O que é e como funciona o eBay?

Durante a pandemia, diversas empresas que vendiam online apresentaram um crescimento que ia na contramão da economia impactada pelo isolamento. Uma dessas empresas é o eBay. O ecommerce internacional registrou receita de US$ 2,87 bilhões no primeiro trimestre de 2020. No ano anterior, o registro foi de US$ 2,42 bilhões.

A empresa, conhecida mundialmente, também reúne clientes no Brasil. Nos últimos anos, as vendas de itens usados cresceu 150%. Por que será que o site tem feito tanto sucesso com os brasileiros? Neste artigo, você vai conhecer o eBay, saber o que é e como funciona. Confira!

O que é e como funciona o eBay?

O eBay é um site de vendas online, criado em 1995, foi um dos primeiros a permitir que uma pessoa pudesse vender diferentes tipos de produtos na internet. Pierre Omidyar, um engenheiro de software francês e de pais iranianos, que imigrou para os Estados Unidos, criou o eBay como um projeto pessoal. 

Inicialmente, o site era composto apenas por uma página, em que era possível listar os itens a serem leiloados para outras pessoas.

Com três anos de vida, o eBay estreou na bolsa de valores norte-americana. Com isso, tornou-se um dos maiores cases de sucesso da época, considerada a “bolha da internet”. 

Presente em 32 países, o eBay tem duas modalidades de vendas: a direta e o leilão. Na venda direta, o comprador paga um valor fixo pelo produto. No leilão, leva o produto quem dá o maior lance. O vendedor escolhe em qual modalidade deseja vender, mas pode utilizar as duas ao mesmo tempo.

Para vender no site, é preciso ter um cadastro. O registro é gratuito, mas o site cobra taxas para publicar os anúncios e vender. Até lojas oficiais podem vender no marketplace. Para comprar, não é necessário ter registro.

É permitido vender quase de tudo no eBay, com exceção de itens como drogas ilícitas, armas de fogo, medicamentos controlados, entre outros. Vale conferir o regulamento antes de publicar um item para evitar punições.

Onde é o eBay?

A sede do eBay fica em São José, na Califórnia, Estados Unidos. No entanto, a marca está presente em diversos países no mundo todo como Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Coreia do Sul, Países Baixos, Nova Zelândia, Singapura, Espanha, Suécia, Portugal, Reino Unido e no Brasil. Pessoas desses e outros países podem comprar no site do eBay. 

Como funciona o eBay no Brasil?

Os brasileiros já eram compradores do eBay antes mesmo do site chegar ao Brasil. Porém, essa experiência tinha alguns obstáculos, como tempo de entrega, formas de pagamento mais complexas, taxas altas e o risco da cobrança de taxas de exportação. A versão brasileira facilitou muito as compras dos brasileiros.

O site tem o mesmo funcionamento de outros sites, como AliExpress, Mercado Livre e Shopee. No entanto, para comprar no eBay Brasil, é preciso criar uma conta. Além disso, o site conta com três modalidades de compra: Comprar já, Licitar ítens e Fazer oferta. 

Em Comprar já, você segue o processo de compra padrão. Encontra o ítem, verifica todas as informações e efetua o pagamento. Em Licitar ítens, você informa o valor máximo que pretende pagar por um ítem. Caso apareçam outros compradores interessados, o site aumenta a licitação até o valor máximo novamente. Você deve acompanhar se a sua licitação está como a vencedora, se não estiver, aumente-a novamente.

Se a sua licitação for maior ao final do leilão, o produto é seu, basta realizar o pagamento para confirmar.

Por fim, você também tem a opção de fazer uma oferta no valor que deseja pagar, se o vendedor disponibilizar essa opção. A plataforma também converte os valores automaticamente para que você saiba qual é o valor do produto em real.

O eBay demora para entregar no Brasil?

O prazo de entrega para compras nacionais e internacionais varia, pois diversos fatores influenciam como o tempo de confirmação do pagamento, tempo que o vendedor leva até despachar o produto, as etapas na transportadora e o próprio período necessário para o trânsito do ítem.

Em geral, as compras no eBay dos Estados Unidos levam em torno de 30 dias para serem entregues no Brasil e em outros países do mundo. Esse prazo pode ser reduzido para uma semana, isso vai depender do tipo de frete escolhido no momento da compra ou da venda.

O comprador consegue estimar esse prazo antes de fechar a compra. O prazo estimado é informado abaixo do produto. Após inserir as informações de entrega, esse tempo pode mudar e é preciso considerar a margem de atraso.

De acordo com o eBay, os prazos informados são estimados incluindo o prazo de processamento do vendedor, o CEP de origem, o CEP de destino, o horário de aceitação e depende do serviço de entrega selecionado, além da liberação e do recebimento do pagamento. Ou seja, o prazo informado no site, já considera todas as etapas do processo de entrega. Ainda assim, os prazos podem variar.

Quais cuidados tomar ao comprar no eBay?

O eBay Brasil é uma plataforma confiável, porém existem diversos tipos de vendedores usando o site. Com isso, as tentativas de fraude são inevitáveis. Você precisa se atentar sempre que tiver interesse em concretizar uma compra para não se tornar uma vítima dos fraudadores.

Veja algumas dicas para comprar no eBay – e em outros sites – com segurança:

  • Verifique as informações do vendedor e confira qual é o tempo que ele tem no eBay;
  • Confira as avaliações deixadas no perfil dele e a quantidade de vendas realizadas;
  • Entre em contato com o vendedor e analise o seu atendimento; 
  • Não informe seus dados como senhas, dados de cartão, e-mail e telefone em comentários ou durante a troca de mensagens;
  • Não se comunique com os vendedores fora da plataforma. Caso algum vendedor sugira isso, encerre a conversa.
  • Desconfie de produtos com preços muito baixos;
  • Atente-se para a descrição dos produtos e todos os detalhes;
  • Não compre produtos ilegais;
  • Cuidado com mensagens suspeitas em nome do eBay, pode ser phishing;
  • Utilize apenas os meios de pagamento indicados pela plataforma e não faça nenhum pagamento fora do site;
  • Se você quiser vender no eBay, atente-se para todas as orientações da plataforma.

Aprenda a vender no eBay

O eBay permite que as vendas sejam feitas pela plataforma web ou em seu aplicativo para smartphone ou tablet. A seguir, você vai conferir um passo a passo para publicar e vender um produto a partir do computador. 

Antes de criar um anúncio, verifique neste link quais são os produtos que não podem ser vendidos na plataforma. Outro ponto importante antes de criar seus anúncios é que a plataforma começa a cobrar um valor por publicação após uma determinada quantidade de anúncios. Além disso, 10% das suas vendas no eBay são do site.

Agora, veja como vender no eBay:

  • Crie sua conta no eBay e clique em “Vender”, a opção está localizada no topo da tela, abaixo da barra de endereço do navegador;
  • Informe o nome do produto que deseja vender e clique em “Get Started” ou “Começar”;
  • Você vai ver uma lista de produtos com especificações e fotos. Isso pode te ajudar a criar o seu anúncio;
  • Se preferir, continue criando o seu anúncio sozinho. É só rolar a tela até o final e clicar em “Continue without selecting a product” ou “Continue sem selecionar um produto”;
  • Inclua todas as informações sobre o seu produto. Lembre de escrever uma boa descrição e informar o preço do produto, a categoria, incluir seus dados técnicos, se é novo ou usado e se autoriza o formato de leilão e por quanto tempo;
  • Adicione as fotos do produto;
  • Se não pretende vender para outros países, marque o ítem “No International Shipping” ou “Sem envio internacional”;
  • Agora, clique em “List Item” para publicar seu anúncio ou “Save as draft” para salvar como um rascunho;
  • O eBay permite que você visualize o anúncio antes de publicar, é só clicar em “Preview” ou “Pré-visualização”.

O site do eBay dos Estados Unidos, é todo em inglês. Você pode ativar o Google Tradutor em seu navegador para facilitar o entendimento de cada etapa do processo de cadastro do anúncio. Ou acesse o site do eBay no Brasil https://br.ebay.com/.

Conheça algumas alternativas ao eBay Brasil

Quando o eBay foi criado, sites como esse ainda não existiam no Brasil. Com o passar dos anos, algumas possibilidades surgiram, mas foi apenas recentemente que os brasileiros se sentiram seguros para comprar online. A pandemia foi um dos fatores que estimulou as compras online, de itens novos e usados. 

Para quem quer comprar produtos importados, algumas opções que entregam no Brasil são o AliExpress, Shopee, Wish e Amazon. Além disso, há opções com operação consolidada no Brasil, como Mercado Livre, OLX e Enjoei. Nesses sites, é possível comprar produtos novos e usados, você também faz o pagamento direto na plataforma. Dessa forma, tem total segurança para comprar.

Além disso, o Facebook também conta com um ambiente de marketplace, em que é possível comprar produtos, em sua maioria, usados. Porém, a negociação e o pagamento são feitos sem nenhuma intermediação da plataforma, o que aumenta os riscos de fraude.

Agora, que você já sabe tudo que precisa para começar a comprar ou vender no eBay, crie a sua conta e experimente a plataforma. Gostou desse artigo? Conhece alguém que quer entender como o eBay funciona? Compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais.

Resumindo

O que é eBay Brasil?

O eBay Brasil é um site de compra e venda de itens novos e usados. É uma versão do site criado nos Estados Unidos, que vende para países no mundo inteiro.

Como entrar no site do eBay?

Para entrar no site do eBay há duas opções. No Brasil, acesse: https://br.ebay.com/ Nos Estados Unidos e em outros lugares do mundo, acesse: https://www.ebay.com/

O eBay é confiável?

O eBay Brasil é uma plataforma confiável, porém existem diversos tipos de vendedores usando o site. Com isso, as tentativas de fraude são inevitáveis. Você precisa se atentar sempre que tiver interesse em concretizar uma compra para não se tornar uma vítima dos fraudadores.

Quanto tempo leva para o eBay entregar no Brasil?

De acordo com o eBay, o prazo de entrega estimado é de 30 dias, podendo variar de acordo com os processos de envio.

Related posts

Receita Federal amplia controle sobre PIX e transações com cartões de crédito

HMPV: o que é, sintomas e prevenção da doença que está aumentando na China

ADP deve reforçar resiliência do mercado de trabalho americano