Os ETFs de Bitcoin foram aprovados pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, a SEC, na quarta-feira, 10 de janeiro de 2024. Foram aprovados 10 dos 11 ETFs pedidos de gestoras para o lançamento. Até então, o país não contava com nenhum fundo do tipo negociado na bolsa de valores com preço à vista da criptomoeda.
Antes da aprovação dos ETFs de Bitcoin no mercado americano, os ativos da criptomoeda eram negociados por meio de exchanges. Esse tipo de comercialização afastava parte dos investidores devido à falta de regulação dessas operações financeiras e ao medo da volatilidade da moeda.
Entenda se o ETF de Bitcoin foi aprovado, o que são ETFs, quais suas vantagens e se vale a pena investir. Boa leitura!
Foi aprovado o ETF de Bitcoin?
O ETF de Bitcoin foi aprovado na quarta-feira (10), pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC). Ao todo foram feitos 11 pedidos por parte de gestoras. Os fundos devem começar a ser negociados nesta quinta-feira (11). Até então, o país não contava com nenhum fundo de investimento desse tipo para criptomoedas e a aprovação neste ano já era dada como certa pelo mercado, após anos de espera.
A expectativa é que a aprovação dos ETFs de Bitcoin nos Estados Unidos popularize ainda mais o Bitcoin e as demais criptomoedas, que até então tinham pouca ou nenhuma regulação nos maiores mercados financeiros do mundo.
Em quais bolsas de valores o ETF Bitcoin foi listado?
Os ETFs de Bitcoin foram aprovados e listados na Nasdaq, na Bolsa de Nova York (NYSE) e na Chicago Board Options Exchange (CBOE). As negociações têm previsão para se iniciarem nesta quinta-feira, 11 de janeiro de 2024.
Quais são os ETFs de Bitcoin?
Os ETFs de Bitcoin aprovados e as gestoras responsáveis por eles são:
- $BTCW – Wisdom Tree;
- $GBTC – Grayscale;
- $IBIT – BlackRock;
- $EZBC – Franklin Templeton;
- $BRRR – Valkyrie;
- $BTCO – Invesco/Galaxy;
- $DEFI – Hashdex;
- $HOLD – VanEck;
- $FBTC – Fidelity;
- $BITB – Bitwise;
- $ARKB – Ark Invest
O que é ETF?
Um ETF (Exchange-Traded Fund) é um tipo de investimento que combina características de ações e fundos de investimento. Ele funciona por meio de uma cesta de ativos vendidos na bolsa de valores, sendo uma forma fácil dos investidores entrarem em um grupo específico de ativos, sem precisar ter esses ativos diretamente.
O que é ETF de Bitcoin?
ETF de Bitcoin, também chamado de spot, é um fundo de investimento voltado para o Bitcoin e negociado na bolsa de valores. Sendo um instrumento que permite aos investidores a exposição aos movimentos de preços do ativo, ele regulamenta operações financeiras com a criptomoeda. Sem os ETFs de Bitcoin, os investidores precisavam recorrer diretamente a exchanges de criptomoedas para negociá-las.
Por que o ETF de Bitcoin é importante?
O ETF de Bitcoin é importante, pois regulamenta as negociações da criptomoeda durante operações financeiras. Por meio dos ETFs, é possível acompanhar a volatilidade dos preços da moeda. Além disso, eles são respaldados pelas regras financeiras praticadas na bolsa de valores, o que torna esse tipo de operação mais seguro.
O valor do Bitcoin vai subir?
O valor do Bitcoin aumentou, após a aprovação do ETF de Bitcoin. Por volta de 11h35 da manhã desta quinta-feira (11), o Bitcoin subiu 6%, sendo cotado a US$ 47.839, ante US$ 45 mil registrado 24 horas antes.
Segundo analistas técnicos, espera-se que a criptomoeda valorize ainda mais ao longo do ano. Outras criptomoedas menores também tiveram alta nos preços. A Ethereum, por exemplo, subiu 10,20% após a aprovação dos ETFs de Bitcoin.
Brasileiro pode investir no ETF de Bitcoin?
Sim, quem é brasileiro pode investir em ETF de Bitcoin. Para isso, é preciso ter uma conta internacional em alguma corretora americana que liste algum ETF de Bitcoin. Após isso, basta fazer a transferência de seus recursos em reais para dólares, fazendo o câmbio da moeda para adquirir esse produto financeiro.
Para realizar transferências internacionais online de forma segura e investir em ETFs de Bitcoin, conheça a Remessa Online — a primeira plataforma de transferências internacionais totalmente online do Brasil.
Resumindo
Sim, o ETF de Bitcoin foi aprovado na quarta-feira (10), pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC). Os fundos devem começar a ser negociados nesta quinta-feira (11).
ETF de Bitcoin, também chamado de spot, é um fundo de investimento voltado para o Bitcoin e negociado na bolsa de valores. Sendo um instrumento que permite aos investidores a exposição aos movimentos de preços do ativo, ele regulamenta operações financeiras com a criptomoeda. Sem os ETFs de Bitcoin, os investidores precisavam recorrer diretamente a exchanges de criptomoedas para negociá-las.