Entenda melhor o Portal Único do Siscomex

Todas as empresas, empreendedores e empresários que já fazem ou que pretendem exportar ou importar produtos precisam conhecer o Portal Único . Foi através deste portal que o Governo Federal conseguiu tornar os envios e recebimentos de mercadorias do exterior mais fáceis e com menos burocracia.

Se você trabalha com comércio exterior, confira o artigo a seguir e conheça o que é o Portal Único Siscomex, quem pode se cadastrar e quais benefícios essa ferramenta trouxe para os empresários brasileiros.

O que é o portal único Siscomex

O Portal Único foi criado pelo Governo Federal, em 2014. O objetivo do portal era diminuir a burocracia no comércio de produtos e mercadorias entre o e outros países do exterior, além de reduzir custos e o tempo para realizar e exportações no país.

Por meio do portal, é possível centralizar as operações e informações e ainda fazer a integração entre os operadores de comércio exterior e o Governo Federal. A praticidade e agilidade do sistema foi obtido através da implementação de novos processo de e de .

Dentro do Portal Siscomex, a empresa fará login no sistema que corresponde a sua situação de atuação.

Perfis para utilização do Portal

Para facilitar ainda mais a utilização do Portal Único , foram criados diferentes perfis. Cada um deles é adequado para um tipo diferente de atividade. Veja a seguir quais são eles:

  1. Importador / Exportador: devem se cadastrar o ajudante de despachante aduaneiro, importadores, exportadores e despachantes;
  2. Cadeia Logística: perfil destinado para os depositários, operadores portuários, transportador ou agente de carga, PF-Representante de TETI;
  3. Remessa: expressa ou postal, destinado para as transportadoras. Assim, a pessoa física que compra algo não precisa efetuar nenhum tipo de cadastro no sistema;
  4. Instituição Financeira: perfil destinado para as Instituições Financeiras que irão fazer operações em comércio exterior como, por exemplo, o câmbio ou financiamento sem recurso público;
  5. Certificação OEA: esta certificação de Operador Econômico Autorizado (OEA) é concedida pelo Governo Brasileiros para as empresas que tem a preocupação em minimizar os risco das operações de comércio exterior. Isso quer dizer que essas empresas estão comprometidas com a Segurança da Cadeia Logística e da Conformidade Aduaneira;
  6. Habilitar empresa: ao se cadastrar nesse perfil, haverá acesso para o Portal Habilita. Nesse outro portal, é possível que as empresas façam solicitações de habilitação para que possam operar com comércio exterior;
  7. Acesso Público: este perfil é para acesso do público em geral, e pode ser acessado sem ter nenhum tipo de certificação. Entretanto, as informações obtidas também são limitadas. Através dele é possível consultar uma DU-E.
Entrar no mercado de exportação pode ampliar – e muito – os horizontes da sua empresa.

Benefícios do Portal Único Siscomex

A implantação do Portal Único trouxe muitas vantagens para o setor do comércio exterior brasileiro Dentre elas, podemos citar:

  1. Possibilidade de fazer uma Declaração Única de Exportação (DU-E) e/ou uma Declaração Única de Importação (Duimp);
  2. Eliminação de documentos semelhantes;
  3. Redução de informações prestadas;
  4. Fazer a integração entre DU-E e Nota Fiscal Eletrônica. Isso permitiu que a alimentação do sistema fosse automática, reduzindo a chances de erros e facilitando a comprovação da exportação;
  5. Checagem de dados de forma automatizada;
  6. Integrar o sistema e os processos de comércio exterior, centralizando a comunicação entre os operadores e as instituições governamentais;
  7. Realizar simultaneamente o controle de fronteira em detrimento de etapas sequenciais;
  8. Fazer gerenciamento de riscos;
  9. Reduzir o tempo e o custo das operações, tornando as empresas mais competitivas.

Receba pagamentos do exterior com a Remessa Online

Agora que você já sabe como fazer para deixar o processo de e mais fácil, que tal facilitar também o recebimento de pagamentos do exterior

Para realizar transferências internacionais de forma segura, prática e econômica, você poderá contar com os serviços da plataforma brasileira Remessa Online. Todos os dados são criptografados e a sua atividade é credenciada pelo do (Bacen). 

Para começar a utilizar os serviços e receber os pagamentos do exterior, você precisará apenas criar a sua conta gratuitamente no site da Remessa Online. Além de fácil e seguro, há ainda a vantagem de que a Remessa Online oferece taxas mais baratas do que as cobradas pelos bancos tradicionais. Isso sem mencionar que a cotação para conversão de é feita utilizando-se o valor do câmbio comercial, sem a adição de margem.

Continue acompanhando o blog da Remessa Online e fique por dentro de outras vantagens que a sua empresa pode ter para enviar e receber dinheiro do exterior.

Related posts

Como emitir nota fiscal MEI: passo a passo e mais

Conta PJ Itaú: como abrir, custos e vantagens

Taxa aposta esportiva: como funciona, o que mudou e valores