Também chamado de Comércio Justo, o fairtrade é uma estratégia diferente das transações tradicionais. O objetivo é firmar parcerias com consumidores e produtores, a fim de tornar as operações mais benéficas para ambas as partes.
A partir dessa prática, é possível diminuir a pobreza e incentivar a realização de operações de alta responsabilidade social. Com isso, pequenos e médios produtores de negócios têm mais sustentabilidade e competitividade.
Para entender melhor o que é fairtrade e saber como aproveitar essa alternativa de comércio, neste post explicaremos o conceito e como você pode impulsionar sua empresa dessa forma. Saiba mais!
O fairtrade é um modelo de negócio em que produtores e consumidores se tornam parceiros. O propósito é estabelecer práticas comerciais sustentáveis e éticas, que levem ao aumento da responsabilidade social.
O conceito foi criado nos anos 1960 e existe a Fairtrade Labelling Organization (FLO), uma sociedade comercial sem fins lucrativos que apresenta as diretrizes das negociações e preza pela igualdade no comércio internacional.
Da mesma forma, foi elaborada a certificação fairtrade. Os participantes devem cumprir as normas da Fairtrade International (FLO) para terem acesso ao selo e à rotulagem que garante as boas práticas.
Assim, é assegurado que os produtos desenvolvem oportunidades de mercado.
Por todos esses motivos, mais de 1,2 milhão de famílias de agricultores são beneficiadas. Elas estão presentes na África, na Ásia e na América Latina.
Ao saber o que é fairtrade, é preciso entender que seu propósito principal é garantir o contato direto entre comprador e produtor, a fim de que ambos sejam beneficiados. Essa é uma forma de desburocratizar as operações e diminuir a dependência e as instabilidades do mercado.
Para chegar a esse patamar, é necessário implantar algumas boas práticas. Entre elas estão:
Apesar de ser bastante benéfico aos participantes, o fairtrade é pouco conhecido e adotado no Brasil. Já existe a Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil, que reúne os produtores certificados.
Atualmente, os itens com esse selo são sucos de frutas, café, castanha, mel, uva para vinho e soja. No entanto, ainda é preciso desenvolver mais. Afinal, a FLO determina um preço mínimo por unidade do produto, o que evita que os fabricantes sejam alvo de especulação.
Esse preço mínimo tem o objetivo de cobrir os custos de produção e a margem de lucro dos investimentos. Ao mesmo tempo, assegura a competitividade por meio de um valor justo.
Como você pôde perceber ao longo deste post, o fairtrade é muito usado no mercado agrícola. Esse não é o único setor. A prática também impacta a moda.
Em ambos os casos, os produtores são beneficiados. No mercado agrícola, os alimentos se tornam mais atrativos e, muitas vezes, são orgânicos. Assim, são adotadas práticas mais sustentáveis.
Na moda, há um incentivo aos pequenos produtores. Com o estímulo, há menos rotatividade de colaboradores e todos são pagos de forma justa — diferente do que acontece em muitas marcas de grande porte.
Assim, os participantes adotam medidas mais sustentáveis tanto no quesito econômico quanto para o meio ambiente. Da mesma forma, os produtores são empoderados e ganham mais possibilidade de participação no mercado.
Qualquer negócio interessado em comprar ou vender produtos com selo fairtrade pode entrar em contato com a Labelling Initiative. Também pode conversar com a FLO para ter assistência.
De todo modo, não precisa ser um pequeno negócio para participar. Até mesmo grandes empresas adotam as boas práticas. Veja alguns exemplos de marcas:
Como você pôde perceber, é possível atuar até mesmo no mercado internacional ao entender o que é fairtrade. No caso das transações internacionais, basta contar com a plataforma de transferências certa.
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Essa é a oportunidade para expandir o seu negócio e alcançar mais clientes. Então, o que acha de investir no fairtrade e ver sua empresa alcançar novos patamares?
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É o selo recebido por empresas que seguem as diretrizes da FLO.
É uma operação que beneficia produtores e consumidores a partir de uma relação de transparência.
Ele ainda é pouco conhecido, mas já tem empresas que adotam as práticas ambiental e socialmente responsáveis.
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