A gravação de vídeos em movimento exige que diversos fatores sejam combinados para que tudo dê certo. É preciso ter uma boa câmera para capturar essas imagens, um microfone que elimine ruídos indesejáveis e um bom estabilizador de vídeo. Afinal, mesmo que tudo seja planejado nos mínimos detalhes, ainda assim imprevistos podem acontecer.
O estabilizador de vídeo pode funcionar de duas maneiras: na câmera ou em um software. No primeiro caso, você investe em um equipamento com o recurso de estabilizar a imagem ou um equipamento que vai ser usado junto com ela. No segundo caso, você vai utilizar um software que ajude a corrigir a imagem, tornando-a mais estável.
Neste artigo, você vai ver quais são os softwares mais indicados no mercado e ainda confere algumas dicas para usar durante suas filmagens. Confira!
1- Invista em um celular com estabilizador de vídeos
Gravar vídeos em ambientes externos ou em movimento com o celular era um desafio para muitos criadores de conteúdo. Os aparelhos ofereciam recursos básicos de filmagem e era necessário investir em equipamentos complementares.
Agora, os smartphones mais modernos são desenvolvidos pensando em atrair esse perfil de usuário. Por isso, contam com recursos que corrigem certas irregularidades na movimentação do aparelho e ferramentas de correção de imagem.
Aparelhos mais recentes da Apple, por exemplo, contam com algoritmos de estabilização, que são aprimorados automaticamente e executados junto com o aplicativo de câmera, tornando a captação mais inteligente e com melhor qualidade.
Se você já tem um smartphone que utiliza em filmagens, busque mais informações sobre ele e seus recursos, o que a câmera oferece etc. Se estiver procurando um aparelho para comprar, pesquise pelos modelos que oferecem mais recursos de filmagem.
Além disso, siga essas dicas de estabilizador de vídeo durante suas gravações;
- Mova a câmera lentamente, pois movimentos bruscos desestabilizam a gravação e quebram a percepção de suavidade da captação;
- Ajuste as correções de luz para gravação ou ative o ajuste automático da câmera;
- Durante a gravação, segure o aparelho com as duas mãos, assim você diminui a trepidação.
Além dessas dicas, você pode investir em equipamentos específicos para estabilizar a imagem durante a gravação.
2 – Use um estabilizador de vídeo celular
O estabilizador de vídeo para celular já é uma realidade acessível para os criadores de conteúdo. Com esse equipamento, você consegue deixar as gravações mais profissionais. Confira alguns modelos famosos no mercado:
- RetiCAM
- ZTYLUS Pistol Grip
- iOgrapher Multi Case
- DJI Osmo Mobile 2
- BeastGrip Pro
3 – Baixe um app estabilizador de vídeos
Outra alternativa para melhorar as gravações no celular é baixar um app estabilizador de vídeo. Com essas soluções, é possível usar o celular em filmagens de ação, como manobras de skate, corridas, entre outras situações. Os mais conhecidos entre os produtores de conteúdo são o Motion Stills, da Google, e o Hyperlapse, da Microsoft.
Assim como os recursos presentes em alguns modelos de smartphone, esses aplicativos usam algoritmos para identificar e corrigir os erros nas imagens, tornando-as mais nítidas e profissionais.
Software estabilizador de vídeos: veja qual usar
O estabilizador para câmeras ou para smartphone pode não ser suficiente para eliminar ou diminuir os ruídos nas suas imagens. Nesse caso, também é possível usar um recurso extra: um software estabilizador de vídeo.
Os próprios editores de filmagem contam com esse recurso. Dessa forma, provavelmente, o sistema que você utiliza para editar suas gravações já deve ter uma função como essa. A seguir, você vai ver quais são os mais utilizados:
1 – Estabilizador video Premiere
O Adobe Premiere Elements é um estabilizador de vídeos bastante utilizado. Na verdade, a ferramenta é uma solução completa de edição de filmagens, que permite cortar, juntar, aparar, adicionar títulos e transições, mexer no áudio e exportar os vídeos em diversos formatos. O software oferece diversos recursos, dos mais simples aos mais complexos, para atender todo o tipo de público.
2 – Estabilizador de vídeo Sony Vegas
O Sony Vegas Pro é um software de edição de vídeos, que conta com estabilizador e todas as ferramentas para editar um vídeo profissional, além de contar com recurso que permite correção de cor avançada, transmissão ao vivo e design de som. Com esse estabilizador para vídeos, é possível editar a imagem em tempo real com alta qualidade, fidelidade e manipulação de som, indo de estéreo em 5.1 surround para Home Theater ou Cinema, além de AC3 para DTS. Ou seja, você tem muito mais do que um editor e estabilizador para vídeos.
3 – Estabilizador de vídeo Final Cut Pro
O Final Cut Pro é uma referência quando o assunto é correção de imagens tremidas. Além dos recursos específicos para esse objetivo, a ferramenta conta com outras soluções que o tornam um software completo, como exportação, Teatro iChat, suporte completo de DVD, suporte Blue-ray limitado, suporte de AVCInra nativo, Codecs ProRess, Nova janela de Timecode, Transição Alpha e suporte Blu-Ray.
Além disso, atende tanto usuários amadores, quanto experientes. No entanto, o preço e a compatibilidade limitada, tornam o Final Cut uma opção menos acessível. A ferramenta é compatível apenas com o sistema operacional Mac.
4 – Estabilizador de vídeo iMovie
Uma das principais vantagens do iMovie é ser uma ferramenta nativa nos Macs, não é necessário adquirir uma licença se você for usuário dos computadores Apple. No entanto, é um software amador, indicado para quem está começando a editar, pois conta com recursos mais limitados.
Embora seja mais simples, o iMovie conta com recursos de estabilização de imagem, controle preciso de edição, integração iDVD, câmara lenta, tela verde, entre outras ferramentas que sistemas mais simples não oferecem.
Um estabilizador de vídeos é um recurso obrigatório para quem produz conteúdo de aventura, grava na rua ou filmagens que exigem movimento. Além disso, é bastante útil para quem não produz esse tipo de conteúdo, mas quer aperfeiçoar a qualidade dos vídeos quando as captações não saírem como esperado.
Continue acompanhando o blog da Remessa Online e aprenda mais sobre produção de vídeos.
Resumindo
Os estabilizadores de vídeo mais utilizados em celulares são: o Motion Stills, da Google, e o Hyperlapse, da Microsoft.
Os melhores equipamentos para estabilizar vídeos são:
1. RetiCAM
2. ZTYLUS Pistol Grip
3. iOgrapher Multi Case
4. DJI Osmo Mobile 2
5. BeastGrip Pro
Depois de gravar as imagens, é possível estabilizá-las utilizando os seguintes sistemas: Final Cut Pro, Premiere, Sony Vegas e iMovie.