Empreendedorismo feminino: conheça brasileiras que se destacam nos negócios

Cada vez mais as mulheres têm conquistado o seu espaço no mercado de trabalho. E mais do que ocupar mesas em empresas de diversos setores, tem crescido também o número de mulheres em cargos de liderança e, além disso, observamos o crescimento do empreendedorismo feminino

Um número cada vez maior de mulheres decidem abrir seu próprio negócio e isso tem um impacto positivo na economia do nosso país. Sendo que atualmente existem muitas mulheres em posição de destaque no mercado empreendedor. Acompanhe o artigo abaixo para conhecer um pouco mais das empreendedoras brasileiras que se destacam no mercado. Confira!

Empreendedorismo no Brasil

empreendedorismo vem ganhando cada vez mais destaque no Brasil. No país, o número de empresários chega a quase 52 milhões. Portanto, de acordo com dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2018, dois a cada cinco adultos brasileiros já são empreendedores. 

Além disso, de acordo com  pesquisa divulgada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), o empreendedorismo é o quarto maior sonho dos brasileiros. Perde apenas para comprar uma casa, um carro ou uma viagem.

Empreendedorismo feminino: mulheres no mercado

Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, entre 2014 e 2019, o aumento do número de mulheres que decidem abrir o seu próprio negócio aumentou em 124%. Esse movimento do empreendedorismo feminino cresce todos os anos e certamente têm impactos positivos no mercado nacional e internacional. 

Ainda, de acordo com dados coletados pelo Global Entrepreneurship Monitor, em cooperação com o Sebrae, existem aproximadamente 24 milhões de mulheres empresárias no Brasil, sendo que o número de empreendedores homens é de aproximadamente 25 milhões. 

E mais do que nunca, o empreendedorismo feminino está em alta, como as fundadoras da Amyi e as áreas que mais encontram mulheres empreendedoras são:

  • Área de beleza, como salões e centros de estética;
  • Comércio varejista de roupas e acessórios;
  • Alimentação – como Serviços de bufê e de comida preparada, restaurantes, lanchonetes e padarias;
  • Confecção de roupas e acessórios;
  • Saúde particular;
  • Atividades jurídicas;
  • Contabilidade;
  • Pesquisa de mercado.
As mulheres no mercado de trabalho e seu perfil de investimento.
O empreendedorismo feminino está em alta no mercado de roupas e confecções

Mulheres empreendedoras que conquistaram o mercado

E nós não precisamos ir muito longe na história para encontrar exemplos inspiradores de mulheres que fizeram acontecer, independente do seu poder aquisitivo e história de vida. 

Conheça algumas mulheres inspiradoras que fazem sucesso como empreendedoras. 

Ana Lúcia Fontes – Rede Mulher Empreendedora

Ana Lúcia Fontes trabalha desde os 11 anos. Em 2007, decidiu abrir sua primeira empresa, uma plataforma na Internet para recomendação de serviços de qualidade. Depois de muitos erros e acertos, a virada ocorreu em 2010, quando ela foi selecionada para participar do programa 10.000 mulheres da FGV, criado pela Fundação Getúlio Vargas.

Ainda neste projeto, ela decidiu se aventurar em um  blog para abordar os medos, dúvidas e tempestades de mulheres empresárias.

Em 2014, o blog havia evoluído e se tornado a Rede Mulher Empreendedora (RME), uma das primeiras e maiores plataformas de apoio ao empreendedorismo feminino do país. A RME integrou cerca de 500 mil brasileiros e se tornou o principal negócio de Ana Lúcia.

Ela também criou o Instituto Rede Mulher Empreendedora que, com a ajuda de parceiros, promove uma série de ações para ajudar os mais necessitados a conquistar sua independência financeira e tomar suas próprias decisões de vida.

Para ter sucesso, ela precisava estar totalmente preparada. Portanto, Ana Lúcia desenvolveu o programa de treinamento “Ela Pode” que contou com o investimento de  R$ 1 milhão do Google.

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Cristina Junqueira – Nubank

A cofundadora do Nubank, Cristina Junqueira criou a fintech financeira em 2013 a partir da insatisfação com os altos juros e tarifas dos grandes bancos brasileiros, assim como o atendimento ao cliente, que é considerado muito ruim.

De lá pra cá, a fintech tem sido um grande sucesso e atualmente possui aproximadamente 26 milhões de clientes. Em 2014, foi lançado seu primeiro produto, um cartão de crédito sem anuidade e já utilizado por 13 milhões de pessoas.

Desde o lançamento do primeiro produto, a startup vem continuamente introduzindo novos recursos, como opções de cartão de débito, programas de pontos e contas digitais. Hoje, Cristina Junqueira é uma grande referência no mercado empreendedor brasileiro. 

Empreendedoras brasileiras

Como falar de empreendedorismo feminino no Brasil sem falar de Luiza Helena Trajano e Camila Farani? Apesar de não serem fundadoras, as duas são referências no país. 

A cara por trás do Magazine Luiza

Hoje, à frente do Magazine Luiza, Luiza Trajano era originalmente funcionária da empresa, que pertencia a seu tio desde os anos 50. Aos 12 anos, ela sonhava em comprar presentes de Natal para a família e, por isso, decidiu trabalhar na loja do tio para conseguir o dinheiro.

A menina continuou a trabalhar muito, foi para a Escola de Administração de Empresas e começou a atuar como administradora em 1991, sempre apostando na inovação.

Uma de suas ideias era conectar computadores nas lojas para que os clientes pudessem solicitar produtos que não estavam nas prateleiras, mesmo em 1992, quando as máquinas eram raras. Hoje, ela é uma das maiores referências do empreendedorismo feminino no Brasil. 

G2 Capital

Camila Farani começou trabalhando na tabacaria da família e aos 21 anos sugeriu que, além dos drinks simples, o cardápio também incluísse coquetéis feitos com  café. O resultado foi um aumento substancial nas vendas e ela se tornou sócia de sua mãe. 

Posteriormente, Camila fundou a G2 Capital, com foco em investir em empresas de tecnologia e ajudar empreendedores digitais a expandir seus negócios. Atualmente ela é uma das maiores investidoras-anjo do país e um das principais empreendedoras de sucesso no Brasil. 

5 lições aprendidas nas histórias das mulheres empreendedoras

Ao ver essas histórias de mulheres empreendedoras que se destacam no mercado, é possível tirar algumas lições para quem deseja empreender. Veja algumas. 

  1. Esteja sempre alerta às suas insatisfações e de seu público;
  2. Aprenda com seus erros, mas também com os erros de quem já passou por isso;
  3. Nunca desista;
  4. Nunca deixe de aprender e inovar;
  5. Busque parceiros e investidores que acredite em você e no seu negócio.

Inspire-se e conte com a Remessa Online 

Entre tantas lições aprendidas, não tem como não se inspirar com essas histórias de mulheres de tanto sucesso, não é mesmo? 

Se você também deseja se aventurar no empreendedorismo, uma das maneiras de conseguir capital é através de um investimento vindo do  exterior. Essa é uma excelente oportunidade para quem deseja alavancar sua empresa. 

Para se livrar da burocracia dos bancos tradicionais, você pode contar com a Remessa Online para trazer o aporte para o Brasil, diretamente em sua conta bancária, e o melhor, com as taxas mais econômicas e menos burocracia.

Tudo isso com total segurança para você e o investidor. A Remessa Online, além de contar com criptografia em todas as transações, também têm suas atividades credenciadas pelo Banco Central do Brasil. 

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