O Ministério da Saúde anunciou no dia 13 de fevereiro de 2025 uma ampliação no Programa Farmácia Popular, garantindo que todos os 41 medicamentos e itens essenciais sejam distribuídos gratuitamente. Antes dessa medida, 39 produtos já eram oferecidos sem custos, mas alguns itens ainda exigiam coparticipação.
Com a mudança, fraldas geriátricas e o medicamento Dapagliflozina (usado no tratamento de diabetes associada a doenças cardiovasculares) passam a integrar a lista de gratuidade. Essa iniciativa deve beneficiar mais de 1 milhão de pessoas por ano, especialmente idosos que agora podem retirar fraldas geriátricas sem custo.
Quer saber mais sobre os medicamentos oferecidos e como se beneficiar do programa? Continue a leitura!
Criado em 2004, o Farmácia Popular é um programa que garante que a população tenha acesso a medicamentos essenciais gratuitamente ou com descontos. Atualmente, o ele está presente em mais de 31 mil farmácias credenciadas, abrangendo 86% dos municípios brasileiros.
Os medicamentos oferecidos atendem diversas condições de saúde, incluindo diabetes, hipertensão, asma, osteoporose, anticoncepção, colesterol alto, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e dignidade menstrual.
Com a nova medida, os seguintes itens passam a ser distribuídos gratuitamente: Dapagliflozina 10mg (diabetes e doença cardiovascular) e Fraldas geriátricas (para idosos a partir de 60 anos e pessoas com deficiência)
Requerimentos para acessar os medicamentos gratuitos do Farmácia Popular:
Caso o paciente esteja impossibilitado de comparecer, um representante legal pode retirar os itens apresentando os documentos do beneficiário e uma autorização.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou a abertura de credenciamento para farmácias privadas em 758 novos municípios que ainda não eram atendidos pelo programa. O objetivo é garantir que a população de todo o território nacional tenha acesso aos medicamentos gratuitos.
O Farmácia Popular disponibiliza medicamentos gratuitos para diabetes, hipertensão, asma, dislipidemia (colesterol alto), anticoncepção, osteoporose, doença de Parkinson, glaucoma e rinite.
Além disso, para credenciar um estabelecimento ao Farmácia Popular, é preciso que haja uma vaga disponível no município.
Ficou interessado nesse tema e não quer perder mais atualizações? Então, siga a Remessa Online no Instagram, LinkedIn, Facebook e YouTube.
O Farmácia Popular oferece 41 medicamentos gratuitos para diversas condições de saúde, incluindo diabetes, hipertensão, asma, osteoporose, anticoncepção, colesterol alto, rinite, doença de Parkinson e glaucoma. Entre os medicamentos estão a insulina humana para diabetes, a losartana potássica para hipertensão e a dapagliflozina, recentemente incluída no programa.
O programa Farmácia Popular distribui medicamentos gratuitamente ou com desconto em farmácias credenciadas para garantir o acesso da população a tratamentos essenciais. Os remédios são fornecidos mediante apresentação de receita médica válida, atendendo a condições como diabetes, hipertensão e asma. Por exemplo, pacientes com asma podem retirar gratuitamente o sulfato de salbutamol.
Para retirar um medicamento gratuito pelo Farmácia Popular, basta comparecer a uma farmácia credenciada com um documento oficial com foto e CPF, além de uma receita médica dentro do prazo de validade. No caso de fraldas geriátricas, também é necessário apresentar um laudo ou atestado médico comprovando a necessidade do uso.
Crédito de imagem: Reprodução/RBS TV
Nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, a Apple divulgou o novo modelo da linha, o iPhone…
NFL confirma mais um jogo no Brasil em 2025. Los Angeles Chargers será o mandante…
Com 482 desfiles oficiais e uma expectativa de reunir cerca de seis milhões de pessoas,…
Confira os jogos da "Super Quarta" da Copa do Brasil 2025, mudanças nas regras, confrontos…
O fim da guerra na Ucrânia e o adiamento das tensões comerciais trazem alívio no…
Resumão da quinzena O real está mesmo de parabéns. A moeda brasileira registra a segunda…