Desde que o OnlyFans ganhou fama a partir de 2020, outras plataformas surgiram com dinâmicas parecidas. Uma delas é a FanFever, plataforma de conteúdo por assinatura lançada no Brasil e que tem se destacado como uma concorrente prática e econômica.
A FanFever é uma opção atrativa para criadores de conteúdo de diversos nichos, desde fitness e maquiagem até cosplay e educação. Se você trabalha com conteúdo online, confira no artigo abaixo mais detalhes sobre como funciona e como se cadastrar na plataforma, quais as taxas cobradas e como sacar os valores.
O que é FanFever?
A FanFever é uma nova plataforma de conteúdo por assinatura, lançada no Brasil em julho de 2023. Com a promessa de ser uma concorrente mais prática e econômica que o OnlyFans, a FanFever permite que os produtores compartilhem stories, fotos e vídeos, gratuitos ou pagos, criem uma timeline personalizada e interajam com seus seguidores. Além disso, oferece a opção de assinatura para FanClubs, onde é possível disponibilizar conteúdo exclusivo.
Com foco no mercado brasileiro, a plataforma visa proporcionar uma experiência acessível para produtores e usuários, com atendimento humanizado disponível 24 horas por dia.
Como se cadastrar na FanFever?
O passo a passo para se cadastrar é o seguinte:
- Acesse o site da FanFever;
- Clique em “Cadastre-se é grátis”;
- Informe seu e-mail e crie uma senha. Ou faça login com sua conta Google;
- Vá ao menu no canto superior direito e clique em “Virar produtor”;
- Informe sua data de nascimento e escolha uma categoria;
- Informe seus dados pessoais, envie a documentação necessária e edite seu perfil;
- Assine o contrato online e aguarde a aprovação.
Quais os conteúdos que podem ser publicados na FanFever?
É possível publicar qualquer tipo de conteúdo na FanFever, desde que você tenha seguidores interessados. Ao fazer seu cadastro, você pode escolher as seguintes categorias de conteúdo:
- Sensual;
- Fitness;
- Música;
- Lifestyle;
- Culinária;
- Esportes;
- Dança;
- Influencer;
- Educação;
- Comédia;
- Streamer;
- Gamer;
- Cosplay;
- Maquiagem.
Diferente de outras plataformas, como Privacy, que são mais focadas em conteúdo sensual, a FanFever é mais diversa e incentiva outros tipos de criadores de conteúdo, como artistas e cosplayers.
Como monetizar com o FanFever?
As principais formas de monetizar com o FanFever são:
- Conteúdo pago;
- Assinatura para FanClubs, com conteúdo exclusivo;
- Conteúdo via mensagem privada.
Os criadores podem compartilhar stories, fotos e vídeos, gratuitos ou pagos, criar uma timeline personalizada e interagir com seus seguidores. Aliás, é possível gerenciar tudo com um único perfil, sem a necessidade de múltiplas contas, como em outras plataformas. É possível ganhar dinheiro vendendo os conteúdos de duas formas:
- Conteúdo pago: o usuário paga uma única vez para acessar um conteúdo específico, como uma foto, um vídeo ou um pacote;
- Assinatura de FanClub: o usuário tem acesso a todos os conteúdos exclusivos para assinantes. A assinatura é cobrada mensalmente de forma automática no cartão de crédito.
Em todo caso, o valor é definido pelo Produtor de Conteúdo, que estabelece quanto irá cobrar. Já nas mensagens privadas, o conteúdo e os preços partem de um acordo feito entre o produtor e o usuário que pode pagar por fotos ou vídeos exclusivos.
Como é definido o valor de assinatura no FanFever?
Quem define o valor da assinatura é o criador de conteúdo. Após a aprovação da conta de Produtor de Conteúdo, é necessário acessar as configurações do perfil e estabelecer os valores das assinaturas.
No site, não há informações sobre valores mínimos ou máximos para cada assinatura ou preço de conteúdo pago.
Quanto a FanFever paga?
A FanFever paga 90% do valor arrecadado para o criador de conteúdo, seja em conteúdos avulsos, mensagens privadas ou assinaturas. Dessa forma, os valores na plataforma são:
- 10% de taxa para a FanFever;
- 90% de lucro para o criador de conteúdo.
Vale lembrar que essa é uma taxa menor que a praticada no mercado. Geralmente, plataformas concorrentes como OnlyFans, Privacy e Fansly cobram uma taxa de 20% sobre a arrecadação.
Como sacar na FanFever?
Para sacar os valores, basta seguir os passos abaixo:
- Acesse sua conta FanFever;
- Vá até seu perfil de criador de conteúdo;
- Clique em “Saldo”;
- Veja seu saldo disponível e solicite o saque;
- Informe seus dados bancários;
- Confirme a solicitação.
Por ser uma plataforma brasileira, facilita os pagamentos e saques via PIX.
A FanFever paga aos criadores de conteúdo em reais, mas se você deseja ganhar em dólares americanos (USD) e aumentar seus lucros, veja o que é o OnlyFans e como ganhar dinheiro com a plataforma.
Perguntas frequentes
A FanFever é uma plataforma brasileira de conteúdo por assinatura. Ela permite que os produtores compartilhem diversos tipos de conteúdo, gratuitos ou pagos. Além disso, possibilita a criação de FanClubs com conteúdo exclusivo.
As principais formas de monetizar são: conteúdo pago (os usuários pagam uma única vez para acessar algo específico), assinatura de FanClubs e conteúdo via mensagem privada.
A FanFever repassa 90% do valor arrecadado para o criador de conteúdo, enquanto 10% são destinados à plataforma. Essa taxa é menor do que a praticada por muitas concorrentes, como OnlyFans.