
Em geral, existem aspectos básicos a serem considerados. Vamos conhecê-los a seguir!
1. Entenda o perfil do seu público
Como se trata de uma ação promovida para os colaboradores, considere o perfil dessas pessoas e sua familiaridade com recursos digitais.
A maioria das pessoas costuma usar a internet e ferramentas online com facilidade? A resposta dessa pergunta impacta na escolha do sistema, por exemplo. Pense também na carga horária dos cursos e em que horários os profissionais poderão fazê-los.
2. Tenha uma boa plataforma
Escolha uma plataforma intuitiva, simples e, ao mesmo tempo, completa. A ideia é facilitar ao máximo o acesso, portanto garanta que o sistema selecionado tenha suporte em dispositivos móveis e não envolva muita complexidade no uso.
3. Mapeie as demandas do público
Por fim, é importantíssimo investigar as prioridades de capacitação para as diferentes equipes no momento. Dessa maneira, fica mais fácil planejar o calendário de cursos, elaborar o material e contratar docentes para ministrar as aulas.
O e-learning é muito mais do que um método de ensino virtual. Ele é uma metodologia que traz tecnologia e inovação para o contexto da educação. Assim, coloca os alunos no centro do processo e possibilita uma experiência de aprendizado mais rica e personalizada.
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Resumindo
E-learning (eletronic learning) é uma modalidade de ensino que envolve recursos tecnológicos e inovadores no processo de ensino e aprendizagem. Ele permite que o aluno possa estudar de qualquer lugar e a qualquer hora. No mais, esse método incentiva a autonomia do aluno e possibilita que ele crie seu próprio ritmo e cronograma de estudos.
As características que marcam o e-learning são o uso de plataformas e recursos digitais. Além disso, ao contrário do ensino tradicional, professor e alunos não precisam estar no mesmo lugar, ao mesmo tempo. Graças à conexão com a internet, as aulas podem ser feitas de maneira mais acessível e flexível.