Prever o futuro é impossível. Mas prever tendências que afetarão seus negócios está se tornando uma realidade. Ou seja, saber o que está por vir e evoluir com essas mudanças pode manter uma empresa competitiva. É por isso que entender os conceitos de Forecasting, coolHunting e Trendspotting é tão importante para o sucesso de qualquer negócio.
Acompanhe o artigo abaixo e entenda a relação e Forecasting, coolHunting e Trendspotting com o sucesso de sua empresa. Vamos lá?
O que é Forecasting
O termo forecasting pode ser traduzido para o português como o ato de prever, predizer, prognosticar ou projetar. Nesse sentido, ele é usado para criar uma visão de futuro sobre algo, ou seja, é a ação de prever as tendências.
A técnica de forecasting utiliza dados históricos para fazer estimativas que são preditivas para determinar a direção das tendências futuras. As empresas utilizam o forecasting para determinar como alocar seus orçamentos ou planejar despesas antecipadamente. Normalmente, isso se baseia na demanda projetada para os bens e serviços oferecidos.
Os investidores utilizam o forecasting para determinar se os eventos que afetam uma empresa, como expectativas de vendas, aumentarão ou diminuirão o preço das ações dessa empresa. Além disso, o forecasting também fornece uma referência importante para as empresas, que precisam de uma perspectiva de longo prazo das operações.
O que é coolHunting
Coolhunter, em tradução literal, significa ‘caçador do legal’, ou seja, o que é prazeroso, agradável. Podemos dizer que é alguém que caça, procura coisas e comportamentos legais, novos, de vanguarda, inovadores.
É importante lembrar que o coolhunter não depende de intuição ou achismo, mas de análises de diversos fatores como:
- • Comportamento do mercado nacional e internacional;
- • Comportamento da sociedade e do consumidor;
- • Instabilidades políticas;
- • Quais novidades surgiram e porquê para entender se isso é realmente uma tendência ou somente algo passageiro;
- • Como está o presente e verificar o que poderá acontecer no futuro;
- • Novas ideias, comportamentos diferentes e manifestações culturais.
Portanto, o coolhunter é muito importante para os negócios porque ele é responsável por trazer todas essas descobertas para a empresa, que vai analisar tendências culturais e transformá-las em produtos ou implementar transformações que podem ser benéficas para o futuro dos negócios. Como, por exemplo, adaptar produtos, serviços e estratégias às necessidades dos clientes dos negócios.
O que é Trendspotting
Trendspotting pode ser usada nas empresas para entender o que vem por aí. Ou seja, é a capacidade de identificar tendências atuais e futuras em um setor para que você possa adotá-las, ficar por dentro delas e ficar à frente do próximo grande sucesso. As empresas que melhor utilizam essa tática são as que mais têm sucesso e crescimento ao longo dos anos.
É importante dizer que Trendspotting é um processo que vai além de apenas ver uma tendência futura. Também significa ser capaz de cultivar e selecionar tendências, ou seja, identificar o que têm potencial para tendência e, em seguida, adotá-las e adaptá-las ao seu negócio.
Mentoria para negócios:
o que é e quais as vantagens para a sua empresa.
Transformando tendências em negócios
Diz o ditado que, uma vez que você reage a uma tendência, já é tarde demais. Para as empresas obterem o máximo de retorno dos investimentos, detectar o próximo grande sucesso ainda no início é fundamental.
Muitos dos negócios mais bem-sucedidos de hoje foram iniciados por empreendedores que identificaram uma tendência e apostaram nela. Na realidade, este é um risco calculado, pesquisado e intuitivo, apoiado pela capacidade de ver uma tendência antes de todos e agir sobre ela de uma forma nova e criativa.
Em 2008, os norte-americanos, então estudantes de design Nathan Blecharczyk, Brian Chesky e Joe Gebbia, viram a economia colaborativa chegando e criaram o Airbnb. O site hoje é uma das principais plataformas de oferta de hospedagens do mundo.
O Airbnb, atualmente tem seu valor de mercado de US$ 31 bilhões, o que é maior que a maior rede de hotéis do mundo, Hilton, que tem valor de mercado estimado em US$ 23 bilhões. Além disso, a empresa tem um faturamento anual de US$ 2,6 bilhões.
A importância das tendências
Atualmente, não há como uma empresa permanecer relevante, ou até continuar existindo, sem saber como o cliente está gastando seu dinheiro. Com isso em mente, qualquer negócio deve estar atualizado com o desenvolvimento das tendências, construindo seu planejamento e estrutura de olho nas tendências.
Por isso é tão importante entender os conceitos de Forecasting, coolHunting e Trendspotting. Ou seja, é fundamental que as empresas e aqueles que estão no comando aprendam a aceitar as mudanças. Se uma organização demorar muito tempo para se adaptar às novas tendências, certamente um concorrente irá vencê-la.
Acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de informações para alavancar o seu negócio no Brasil e no mundo.