Entenda como funciona o e-mail marketing e como essa ferramenta pode beneficiar um negócio!
Ao pensar em e-mail marketing, a sua empresa automaticamente associa essa ferramenta a algo que não dá retorno? Pois, saiba que muitas organizações seguem nessa mesma linha. Elas preferem apostar em estratégias online que estão mais em alta, como é o caso da gestão de mídias sociais.
Acontece que o e-mail marketing é um meio não só prático, mas também eficiente e de baixo custo para chegar até o seu público-alvo. Portanto, deixá-lo de fora do seu planejamento de marketing pode não ser uma boa ideia.
Neste post, a gente dá mais detalhes da relevância desse tipo de ação, os benefícios que ela traz e como adotá-la no seu negócio. Fique atento e veja como dar um gás nos resultados do seu empreendimento e crescer cada vez mais no mercado!
O que é e-mail marketing?
O e-mail marketing nada mais é do que um dos possíveis meios de comunicação que uma empresa tem com os clientes. Assim como acontece, por exemplo, com o chat online, as centrais de atendimento, o e-mail de contato ou a conta no WhatsApp/Telegram.
A diferença dele para essas outras é que ele é uma comunicação programada — ou seja, a organização agenda quando e como vai ocorrer. Além disso, ela é de via única, já que sempre parte da companhia, nunca do público. O motivo disso é bem simples: o e-mail marketing é uma comunicação de caráter publicitário que divulga:
- produtos ou serviços;
- promoções e ofertas;
- novidades e lançamentos (principalmente as do tipo sazonais);
- mudanças, aquisições ou conquistas da empresa.
Apesar disso, não pense que essas são as únicas possibilidades de uso dele, viu? Muitos departamentos de marketing de conteúdo/marketing digital investem nessa ferramenta como estratégia de promoção de conteúdo. No caso, aqueles feitos para redes sociais, blogs, sites e outras páginas institucionais.
A ideia é não só aumentar o alcance e o engajamento desses materiais, mas também tornar essa comunicação um canal de informação omnichannel para as pessoas. Ou seja, quando está tudo integrado e a experiência do cliente é mais imersiva desde o primeiro contato com a empresa.
Vale ainda mencionar os casos em que o e-mail marketing serve especificamente como fomentador da relação marca-consumidor. É o caso daqueles e-mails enviados para celebrar aniversários e datas festivas (Páscoa, Natal e Réveillon).
Outra possibilidade são os e-mails marketing que servem para difundir causas e campanhas que o seu empreendimento apoia. Por exemplo, ONGs de proteção animal ou ações de saúde física e mental (setembro amarelo e outubro rosa).
Quais são as principais vantagens dessa ferramenta?
Há pouco, explicamos o que é o e-mail marketing e como ele contribui para a sua estratégia de comunicação. Agora, vamos nos aprofundar nas vantagens que ele traz tanto para o empreendedor quanto para o freelancer. Acompanhe!
Excelente custo-benefício
A primeira vantagem nós até já mencionamos: trata-se do custo-benefício da ferramenta. Isso porque, se para ter e manter outros tipos de comunicação a empresa precisa gastar com frequência, com o e-mail marketing, isso não acontece.
A única despesa existente é mensal. Estamos falando do pagamento da plataforma de disparo desses e-mails — da qual falaremos mais adiante. De resto, principalmente quando tratamos de planejamento e produção, ela pode ser realizada internamente na companhia.
Melhora do reconhecimento de marca
Uma segunda vantagem é a melhora do reconhecimento da marca. Afinal, você expande os canais de comunicação da sua empresa. Mais ainda: você vai até o consumidor com uma abordagem personalizada e focando em atender aquilo que ele precisa.
Isso ajuda a posicionar positivamente a sua empresa, colocando-a como acessível e disposta a ter um relacionamento real com o cliente. Dessa forma, ele se sente valorizado e passa a retribuir com um maior engajamento e fidelização.
Geração da credibilidade
Quanto maior a divulgação de informações da empresa — ainda mais quando elas ocorrem de forma consistente e por meio de canais oficiais —, maior a credibilidade que ela alcança no mercado.
Afinal de contas, nada mais problemático atualmente do que uma marca que se contradiz ou não mantém aquilo que promete durante o atendimento ao cliente. Esse comportamento afeta tanto a credibilidade quanto o interesse das pessoas em voltarem a fazer negócio com ela.
Nutrição de leads
Se recorda do que falamos sobre usos alternativos para o e-mail marketing? Um deles é para aumentar a divulgação de conteúdos gerados para a internet. Pois bem, você pode aproveitar essa estratégia para a nutrição de leads — ou seja, pessoas que têm a persona de potenciais clientes, mas ainda não se decidiram sobre recorrer aos seus serviços.
Logo, essa ferramenta se torna uma maneira menos invasiva para a sua marca se fazer presente no cotidiano dos internautas. No lugar, por exemplo, daquelas publicações patrocinadas que, claramente, só querem vender a qualquer custo.
Aumento nas vendas
Para concluir, não podemos deixar de falar que o e-mail marketing também contribui para o aumento das suas vendas. E isso não é exclusivamente porque você tem como inserir links para produtos e serviços nesse material.
É porque, somado a isso, você pode direcionar essas pessoas para atendimento, compra e pagamento online por app ou e-commerce. Afinal, o virtual e o remoto cada vez mais ganham espaço no mercado. Isso por conta da comodidade e praticidade de não ter filas, horário de funcionamento e necessidade de locomoção.
Tanto é que um levantamento do SPC Brasil apontou que nove a cada 10 usuários da internet se sentem satisfeitos com compras virtuais. Um número mais do que sugestivo e que deixa claro que essa é uma tendência que veio para criar raízes.
Como fazer e-mail marketing?
Neste tópico, você vai conferir as principais dicas de como fazer um e-mail marketing. Para tanto, haverá um panorama desde como montar sua lista de e-mails até o levantamento de resultados dessa ferramenta. Portanto, fique atento!
Construir uma base de contatos — lista de e-mails
Para que o e-mail marketing seja eficaz é importante que você tenha uma base de contatos. Porém, não pode ser qualquer lista de e-mails. Ao contrário, ela deve ser montada com três grupos de pessoas:
- indivíduos interessados nos seus produtos/serviços;
- clientes regulares da sua empresa;
- pessoas que já fizeram, pelo menos, alguma compra ou negócio com você, embora atualmente não tenham esse hábito.
Ou seja, quem foi, é ou pode ser futuramente o seu público-alvo. Para conseguir esses e-mails, você pode utilizar diferentes estratégias. Por exemplo, o cadastro de clientes nas transações do dia a dia e a participação das pessoas em promoções e sorteios.
A internet é outro caminho. Você pode ter esses dados por meio da inscrição em newsletters ou no download de materiais exclusivos. Há ainda a opção do preenchimento de perfis no seu site para aviso de novidades ou acompanhamento do serviço.
Escolher uma ferramenta de envio
O envio do e-mail marketing não tem como ser feito de forma mecânica. Afinal, muitas vezes você vai repassá-lo para centenas ou mesmo milhares de contatos. Por isso, o ideal é ter uma plataforma de disparo que otimiza esse trabalho e ainda traz dados que lhe ajudam a aperfeiçoar essa tarefa. É o caso do MailChimp, do GetResponse e do ActiveCampaign.
Definir objetivos
Nunca dispare e-mail marketing apenas para fazer volume aos seus canais de comunicação. Em vez de ser benéfico para a imagem do seu negócio, você pode acabar desgastando a percepção do público sobre seu empreendimento.
A ferramenta deve ser utilizada de forma estratégica, com foco em divulgar seu serviço/produto, melhorar a relação com o cliente e/ou promover coisas da empresa/startup. Portanto, reflita sobre qual desses pontos é a sua meta.
Estabelecer o remetente
Antes de enviar o e-mail marketing, é necessário estabelecer quem será o porta-voz das mensagens. Isso porque a ideia é que você humanize e torne mais empática a comunicação com as pessoas. Logo, a empresa precisa ganhar um rosto, uma voz.
Algumas marcas optam por ter um mascote ou um personagem que representa os valores delas. Já outras querem estreitar ainda mais a relação com o cliente. Por isso, colocam membros reais da equipe para serem a representação delas.
Acerte no destinatário
Lembra os três grupos que falamos lá no início? Pois é, na hora de enviar o seu e-mail marketing é fundamental selecionar o que cada um vai receber. Afinal, eles representam parcelas do seu público que estão em situações distintas.
Por exemplo, não dá para você criar um e-mail marketing sobre promoção exclusiva para o primeiro serviço contratado e dispará-lo para quem é cliente regular. Além de ser inútil para essas pessoas, isso pode acabar gerando confusão e mostrar falta de conhecimento da empresa sobre aqueles que são consumidores fiéis. Consegue perceber o problema nisso?
Ah, e tem mais: dependendo do que você quer anunciar e do retorno que espera, é interessante segmentar ainda mais o destinatário. Por exemplo, por idade, localização, gênero etc.
Criar um template
Fora o que já foi falado, é importante criar um template para o e-mail marketing. Ele servirá para definir o layout de apresentação do texto, das imagens e dos conteúdos de modo que sejam visualmente:
- agradáveis (sem poluição de informações);
- instigantes — para atrair e prender a atenção do destinatário entre tantos outros e-mails na caixa de entrada dele;
- agentes de ação — capaz de estimular o leitor a consumir seus produtos/serviços.
Se você domina softwares de edição, como o Illustrator e o Photoshop, pode utilizá-los para fazer os templates do zero. No entanto, essa não é a única opção.
Você também tem como recorrer a plataformas de edição que disponibilizam layouts prontos, porém, ajustáveis. Um bom exemplo é o Canva que, inclusive, também tem templates para a sua gestão de redes sociais.
Planejar o período de envio
Já tem template, objetivos, remetente, destinatários e ferramenta de envio definidos? Então foque em avaliar qual será o período de envio do e-mail marketing.
Esse é um ponto que não tem um peso tão grande quando os disparos são individuais e sazonais. Por exemplo, no aniversário de um cliente ou na celebração de um feriado.
Todavia, quando a meta é construir um fluxo de nutrição, a coisa muda de figura. Afinal, no fluxo, a pessoa recebe diferentes e-mails com foco em transformá-la em potencial consumidor.
Portanto, é preciso estabelecer um intervalo entre as mensagens para que não se torne algo invasivo, repetitivo e incômodo. Afinal, isso pode acabar gerando uma imagem negativa da sua empresa. Sem falar que o próprio sistema de e-mail pode encarar essa ação como spam.
Fazer um levantamento de resultados
Para concluir, tenha em mente que é importante fazer um levantamento periódico de resultados obtidos com o e-mail marketing. Isso vai lhe ajudar a ter uma ideia de quais estratégias estão sendo eficazes ou não com o seu público consumidor.
Para completar, vai lhe permitir se planejar melhor para os próximos envios de acordo com os objetivos que deseja alcançar. Entre as métricas que valem a pena serem avaliadas estão:
- média de abertura — o percentual entre o total de destinatários que receberam o seu e-mail marketing e abriram ele;
- média de clique — o percentual entre o total de destinatários que não só abriu o e-mail, mas também clicou nos links que você inseriu na mensagem;
- média de conversão — o percentual de indivíduos que clicou nos links e, por meio deles, comprou/consumiu produtos e serviços;
- média de desinscrição — o número de pessoas na sua lista de contatos que optou por parar de receber os seus e-mails.
Vale pontuar que a maioria das plataformas que fazem o disparo desses e-mails também disponibiliza as métricas. Dessa forma, você tem mais praticidade e rapidez no seu trabalho.
E então, ficou claro como o e-mail marketing pode potencializar suas estratégias de comunicação e vendas? Portanto, comece a investir nessa ferramenta e a explorar todos os benefícios que ela pode trazer. Afinal, em um mercado cada vez mais acirrado e dinâmico, saber se posicionar para o seu público-alvo faz a diferença!
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Resumindo
É um canal de comunicação por meio do qual a empresa pode não só divulgar produtos e serviços, mas também impulsionar o posicionamento da marca no mercado.
Entre as principais, podemos citar o baixo custo, a nutrição de leads e o aumento do reconhecimento da marca.
Primeiramente, planeje os contatos que vão receber o e-mail marketing conforme o objetivo da empresa. Depois foque na criação de templates, na plataforma que vai enviá-los e, em especial, no monitoramento dos dados que ela disponibiliza. Assim, você saberá o quão a ferramenta foi efetiva.