O YouTube é o segundo maior site de buscas do mundo, atrás apenas do Google. Isso porque, os vídeos são uma forma simples e prática de transmitir informações relevantes, o que tem despertado a atenção das pessoas. Com essa tendência, investir nessa plataforma é uma possibilidade que merece atenção, mas é preciso conhecer as estratégias do YouTube para ter um canal de sucesso.
Veja no artigo abaixo quais as melhores estratégias para crescer no YouTube, alcançar mais pessoas e conquistar mais seguidores. Acompanhe!
Vantagens de abrir um canal no YouTube
Existem muitas vantagens de abrir um canal no YouTube. O site é o segundo mais acessado no mundo, com 1,9 bilhão de usuários ativos conectados por mês. Além disso, a plataforma é diversificada e oferece conteúdos de todos os assuntos. Dessa forma, é o local em que as pessoas buscam informações de uma maneira prática, didática e intuitiva.
Outras vantagens de abrir um canal no YouTube são:
- O YouTube é gratuito;
- Possibilidade de falar dos assuntos que mais gosta;
- Fonte de renda extra;
- Boa oportunidade para gerar tráfego;
- Conteúdos podem ser acessados por pessoas de qualquer lugar.
Como criar um canal
O passo a passo para criar um canal no YouTube é muito simples e pode ser realizado tanto pelo site, no computador ou por um smartphone:
- Acesse o YouTube;
- Faça login com sua conta Google;
- Clique na foto, depois, em “Criar canal”;
- Preencha as informações básicas e clique em“criar”.
É possível abrir o canal usando o nome e sobrenome ou em nome de alguma pessoa jurídica. Além disso, após a criação do canal, você deve personalizá-lo para ficar de acordo com suas ideias e atrair o seu público.
Para isso, basta ir em “personalizar canal” e você pode editar a descrição, alterar foto de perfil, alterar a arte de capa, inserir links personalizados e outras ferramentas e estratégias de marketing.
Depois de tudo pronto, o canal já estará preparado para receber os conteúdos e visível para inscrição dos usuários.
Análise das referências
O YouTube é repleto de canais de sucesso e com certeza vai ter algum relacionado ao que você pretende criar. É importante estudar esses canais e usar como uma referência, isso ajudará a direcionar o seu perfil.
Comportamento do público alvo
Analisar o comportamento do público-alvo do seu canal é essencial, porque eles são os que vão assistir os seus conteúdos. Os comentários e as preferências devem ser considerados e são informações importantes no desenvolvimento do canal.
Estratégias do YouTube para um canal bem-sucedido
Entre as estratégias do YouTube para ter um canal bem-sucedido, é preciso contar com estratégias, recursos e técnicas para começar bem e se destacar, oferecendo conteúdos de qualidade e interessantes para os espectadores.
Isso acontece porque a competitividade no YouTube é muito grande, exigindo estratégias e planejamento para quem deseja ter êxito. Para ajudar, veja dicas imprescindíveis para ter sucesso.
Tenha um bom planejamento
O planejamento é indispensável para ir bem no YouTube e deve estar presente em todas as etapas, desde a escolha do nome até a produção dos conteúdos. Saber quais os assuntos que irá abordar e as melhores formas de oferecer ao público o que eles desejam ver só é possível com muito planejamento.
Crie um canal sobre o que você gosta
Trabalhar com algo de interesse pessoal é sempre uma motivação a mais e uma maneira de fazer tudo com mais dedicação e perfeição. Isso também se aplica ao canal do YouTube, pois fazer os vídeos sobre os assuntos que você ama é um dos segredos para ter sucesso.
Ao fazer os conteúdos que gosta, tudo será mais natural e as ideias vão surgir mais facilmente na sua cabeça, além de transmitir maior confiança e entusiasmo para quem está assistindo.
Defina um estilo para o canal
O estilo do seu canal deve estar diretamente alinhado com o seu público para cativar os usuários. Ao conhecer seu público, você vai saber se adota um estilo mais formal, moderno ou descolado e qual o tipo de linguagem é mais apropriada para manter a atenção dos inscritos no seu canal e como atrair ainda mais pessoas.
Por exemplo, um canal de games terá uma linguagem muito mais informal e descolada que se o assunto for investimentos financeiros.
Utilize bons equipamentos
Usar equipamentos de qualidade faz toda a diferença em uma estratégia para o YouTube. Você deve escolher materiais como:
- Câmera filmadora;
- Microfone;
- Iluminação;
- Tripé;
- Software de edição de vídeo.
No entanto, não existe a necessidade de adquirir equipamentos de ponta ainda no começo no canal. Esse é um recurso que pode ser aperfeiçoado com o tempo. Portanto, é natural começar com equipamentos mais simples e com o tempo, adquirir itens mais modernos. O importante é não parar no tempo e buscar a evolução constante e de acordo com os recursos disponíveis.
Confira quais são as melhores câmeras e microfones para gravar vídeos.
Desenvolva conteúdos de qualidade
A grande estratégia para o YouTube é, certamente, criar um conteúdo de alta qualidade. Isso porque, ele é capaz de fidelizar o público no canal e mantê-los sempre antenados nas novidades. Com diversos Youtubers, oferecer qualidade é um grande diferencial.
Invista em um planejamento para produção e publicação, com informações relevantes, roteiros, técnicas de filmagem, softwares para edição e avalie os comentários para saber onde pode melhorar e caprichar ainda mais.
Utilize técnicas de marketing digital
As estratégias de marketing de conteúdo ajudam a promover o seu canal para alcançar o público-alvo de forma estratégica e agradável. Por isso, utilize uma estratégia de marketing digital bem estruturada para divulgar o seu canal, use blogs, redes sociais e as técnicas de SEO para ter maior visibilidade.
Faça parcerias
Fazer parcerias é uma prática eficiente e que é adotada até por YouTubers de sucesso. É uma forma de ganhar maior notoriedade para todos os envolvidos, já que uma pessoa não se limita apenas a um tipo de assunto.
Entre em contato com pessoas com canal no YouTube, que sejam assuntos complementares aos seus, que possam acrescentar algo e os convide para fazer participações e divulgações em conjunto.
Seja interativo
Outra estratégia importante é interagir e se envolver com os seguidores do canal. Isso contribui para ganhar a simpatia, engajamento e aumentar as visualizações dos vídeos. Dessa forma, é importante responder os comentários e atender às solicitações do seu público.
Ainda, é importante manter uma boa frequência de publicações e visualizar os comentários para garantir uma boa comunicação. Principalmente no início do canal, esse contato com o espectador é essencial.
Crie um ambiente adequado
A organização do cenário para gravar os vídeos merece atenção especial. Concentre-se em ter uma boa identidade visual utilizando recursos para garantir uma interface criativa, interessante e chamativa.
Seja em um ambiente interno ou externo, a apresentação do vídeo deve ter boa qualidade de imagem e áudio, para transmitir uma imagem profissional e impecável. Tenha um cuidado especial com a iluminação, organização e grave em locais calmos, para não ocorrerem interrupções por outras pessoas ou mesmo barulhos de carros.
Seja diferente
Mesmo se você se inspirar em outra pessoa, é preciso encontrar a sua identidade e diferencial para ter sucesso. Para não ter dificuldades para atrair audiência, evite copiar algum YouTuber. Seja original e busque o público que vai se identificar com suas particularidades.
Qualquer pessoa pode produzir um conteúdo para internet, no entanto, para se destacar é necessário ter uma identidade própria que seja um diferencial dos demais. Dominar o assunto e se promover com eficiência são ótimas práticas para desenvolver seus diferenciais.
Passo a passo para fazer uma boa divulgação
As estratégias para a divulgação de seus vídeos e canal no YouTube também é essencial para alcançar o maior número de pessoas possíveis.
Essa etapa, tem influência nos seus resultados, excepcionalmente no início das atividades do seu canal. Para fazer publicações mais eficientes, considere os seguintes fatores.
Crie vínculos com outras redes sociais
Criar vínculos com outras redes sociais desperta o interesse das pessoas para visitar o canal. Portanto, utilize os seus conteúdos mais relevantes para criar os vínculos e disponibilize o seu perfil para os seguidores.
Você pode falar sobre seus vídeos no Instagram, Facebook, Tik Tok e até Whatsapp.
Fique atento às boas práticas de SEO
Existem formas de ranqueamento e classificação que precisam ser analisadas para direcionar as suas publicações no YouTube, elas são chamadas de estratégias de SEO para YouTube.
Submeta as suas publicações as estratégias de SEO, que tem o objetivo de otimizar os vídeos nas ferramentas de buscas, permitindo que as pessoas encontrem os conteúdos com maior facilidade. É um detalhe que faz uma diferença considerável no volume de tráfego no seu canal.
Faça uma chamada para a ação (CTA)
Durante seus vídeos, você pode pedir para seus seguidores compartilharem o conteúdo com seus amigos e nas próprias redes sociais. Essa atitude, além de levar o vídeo para mais pessoas, faz com que o próprio algorítimo do YouTube entregue mais.
No entanto, cuidado para não ser massante e ficar pedindo o tempo todo. Além disso, para que seus seguidores tenham vontade de compartilhar o conteúdo, ele deve ser útil e interessante para eles.
Remessa Online: melhor alternativa para receber do Google Adsense
Ao criar um canal, você pode ganhar dinheiro por meio da parceria com outras marcas ou pela monetização do YouTube.
Esses pagamentos acontecem pelo Google Adsense através das transferências internacionais, por isso, a moeda utilizada é o dólar, tornando tudo ainda mais interessante.
Nesse contexto, quem deseja criar um canal no YouTube e começar a lucrar com ele é fundamental ativar o Google Adsense no YouTube — para receber pagamentos do exterior e iniciar de fato as atividades profissionais com a plataforma.
Para receber seus lucros do YouTube, você precisa contar com uma ferramenta prática, segura e com taxas econômicas, como a Remessa Online. A plataforma brasileira se destaca como a melhor alternativa, pois oferece taxas justas e você pode economizar até 8 vezes.
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Perguntas frequentes
As principais vantagens do YouTube são: é gratuito, possibilidade de falar dos assuntos que mais gosta, fonte de renda extra, boa oportunidade para gerar tráfego e o conteúdo pode ser acessado por pessoas de qualquer lugar.
Tenha um bom planejamento; crie um canal sobre o que você gosta; defina um estilo para o canal; utilize bons equipamentos; desenvolva conteúdos de qualidade; utilize técnicas de marketing digital; faça parcerias; seja interativo; crie um ambiente adequado e seja diferente.