Diversos especialistas e estudiosos sobre mercado, tendências e comportamento humano afirmam que estamos vivendo a era da colaboração. O momento é de transformação e mudança. As pessoas estão refletindo e pensando mais sobre seu consumo e atuação no mundo. Com isso, surge a economia colaborativa.
O movimento une pessoas preocupadas com o meio ambiente, os problemas sociais e valorizam a vida em comunidade. Não é apenas um conceito bonito, é um novo modelo de vida em sociedade. Continue a leitura a seguir e entenda melhor sobre a economia colaborativa.
A economia colaborativa estimula um novo pensamento sobre a vida em sociedade, o consumo e a relação com o meio ambiente. O objetivo principal é promover o entendimento sobre o acúmulo, ajudando as pessoas e entenderem que não precisam comprar tudo e qualquer item.
Compartilhar com amigos, vizinhos, familiares e com a comunidade em que vive é uma forma de diminuir o consumo e, consequentemente, o descarte. De forma prática, se você precisa de uma roupa para ir em um evento específico, que não costuma acontecer com frequência, a solução pode estar em alugar ou pedir emprestado.
Se você mora em um imóvel grande e sozinho, por exemplo, pode compartilhá-lo com outras pessoas. É uma forma de fazer uma renda extra e ainda proporcionar uma opção de moradia para pessoas que não conseguiriam arcar com um aluguel de um imóvel sozinhas. O Airbnb e o Uber, por exemplo, são empresas que surgiram a partir da ideia de economia colaborativa.
A ideia da economia colaborativa é fazer com que as pessoas compartilhem mais e tenham maior consciência sobre o seu consumo.
A economia colaborativa é formada por 3 pilares: confiança, consumo consciente e experiências únicas.
A economia colaborativa proporciona benefícios para a sociedade e para as empresas. As pessoas poderão gastar menos e melhor, usando o dinheiro naquilo que realmente desejam e fará diferença em suas vidas. Além disso, vão experimentar mais e viver experiências únicas e mais conectadas, não só com eles mesmos, mas com outras pessoas.
As empresas têm um campo muito maior para criar e inovar. O relacionamento com o consumidor se torna mais próximo e isso melhora a confiança na marca.
O cliente tem uma percepção de que a marca não está preocupada apenas em vender, mas também quer causar um impacto positivo na sociedade. Por isso, empresas como Airbnb e Uber cresceram rápido, em tão pouco tempo e hoje são vistas como referência em seus segmentos.
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