O euro foi influenciado pelos avanços na negociação do Brexit, assim como a libra esterlina
Com relação ao Euro, a semana também foi bastante pautada pelos avanços no Brexit. A moeda Europeia abriu a semana cotada a R$ 4,4517, e ganhou força em relação ao Real até sexta-feira
Como informaram jornais internacionais, as conversas entre o Johnson e Varadkar na quinta-feira produziram o que os dois chamaram de “caminho para um acordo”. Ao passo que o presidente do Conselho da União Europeia, Donald Tusk, considerou bem-vindo em uma declaração formal nesta sexta-feira (11)
No entanto, cabe destacar que o presidente da UE lembrou que, mesmo com o “caminho para um acordo” pavimentado, não há garantias de sucesso, ou seja, da efetivação do acordo, uma vez que o tempo não joga a favor.
Assim sendo, na primeira hora do pregão desta sexta-feira, o Euro foi cotado a R$ 4,5576, uma depreciação semanal do Real de aproximadamente 2,25% em relação à moeda europeia. Em relação ao Dólar americano, o Euro ganhou 0,71% do seu valor na semana entre segunda e sexta.
Veja também as análises sobre o dólar e a libra esterlina.
André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor e coordenador universitário nos cursos de Ciências Econômicas. Mestre em Economia Política pela PUC-SP, possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, com passagens pelo setor público.