O processo de impeachment do presidente americano Donald Trump finalmente teve um término na quarta-feira (5), após 134 dias de muita apreensão – especialmente na Câmara.
Após os trâmites na Câmara, o Senado absolveu o Trump por 52 votos a 48 da acusação de abuso de poder, e por 53 a 47 da de que ele teria obstruído os poderes de investigação do Congresso.
Com o término do processo, entram no radar as eleições estadunidenses. E o resultado deste processo pode indicar qual será o desempenho do pleito eleitoral e do mercado. Acompanhe.
Impeachment de Donald Trump
Entenda o processo de impeachment do presidente americano Donald Trump.
Pontapé Inicial
“Isto é uma violação da Constituição americana. O presidente precisa ser responsabilizado. Ninguém está acima da lei”. Foi com esta frase que em 24 de setembro de 2019, a democrata e presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, anunciou a abertura do processo de impeachment contra Trump.
O estopim de tudo isso foi o caso envolvendo o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski. Trump teria ligado para Zelenski, pressionando-o para que investigasse o filho do ex-vice presidente Joe Biden (que agora concorre às primárias do partido para candidatar-se a vaga de presidente.
E para isso, Trump ordenou a suspensão do envio de um pacote de pacote de ajuda militar de US$ 391 milhões para a Ucrânia, configurando o abuso de poder da parte do presidente estadunidense..
Meio de Campo
Com o processo instaurado, as discussões começaram na Câmara dos Representantes que, por sua vez, solicitou documentos à Casa Branca para investigar o caso. Trump, contudo, proibiu que funcionários da Casa Branca dessem depoimentos ou fornecessem documentos para a investigação.
A decisão deu mais munição para a Câmara dos Representantes e foi a base da segunda acusação contra Trump que compôs o processo: a de obstrução dos poderes de investigação do Congresso.
Com isso, após diversos depoimentos e discussões, em uma sessão histórica no dia 18 de dezembro de 2019, Trump se tornou o terceiro presidente da história americana a ter seu impeachment aprovado na Câmara (os dois anteriores foram absolvidos no Senado). Foram 230 votos a favor da acusação de abuso de poder (197 contrários) e 229 a favor da acusação de obstrução do Congresso (198 conta).
O desfecho do processo de impeachment
Após a aprovação na Câmara, o processo seguiu para o Senado, de maioria Republicana. Ainda houve um impasse acerca de novos depoimentos que deveriam compor o processo.
Os democratas tentaram convencer os Republicanos mais moderados do Senado a apoiar a convocação de novas testemunhas que não puderam estar presentes na Câmara. No entanto, os esforços foram em vão.
E entre muitas polêmicas, bem como amplo apoio entre a maioria republicana no Senado, Trump foi absolvido das duas acusações. No caso do abuso de poder, foram 52 votos a favor do presidente e 48 pela condenação. Já no caso de obstrução do Congresso foram 47 votos pela condenação e 53 pela absolvição; Eram necessários 67 votos (dois terços) para remover Trump.
O terceiro processo de impeachment presidencial da história americana chegou, portanto, ao fim – a nove meses das eleições presidenciais de novembro, é importante ressaltar. Muito ainda se especula sobre o impacto desse processo, mas a absolvição de Trump na corrida eleitoral deve ser limitado.