Pequenas empresas precisam de um bom planejamento para começar a exportar.
Para muitas pequenas empresas, crescer não significa apenas expandir no mercado interno, mas sim explorar novas fronteiras. Começar a exportar pode ser um grande diferencial, permitindo que o negócio alcance clientes internacionais, reduza a concorrência local e fature em moeda estrangeira. Não é à toa que várias empresas brasileiras são mais reconhecidas lá fora do que no próprio país.
Se você quer dar esse passo e começar a exportar, este artigo traz dicas valiosas para ajudar sua empresa a se posicionar no mercado global. Continue lendo e descubra como!
Exportação é a venda de produtos ou serviços de um país para outro. No caso do Brasil, ocorre quando empresas brasileiras comercializam seus bens ou serviços para clientes internacionais. Esse processo pode envolver desde produtos fabricados localmente até serviços prestados remotamente. Já a importação ocorre quando há a compra de produtos ou serviços do exterior.
Para começar a exportar, pequenas empresas devem agir com planejamento e cautela. Antes de tudo, é fundamental avaliar o mercado, fazer um estudo e analisar como que os produtos da empresa podem atender às necessidades do consumidor estrangeiro.
Quais são os diferenciais que a empresa oferece? O que os produtos ou serviços que ela oferece têm que outros não têm?
Além disso, é importante escolher bem o mercado de destino, considerando onde há demanda e oportunidades. Empresas brasileiras precisam oferecer algo que o mercado externo não tenha ou não supra totalmente.
Procurar um profissional especializado ou o Sebrae vai te ajudar com as orientações prévias para começar.
Antes de começar a exportar, sua empresa precisa estar registrada no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) e obter a habilitação no Radar (Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros). Essa habilitação é essencial para operar legalmente e acessar os processos de exportação.
O passo a passo para exportação exige conhecimento sobre negociações internacionais, técnicas de vendas e relacionamento interpessoal. Por isso, você pode fazer treinamentos específicos para desenvolver as habilidades necessárias para lidar com clientes estrangeiros, resolver problemas burocráticos e entender as diferenças culturais que impactam os negócios.
O próximo passo é começar a participar de feiras e investir em marketing.
A precificação na exportação é diferente da praticada no mercado interno. Ao definir o preço do produto para o exterior, considere fatores como os impostos para exportação, nacional e internacional, exigências sanitárias e regulatórias e custos de transporte e armazenagem. Além disso, é preciso avaliar os riscos, como extravio de mercadorias, atrasos na entrega, custos imprevistos e flutuação cambial.
Você também deve conhecer os Incoterms (International Commercial Terms), que determinam responsabilidades na exportação.
O transporte internacional pode ser feito por diversas modalidades, como aéreo, marítimo, rodoviário e ferroviário.
Assim, os preços e a viabilidade dependem do tipo de produto e do mercado. Por exemplo: os Correios podem ser usados para pequenos volumes, enquanto empresas privadas ou containers marítimos são opções para grandes volumes.
Para fechar negócio e começar a exportar, a empresa deve negociar com o comprador, receber uma fatura Pró-forma, definir as formas de pagamento e formas de envio. Em seguida, faz o registro de exportação no Portal do Siscomex.
Ao negociar com um comprador internacional, alguns pontos devem ser definidos:
A exportação exige diversos documentos, você deve separar todos eles com cautela para garantir que não aconteçam erros. Além disso, cada país pode ter exigências específicas, então é importante verificar a legislação aduaneira do destino.
Vale lembrar que, se você for exportar como MEI, não pode comercializar cigarros e bebidas alcoólicas.
Após organizar a documentação e fechar o contrato com o importador, inicia-se o processo logístico. Em seguida, é necessário preparar o embarque da mercadoria e fazer a averbação do embarque no Siscomex.
Também é preciso fazer o despacho aduaneiro, seguro internacional da carga e o transporte da mercadoria até o destino.
A melhor forma de receber pela exportação é usando plataformas digitais, como a Remessa Online. Assim, você paga taxas econômicas e não perde parte do seu lucro para a conversão da moeda.
A Remessa Online tem sido uma opção interessante para muitos exportadores. O processo é feito de forma rápida, fácil e transparente, por meio de uma plataforma. O cliente se sentirá totalmente seguro. Você recebe o dinheiro bem rápido e paga uma taxa bem pequena. Faça uma simulação no site e saiba quanto você vai pagar.
Para começar a exportar, é essencial registrar a empresa no Siscomex, entender precificação e logística, organizar documentos obrigatórios e escolher os melhores meios de envio e pagamento.
Fatura Pró-forma;
Certificado de Origem;
Nota Fiscal de Exportação;
Certificados específicos quando necessário;
Conhecimento de Embarque (Bill of Landing);
Contrato de Câmbio, se necessário.
A forma mais prática e econômica é utilizando a Remessa Online, que permite transferências internacionais rápidas, com taxas menores que bancos tradicionais e sem burocracia.
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