Diferente do Dólar e do Euro, a Libra Esterlina manteve-se valorizada frente ao real durante toda a semana. Explicação tem relação com as eleições britânicas que se aproximam e a expectativa que isso gera.
A Libra segue flutuando de acordo com as expectativas das eleições que se aproximam. Cabe lembrar que elas ocorrerão no dia 12 de dezembro. E por conta dessas expectativas, a Libra foi a única moeda dos países centrais que se fortaleceu frente ao Real ao longo desta semana.
Boa parte dos analistas econômicos alegam que o movimento é resultado do fortalecimento de vitória do Partido Conservador e, por sua vez, da perspectiva de concretização do Brexit, colocando um ponto final nesta novela e nas incertezas que rondam a região.
No mais, acompanhando o movimento político, a abriu a semana cotada a R$ 5,4641. Nesta sexta (6), o Real seguiu trajetória de depreciação em relação à . Na abertura, a cotação era de R$ 5,5081, uma variação semanal de 0,8%.
Leia também as análises de câmbio do Dólar e do Euro.
André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor e coordenador universitário nos cursos de Ciências Econômicas. Mestre em Economia Política pela PUC-SP, possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, com passagens pelo setor público.