O Ministério da Saúde anunciou no dia 13 de fevereiro de 2025 uma ampliação no Programa Farmácia Popular, garantindo que todos os 41 medicamentos e itens essenciais sejam distribuídos gratuitamente. Antes dessa medida, 39 produtos já eram oferecidos sem custos, mas alguns itens ainda exigiam coparticipação.
Com a mudança, fraldas geriátricas e o medicamento Dapagliflozina (usado no tratamento de diabetes associada a doenças cardiovasculares) passam a integrar a lista de gratuidade. Essa iniciativa deve beneficiar mais de 1 milhão de pessoas por ano, especialmente idosos que agora podem retirar fraldas geriátricas sem custo.
Quer saber mais sobre os medicamentos oferecidos e como se beneficiar do programa? Continue a leitura!
Criado em 2004, o Farmácia Popular é um programa que garante que a população tenha acesso a medicamentos essenciais gratuitamente ou com descontos. Atualmente, o ele está presente em mais de 31 mil farmácias credenciadas, abrangendo 86% dos municípios brasileiros.
Os medicamentos oferecidos atendem diversas condições de saúde, incluindo diabetes, hipertensão, asma, osteoporose, anticoncepção, colesterol alto, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e dignidade menstrual.
Com a nova medida, os seguintes itens passam a ser distribuídos gratuitamente: Dapagliflozina 10mg (diabetes e doença cardiovascular) e Fraldas geriátricas (para idosos a partir de 60 anos e pessoas com deficiência)
Requerimentos para acessar os medicamentos gratuitos do Farmácia Popular:
Caso o paciente esteja impossibilitado de comparecer, um representante legal pode retirar os itens apresentando os documentos do beneficiário e uma autorização.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou a abertura de credenciamento para farmácias privadas em 758 novos municípios que ainda não eram atendidos pelo programa. O objetivo é garantir que a população de todo o território nacional tenha acesso aos medicamentos gratuitos.
O Farmácia Popular disponibiliza medicamentos gratuitos para diabetes, hipertensão, asma, dislipidemia (colesterol alto), anticoncepção, osteoporose, doença de Parkinson, glaucoma e rinite.
Além disso, para credenciar um estabelecimento ao Farmácia Popular, é preciso que haja uma vaga disponível no município.
Ficou interessado nesse tema e não quer perder mais atualizações? Então, siga a Remessa Online no Instagram, LinkedIn, Facebook e YouTube.
O Farmácia Popular oferece 41 medicamentos gratuitos para diversas condições de saúde, incluindo diabetes, hipertensão, asma, osteoporose, anticoncepção, colesterol alto, rinite, doença de Parkinson e glaucoma. Entre os medicamentos estão a insulina humana para diabetes, a losartana potássica para hipertensão e a dapagliflozina, recentemente incluída no programa.
O programa Farmácia Popular distribui medicamentos gratuitamente ou com desconto em farmácias credenciadas para garantir o acesso da população a tratamentos essenciais. Os remédios são fornecidos mediante apresentação de receita médica válida, atendendo a condições como diabetes, hipertensão e asma. Por exemplo, pacientes com asma podem retirar gratuitamente o sulfato de salbutamol.
Para retirar um medicamento gratuito pelo Farmácia Popular, basta comparecer a uma farmácia credenciada com um documento oficial com foto e CPF, além de uma receita médica dentro do prazo de validade. No caso de fraldas geriátricas, também é necessário apresentar um laudo ou atestado médico comprovando a necessidade do uso.
Crédito de imagem: Reprodução/RBS TV
A queda da bolsa americana hoje foi uma das mais acentuadas desde a crise de…
Confira as empresas que distribuirão lucros nesta semana e saiba como aproveitar essas oportunidades no…
Saiba como receber salário do exterior no Brasil de forma prática, além das melhores opções,…
Conheça os 60 melhores prompts para ChatGPT para redes sociais, copywriting, marketing e outras funções…
O cenário econômico nacional é repleto de siglas que indicam importantes índices para a economia…
Veja os países com Golden Visa em 2025, além do atual gold card norte-americano, e…