Erro X5 na Caixa: você sabe o que isso quer dizer? Quem é cliente da Caixa Econômica Federal, provavelmente, já precisou lidar com essa mensagem em algum momento. Tanto no aplicativo para celular quanto no Internet Banking, o aviso: “X5 — computador/dispositivo bloqueado. Favor entrar em contato com o suporte tecnológico” pode aparecer e gerar muitas dúvidas.
Saiba que isso acontece com mais frequência do que você imagina, mas é um problema simples de ser resolvido. Neste artigo, você vai entender o que significa o erro X5 na Caixa e o que fazer para solucioná-lo. Saiba mais!
O que significa erro X5 na Caixa?
O erro X5 na Caixa significa que o seu acesso aos serviços do Internet Banking está bloqueado, tanto pelo smartphone quanto pelo computador. Um dos motivos pode ser que a senha formada por letras e números está bloqueada.
Como resolver o problema X5 da Caixa?
Para resolver o problema X5 a Caixa, é necessário fazer um novo cadastro no Internet Banking, por meio do passo a passo:
- clique em “CADASTRAR” na página inicial do Internet Banking da Caixa;
- leia os termos de uso e clique em “Li e aceito o regulamento” e “CONCORDO”;
- insira o seu CPF e a data de nascimento. Depois, clique em “CONTINUAR”;
- forneça os dados da sua conta, como agência, conta e a senha da conta, e clique em “CONFIRMAR”;
- crie o nome de usuário com letras e números entre 10 e 20 caracteres;
- cadastre sua senha de acesso com letras e números entre 6 e 8 caracteres e clique em “CONFIRMAR”.
Desse modo, o acesso à sua conta é liberado novamente, visando reforçar a segurança nas transações financeiras.
Como resolver o erro X5 do Caixa Tem?
Para resolver o erro X5 do Caixa Tem:
- cheque se a conta está ativa em outros dispositivos;
- faça a limpeza de cache;
- reinstale o aplicativo;
- atualize o app.
Como existem diferentes situações que podem causar esse problema, há também alguns caminhos para tentar resolvê-lo. Sendo assim, o primeiro passo é verificar se a sua conta do Caixa Tem está logada em outros aparelhos. Quando você entra em uma mesma conta por outro celular, o sistema automaticamente bloqueia o acesso no aplicativo.
Se isso não resolver, é necessário limpar o cachê do smartphone e tentar novamente o acesso. Caso o problema não seja resolvido, é sinal de que é necessário apagar o aplicativo e reinstalá-lo.
Além disso, a mensagem de erro X5 pode aparecer ao tentar realizar uma transação fora do horário de expediente bancário, das 8h às 17h. Nesse caso, a mensagem que aparecerá é “X5 — Transação negada para esta conta”.
Essa mensagem também pode aparecer se você estiver usando uma versão antiga do aplicativo. Por isso, é importante manter o seu Caixa Tem sempre em dia com as novas atualizações.
Como desbloquear X5 pelo aplicativo da conta Caixa no celular?
Para desbloquear o erro X5 pelo aplicativo da conta Caixa no celular:
- confira a mensagem do aplicativo;
- siga as instruções do aviso;
- reinstale o aplicativo;
- cadastre um novo usuário;
- entre em contato com o suporte tecnológico da Caixa.
No aplicativo da conta Caixa no celular, a mensagem de erro também pode aparecer por diversos motivos. Por isso, observe se a própria mensagem indica o que deve ser feito para solucionar o problema. Se o aviso não orientar sobre como resolver o erro, desinstale o app e instale novamente.
O aplicativo também pode exigir que você cadastre um novo usuário. Nesse caso, acesse pelo Internet Banking, clique em cadastrar, leia e aceite o contrato que aparecer em sua tela. Além disso, não se esqueça de excluir o usuário antigo e incluir um novo.
Por fim, cadastre uma nova senha e libere o dispositivo em uma máquina de autoatendimento da Caixa. Se isso não resolver, é necessário entrar em contato com o suporte tecnológico da Caixa ou procurar uma agência mais próxima.
Como desbloquear o erro X5 pelo Internet Banking no computador?
Para o desbloquear o erro X5 pelo Internet Banking no computador:
- acesse o painel de controle do computador e siga até a área de Programas e Aplicativos;
- clique para desinstalar o aplicativo “WARSAW”;
- reinicie o computador no modo de segurança;
- abra o navegador para instalar o programa novamente;
- aguarde o fim da instalação.
A mensagem de bloqueio mais comum ao acessar o Internet Banking da Caixa no computador é “X5 — computador/dispositivo bloqueado”. Outra notificação frequente é a de “X5 – Senha de acesso bloqueada. Cadastre um novo usuário”. Nesse caso, o procedimento é o mesmo indicado para correção do erro no aplicativo de celular, com um novo cadastro no Internet Banking da Caixa.
Se o erro persistir, é necessário fazer algumas verificações, como:
- A conta está conectada em quantos dispositivos?
- Você ativou os cookies para a página da Caixa?
- A versão do Windows de seu computador é compatível?
Caso o problema não seja resolvido, é necessário entrar em contato com a área de atendimento da Caixa ou procurar uma agência mais próxima para receber as novas orientações.
Por que meu aplicativo da Caixa foi bloqueado?
O aplicativo da Caixa é bloqueado quando ocorre alguma inconsistência, problema de segurança, suspeita de fraude ou um tempo muito longo sem acessar o aplicativo. O erro X5 faz parte das medidas de proteção adotadas pela Caixa Econômica Federal.
O que fazer quando a senha da Caixa é bloqueada?
Quando a senha da Caixa é bloqueada, gerando o erro X5, é necessário entrar em contato pela Central de Atendimento ou procurar uma agência mais próxima da sua localização para fazer os processos de desbloqueio e solicitação de nova senha.
É possível entrar em contato com o Suporte Tecnológico da Caixa pelos números 4004-0104, para capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 726 0104 para as demais regiões ou WhatsApp.
Como fazer o desbloqueio da assinatura eletrônica da Caixa?
Para fazer o desbloqueio da assinatura eletrônica da Caixa:
- acesse o Internet Banking da Caixa pelo computador, celular ou tablet com assinatura eletrônica já desbloqueada;
- faça o login com seu usuário e senha;
- clique em “Configurações” e, em seguida, em “Contas” e “Consultar Contas”;
- selecione a sua conta;
- clique em “Cadastrar assinatura”;
- revise os dados da sua conta e do contrato da assinatura;
- confirme as informações;
- clique em “Concordo” para aceitar os termos do contrato;
- conclua o processo em um caixa eletrônico em uma agência da Caixa.
Com a assinatura eletrônica Caixa, você consegue movimentar a sua conta e fazer transações bancárias pelo Internet Banking e aplicativo do banco. Essa é uma senha diferente da que você usa para acessar a sua conta nos caixas eletrônicos, por isso, proporciona mais segurança em suas operações.
Como fazer o desbloqueio da assinatura eletrônica da Caixa no Caixa Eletrônico?
Para desbloquear a assinatura eletrônica da Caixa no Caixa Eletrônico:
- insira o cartão com chip no terminal;
- selecione “Outros Serviços”;
- escolha “Senhas e validações de acessos”;
- selecione “Desbloqueio de Assinatura Eletrônica”;
- digite o CPF e confirme.
Vale a pena aderir ao serviço de SMS para receber alertas das transações realizadas na sua conta. Após concluir o processo, você já pode usar a assinatura eletrônica para fazer as atividades bancárias pela internet ou pelo aplicativo.
Além disso, se você está há muito tempo sem usar o Internet Banking Caixa ou aplicativo e não lembra mais qual é a sua assinatura eletrônica Caixa, lembre-se de procurar um atendimento bancário para cadastrar a nova assinatura eletrônica. Você também pode tentar acertar a senha, mas três tentativas sem sucesso causam o bloqueio do acesso.
Resolver o erro X5 na Caixa pode ser simples, desde que você siga as principais orientações. Para evitar mais complicações, existe sempre a opção de entrar em contato direto com o banco ou visitar uma agência. Assim, é possível continuar realizando todas as transações pelo Internet Banking.
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Resumindo
O erro X5 na Caixa significa que o seu acesso aos serviços do Internet Banking está bloqueado, seja com acesso pelo aplicativo no computador, seja pelo smartphone.
Para resolver o problema X5 na Caixa, é necessário fazer um novo cadastro no Internet Banking. Com isso, o acesso à sua conta é liberado novamente e uma nova senha pode ser criada.