Pix internacional: existe Pix em outros países?

O Pix internacional pode se tornar uma realidade. O Bank Of International Settlements (BIS) está desenvolvendo uma plataforma que deve integrar pagamento instantâneo em 60 países. O protótipo, chamado Nexus, está em testes nos sistemas financeiros da Malásia, de Cingapura e da Zona do Euro, pelo Banco da Itália.

No Brasil, o Pix ganhou popularidade pela ausência de tarifas para pessoa física, a rapidez da operação e a redução da burocracia. Porém, o processo de transferências internacionais é diferente e, consequentemente, um pouco mais confuso.

Neste artigo, vamos responder se é possível fazer um Pix internacional e explicar se existe Pix em outros países. Então, continue a leitura para entender o assunto.

O que é Pix internacional?

O Pix é um sistema de pagamento instantâneo do Banco Central. No momento não é possível realizar transferências internacionais com ele, mas o Bacen está estudando o uso do Pix em operações para contas bancárias no exterior. Há outros sistemas similares que são chamados informalmente de “Pix internacional”, como o Nexus. Esse projeto está em fase de testes e não tem data de lançamento.

Qual a diferença entre o Pix internacional e o nacional?

A diferença entre o Pix internacional e o nacional é, de forma geral, que quem envia ou quem recebe a transferência da operação tem conta em outro país. A expectativa é que a ferramenta funcione de maneira semelhante ao Pix já usado no Brasil, de maneira descomplicada e menos burocrática.

Além disso, diferente do Pix comum, o Pix internacional deve cobrar taxas por operação. A expectativa é que os custos sejam menores do que os já praticados em transações internacionais. Porém, é necessário aguardar o anúncio oficial por parte do governo federal.

É possível fazer Pix internacional?

Não é possível fazer Pix internacional porque o Banco Central permite operações apenas entre contas brasileiras pelo Pix. O Bank Of International Settlements (BIS) está testando o Nexus, sistema instantâneo de pagamento entre países, na Malásia, Cingapura e Zona do Euro em parceria com o Banco da Itália, visando reduzir custos e aumentar a eficiência das transações financeiras internacionais.

Vale ressaltar que você pode pagar suas transferências internacionais na Remessa Online via Pix, o que agiliza a sua transação para o exterior enquanto o Pix internacional não é lançado.

Como receber um Pix de outro país?

Ainda não é possível receber um Pix de outro país, já que o sistema de pagamento é exclusivo do Brasil. No entanto, um sistema análogo ao Pix internacional está sendo testado pelo Bank Of International Settlements e pode atender a 60 países.

Para receber dinheiro do exterior de forma rápida e barata, utilize a Remessa Online. A plataforma brasileira de transferências internacionais pratica taxas justas e permite receber quantias como salário, transação entre pessoas físicas, pagamento de serviço e retorno de investimentos no exterior.

Existe Pix em outros países?

Não existe Pix em outros países porque o sistema é exclusivo do Brasil, mas há tecnologias semelhantes de pagamento instantâneo, como o Faster Payments no Reino Unido, o Fednow nos Estados Unidos e o New Payments Plaftform na Austrália.

O Faster Payments é a plataforma de transferência instantânea do Reino Unido há mais de 10 anos e computa, em média, 7 milhões de transações diárias. Já o Fednow foi lançado em julho de 2023 nos Estados Unidos pelo Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed). O país também tem outros aplicativos de transações rápidas, como o Venmo e o Zelle.

Na Austrália, a tecnologia de pagamentos instantâneos entre contas é chamada de New Payments Platform. Já na Índia é utilizado o Immediate Payment Service (IMPS), semelhante ao TED no Brasil.

Por fim, na China, o Internet Banking Payment System (IBPS) trabalha principalmente com transações de pagamento interbancário de varejo pela internet. O sistema permite que clientes enviem dinheiro online instantaneamente desde agosto de 2010.

Quanto tempo demora um Pix internacional?

O Pix internacional não foi lançado ainda, mas é possível usar facilitadoras de pagamento no exterior para enviar e receber dinheiro no exterior de maneira rápida. Remessas pagas no Pix na Remessa Online são efetivadas dentro de 15 minutos, podendo em alguns casos demorar até 2 dias úteis.

Quais são os custos do Pix internacional?

Ainda não há informações sobre possíveis cobranças de taxas para o Pix internacional, mas prevê-se que optem por um modelo de custo reduzido para facilitar ainda mais as transferências internacionais. No Brasil, o Pix é gratuito para pessoas físicas e possui taxas simbólicas para empresas.

Atualmente os impostos de uma transferência internacional consistem em IOF, Imposto de Renda Retido na Fonte, além das taxas de câmbio e de envio.

Saiba como enviar dinheiro para o exterior

Enquanto o Pix internacional não se torna uma realidade, vale a pena conhecer a Remessa Online para enviar dinheiro para o exterior de forma segura e eficiente. Assim, você tem menos custos e mais benefícios e pode fazer mais com o seu dinheiro.

Quer saber mais sobre como transferir o seu dinheiro para outros países? Acesse o site da Remessa Online e aprenda sobre transações internacionais e mercado financeiro.

Resumindo

Como receber Pix internacional?

Ainda não é possível receber um Pix de outro país, já que o sistema de pagamento é exclusivo do Brasil. No entanto, um sistema de Pix internacional está sendo testado pelo Bank Of International Settlements e pode atender a 60 países.

Em quais países existe o Pix?

O  Pix é um meio de pagamento específico do Brasil. No entanto, sistemas semelhantes são utilizados em outros países. Entre eles estão Índia, Austrália, Bulgária, Chile, República Tcheca, Japão, Islândia, Reino Unido, Estados Unidos, algumas nações europeias, etc.

Related posts

Receita Federal amplia controle sobre PIX e transações com cartões de crédito

HMPV: o que é, sintomas e prevenção da doença que está aumentando na China

ADP deve reforçar resiliência do mercado de trabalho americano