Deseja diversificar investimentos e apostar em estratégias de renda passiva? Conheça as opções de empresas que pagam dividendos mensais.
Os investidores que buscam construir um portfólio sólido e estável muitas vezes têm um objetivo em mente: renda passiva consistente. Uma das maneiras de alcançar esse objetivo é investir em ações de empresas que pagam dividendos mensais.
Essas empresas oferecem aos investidores a oportunidade de receber um fluxo constante de renda, que pode ser especialmente atraente para quem pretende usar esses rendimentos como fonte de sustento ou simplesmente aumentar seus ganhos a cada mês.
Neste post, vamos conhecer as principais opções de ações de empresas que pagam dividendos mensais e entender os benefícios de investir nelas. Acompanhe e planeje seus investimentos!
O que são dividendos?
Os dividendos são uma parte dos lucros de uma empresa que é distribuída aos acionistas como forma de retorno sobre o investimento. Eles representam uma parcela dos ganhos da empresa compartilhada com os proprietários das ações. Os dividendos podem ser distribuídos de maneira regular, com frequência mensal, trimestral ou anual, conforme as regras definidas pela empresa.
Quais empresas pagam dividendos mensais?
- Petrobras (PETR4)
- Banestes (BEES3)
- Unipar (UNIP6)
- Cemig (CMIG4)
- Bradesco (BBDC3/BBDC4)
- Taesa (TAEE11)
- Vale (VALE3)
- Itaú (ITUB3/ITUB4)
A Remessa Online não faz recomendações de investimentos. Essa é apenas uma lista informativa sobre empresas que pagam dividendos mensais.
1. Petrobras (PETR4)
A Petrobrás é uma empresa brasileira, uma das maiores no segmento de petróleo e gás no mundo. Ao longo dos anos, a empresa sempre teve uma política de dividendos regular e sólida, oferecendo retorno mensal a seus acionistas.
2. Banestes (BEES3)
Banestes (Banco do Estado do Espírito Santo) é a maior rede bancária do estado e tem uma base com mais de um milhão de clientes. O banco remunera seus acionistas mensalmente, no primeiro dia do mês.
3. Unipar (UNIP6)
A Unipar é uma empresa do setor químico, especializada na comercialização de itens como cloro, ácido clorídrico e outros. Demonstra uma boa gestão financeira, o que resulta em um pagamento regular de dividendos.
4. Cemig (CMIG4)
A Cemig é uma empresa com forte presença no estado de Minas Gerais, uma das líderes no setor de energia elétrica no país. Assim como a anterior, é conhecida pela gestão sólida e por ser uma boa pagadora de dividendos.
5. Bradesco (BBDC3/BBDC4)
O banco Bradesco tem uma imensa capilaridade no país e paga seus acionistas no primeiro dia de cada mês. Sua política determina que pelo menos 30% do lucro líquido seja partilhado entre acionistas.
6. Taesa (TAEE11)
Uma das mais importantes empresas de transmissão de energia elétrica do Brasil, a Taesa está presente em diversas regiões do país e tem um portfólio de ativos bem variado. Assim como outras empresas citadas aqui, é reconhecido por pagar bem aos seus acionistas.
7. Vale (VALE3)
A Vale, líder no setor de mineração e produção de minério de ferro, oferece a investidores diversos ativos. Além disso, tem um histórico de pagamento de dividendos regular e atraente.
8. Itaú (ITUB3/ITUB4)
O banco Itaú remunera seus acionistas de forma mensal e também complementar, com dividendos extras duas vezes ao ano. Enquanto o valor do dividendo mensal é fixado em R$ 0,015 por papel, os complementares são recalculados semestralmente. O banco direciona 25% de seu lucro líquido para recompensar acionistas.
Empresas de qual setor pagam mais dividendos?
As empresas mineradoras e siderúrgicas representam os setores que mais pagaram dividendos e distribuíram retorno a seus acionistas em 2023. Os dados são da Economatica.
Outros setores econômicos que ofereceram mais proventos a seus acionistas foram:
- Mineração (13%);
- Siderurgia e metalurgia (11,1%);
- Alimentos processados (6,4%);
- Intermediários financeiros (6,4%);
- Agropecuária (6,3%);
- Telecomunicações (5,6%);
- Bebidas (5,6%);
- Previdência e seguros (5,4%);
- Serviços financeiros diversos (5,4%);
- Energia elétrica (4%).
Os percentuais dizem respeito ao Dividend Yield (DY) em 2023, e os dados também são da Economatica.
A Remessa Online não faz recomendações de investimentos. Essa é apenas uma lista informativa sobre as empresas que mais pagaram dividendos em 2023.
Quais empresas pagam os maiores dividendos?
- Grendene (GRND3) — Calçados (21,73%);
- Metal Leve (LEVE3) — Automóveis e motocicletas (14,56%);
- Siderúrgica Nacional (CSNA3) — Siderurgia (12,39%)
- Petrobras (PETR4) — Petróleo e Gás (11,67%);
- CSN Mineração (CMIN3) — Mineração (11,00%)
- Petrobras (PETR3) — Petróleo e Gás (10,20%)
- Auren (AURE3) — Energia elétrica (10,18%)
- Taurus Armas (TASA4) — Armas e munições (9,71%)
- Irani (RANI3) — Embalagens (6,93%)
- Energias BR (ENBR3) — Energia elétrica (6,83%)
Esses dados levam em conta o dividend yield (DY) em 2023 mapeado pelo TradeMap em parceria com a B3 Bora Investir.
A Remessa Online não faz recomendações de investimentos. Essa é apenas uma lista informativa sobre as empresas que pagaram os maiores dividendos em 2023.
Qual é a vantagem de investir em ações que pagam dividendos mensais?
As vantagens de investir em ações que pagam dividendos mensais são:
- você tem um fluxo de renda constante;
- o risco de volatilidade é menor por serem empresas mais estáveis e maduras;
- os investidores podem fazer investimentos com mais frequência;
- a liquidez dos investimentos pode aumentar com pagamentos em dinheiro ou reinvestimentos;
- aumenta a diversificação de renda dos investidores;
- os investimentos podem crescer com a ação dos juros compostos;
- facilita o acompanhamento dos investimentos com o recebimento de atualizações regulares.
Aposte em uma estratégia de renda passiva com as empresas que pagam dividendos mensais
Investir em empresas que pagam dividendos mensais pode ser uma estratégia inteligente para construir um portfólio de investimentos estável e gerar uma renda passiva consistente. Além disso, você pode ver seus dividendos de forma simples.
No entanto, é importante lembrar que a escolha das ações certas requer pesquisa e atenção, pois se trata de um investimento que envolve riscos atrelados à volatilidade do mercado. Além disso, a diversificação e uma estratégia de longo prazo são essenciais para o sucesso de um investimento.
Ao aproveitar as vantagens dessa abordagem, os investidores podem construir um futuro financeiro mais seguro e desfrutar dos benefícios de um fluxo de renda constante, mesmo em um mercado volátil.
Lembre-se de que, antes de investir, é aconselhável buscar orientação financeira e considerar suas metas e tolerância ao risco. Com planejamento e paciência, as empresas que pagam dividendos mensais podem se tornar aliadas, e uma parte valiosa de sua estratégia de investimento.
Caso investimentos no exterior também estejam no seu radar, conte com a Remessa Online para fazer transferências internacionais de forma econômica, prática, rápida e sem burocracia.
Com a Remessa, o dinheiro chega no seu destino final em um dia útil ou, dependendo do país, em algumas horas apenas! Conheça a Remessa Online e veja como funciona!
Resumindo
Os dividendos são uma parte dos lucros de uma empresa que é distribuída aos acionistas como forma de retorno sobre o investimento. Eles representam uma parcela dos ganhos da empresa que é compartilhada com os proprietários das ações. Os dividendos podem ser distribuídos de maneira regular, com frequência mensal, trimestral ou anual, conforme as regras definidas pela empresa.
– Petrobras (PETR4)
– Banestes (BEES3)
– Unipar (UNIP6)
– Cemig (CMIG4)
– Bradesco (BBDC3/BBDC4)
– Taesa (TAEE11)
– Vale (VALE3)
– Itaú (ITUB3/ITUB4)
A Remessa Online não faz recomendações de investimentos. Essa é apenas uma lista informativa sobre empresas que pagam dividendos mensais.
As empresas mineradoras e siderúrgicas representaram os setores que mais pagaram dividendos e distribuíram retorno a seus acionistas em 2023. A Remessa Online não faz recomendações de investimentos. Essa é apenas uma informação sobre setores que mais pagaram dividendos em 2023
– Grendene (GRND3) — Calçados (21,73%);
– Metal Leve (LEVE3) — Automóveis e motocicletas (14,56%);
– Siderúrgica Nacional (CSNA3) — Siderurgia (12,39%)
– Petrobras (PETR4) — Petróleo e Gás (11,67%);
– CSN Mineração (CMIN3) — Mineração (11,00%).
A Remessa Online não faz recomendações de investimentos. Essa é apenas uma lista informativa sobre as empresas que pagaram os maiores dividendos em 2023.