Entenda o que é a Fórmula de Lançamento, o motivo dessa estratégia ser tão popular e descubra se vale a pena utilizá-la!
Frequentemente, métodos inovadores de vendas se popularizam na internet. Alguns são anunciados como soluções milagrosas, que vão fazer a empresa multiplicar os resultados em pouquíssimo tempo. Já outras são técnicas que podem promover um bom faturamento, caso sejam aplicadas com estratégia, como é o caso da Fórmula de Lançamento.
Esse é o nome dado para uma metodologia de marketing que promove um maior engajamento no lançamento de novidades na loja. Atualmente, existem diferentes cursos que ajudam a utilizá-la nos negócios. O do empreendedor Erico Rocha é o mais popular deles.
Mas, afinal, a Fórmula de Lançamento é um conceito confiável, que traz um retorno positivo para a empresa? Acompanhe este artigo e saiba mais sobre o tema!
O que é Fórmula de Lançamento?
A Fórmula de Lançamento é uma metodologia que ajuda empresas a lançar seu produto no mercado por meio de técnicas que atraem a atenção do público. O objetivo é despertar a curiosidade das pessoas e estimular o consumo das novidades da marca. Isso pode ser feito via campanhas para persuadir clientes em potencial a adquirir o serviço fornecido pela empresa.
A fórmula é amplamente empregada nos setores de marketing e vendas e busca garantir o aumento nas vendas durante um curto período. Um exemplo disso é o lançamento de um filme nos cinemas. Aqui, a fórmula de lançamento é a de divulgação do longa-metragem com a promoção dos atores, produtores e mídia. Assim, mais pessoas se interessam por assistir à obra logo na estreia ou nos primeiros dias. Desse modo, a procura é muito maior nesse intervalo.
Ao promover um lançamento no negócio ou a venda de determinados serviços, produtos ou marcas, é possível aumentar o número da procura por um período. Ao elaborar uma boa estratégia de marketing digital, por exemplo, é possível garantir que esses resultados sejam expressivos e que gerem ainda mais benefícios para a empresa.
Na prática, a aplicação da Fórmula de Lançamento passa por 3 importantes pilares: relacionamento, lançamento e entrega. Essas etapas do processo são fundamentais para o sucesso da estratégia.
Etapas da Fórmula de Lançamento:
1. Criação de um bom relacionamento com o público
O primeiro passo da Fórmula de Lançamento é a produção de conteúdo para criar um bom relacionamento com o público. Essa etapa faz com que as pessoas conheçam o que será promovido pela empresa e entendam as vantagens.
É nesse momento que o negócio vai criar um relacionamento de confiança com o público e aproximá-lo da novidade. As estratégias de atração e aproximação dos consumidores precisam ser pensadas para alcançar clientes com potencial de engajar com as vendas.
Entre as possibilidades de atração desse público, podemos destacar entrevistas em canais de comunicação. Além disso, ainda existem as premieres, festas de lançamento, concursos com premiações, envio de produtos a embaixadores da marca etc.
A escolha do canal de comunicação também é fundamental para atingir o público esperado e utilizar as melhores técnicas de persuasão, como o princípio da escassez. A ideia de que os benefícios acontecerão por tempo limitado é motivadora para os consumidores e pode favorecer a imagem do negócio no mercado.
2. Lançamento do produto e preparação para o aumento das vendas
Com a reputação da empresa consolidada entre o seu público-alvo e o anúncio reforçado entre os consumidores, chega a fase de lançamento. O ideal é que aconteça apenas após a criação da expectativa com os clientes e uma ampla divulgação da data.
O período que antecede o lançamento também precisa ser voltado para a preparação da empresa para o aumento das vendas. O treinamento dos colaboradores e a composição do estoque são cuidados fundamentais para garantir que esse momento seja um sucesso.
3. Entrega de um produto de qualidade para garantir uma boa experiência ao consumidor
A entrega é a última etapa da Fórmula de Lançamento, e também uma das mais importantes. Garantir uma boa experiência ao consumidor, do início ao fim, significa atingir os resultados esperados e ir além de aumentar as vendas em um determinado período.
A qualidade dos serviços e do atendimento é indispensável para que a Fórmula de Lançamento seja bem-sucedida. Independentemente de uma sazonalidade nas vendas, é importante manter a reputação e consolidar a imagem da empresa de forma positiva e profissional.
Com uma entrega de qualidade, é possível manter um bom relacionamento com o público e fidelizar clientes com a metodologia. Assim, há um menor efeito negativo da sazonalidade e o aumento do faturamento pode se prolongar graças à maior chance de retorno dos consumidores.
Quem é o criador da Fórmula de Lançamento?
A Fórmula de Lançamento foi criada por Jeff Walker, um estrategista de marketing de sucesso, que atua desde 1996 produzindo conteúdo de mercado. Ele trouxe esse conceito no livro de mesmo nome e, atualmente, tem o programa Product Launch Formula. Porém, com Erico Rocha que a metodologia foi popularizada no Brasil.
Esse é um método focado na promoção de novos produtos no e-commerce e em outras plataformas de vendas digitais. Com o programa, Walker descreve como montar o planejamento de um lançamento da melhor maneira para elevar a rentabilidade do negócio.
Quanto tempo dura a Fórmula de Lançamento?
A Fórmula de Lançamento dura 7 dias, com previsão de faturamento de 1 ano de vendas nesse período. A princípio, a técnica é empregada ao longo da semana e ajuda o empreendedor a ter uma receita de mais de R$ 100 mil. Isso significa “fazer 6 em 7”, ou seja: 6 dígitos em 7 dias.
No entanto, é importante ter em mente que tudo vai depender das estratégias da empresa. Assim como é possível conquistar resultados expressivos, existe a possibilidade de ter as expectativas de faturamento frustradas. Por isso é importante alinhar, ao máximo, o planejamento com as propostas da metodologia.
É interessante observar que a Fórmula de Lançamento tem como objetivo ser sazonal. Ou seja, essa não é a melhor estratégia para quem deseja prolongar as vendas, progressivamente, a longo prazo. Os resultados são voltados para o curto prazo, mas com um pico elevado de vendas.
Assim, é um excelente recurso para chamar a atenção do público com um lançamento, seja de produto, seja de serviço. Para manter o interesse dos consumidores, no entanto, é necessário dar início a outras estratégias e técnicas.
Quanto custa a fórmula de Erico Rocha?
A Fórmula de Lançamento de Erico Rocha custa a partir de R$ 1.997. Esse é o valor do pagamento à vista, seja por transferência bancária, seja por cartão de crédito. Existe também a opção de parcelamento em até 12 vezes de R$ 197,00.
A metodologia é licenciada pela empresa Ignição Digital e ensinada por Erico Rocha. Além dos custos de produção internos, a empresa ainda precisa pagar royalties para o criador do método, Jeff Walker.
Para participar da nova turma, é preciso acompanhar as novidades do empreendedor pelo site da Fórmula de Lançamento. Assim, é possível observar as previsões de abertura de vagas, datas e atualizações nos valores.
Quantos alunos a Fórmula de Lançamento tem?
O programa Fórmula de Lançamento de Erico Rocha tem mais de 40 mil alunos em seus 10 anos de atuação no Brasil. A metodologia ultrapassa os 1.400 cases de sucesso de pessoas que faturaram milhares e, até mesmo, milhões de reais em 7 dias com a aplicação das estratégias.
Essa é uma metodologia utilizada em diversos países. Assim, a quantidade de pessoas beneficiadas com as propostas idealizadas por Jeff Walker é consideravelmente maior.
Qual o segredo da Fórmula de Lançamento?
As técnicas da Fórmula de Lançamento de atração do público são o segredo de sua popularidade. Com abordagens da área do Marketing Digital, a fórmula emprega conhecimentos de tráfego, geração e gestão de leads, construção de páginas e técnicas de vendas com gatilhos mentais.
A taxa de conversão de uma estratégia de vendas tende a aumentar com os métodos de gatilho de escassez e relação com o público. Ainda existem fatores que fazem parte da metodologia, como a oferta de valor e qualidade do lançamento.
Técnicas da Fórmula de Lançamento:
1. Gatilho de escassez para persuadir o usuário a comprar o produto
Gatilho de escassez é uma técnica de persuasão, muito falada no Neuromarketing, que ativa um gatilho mental no usuário. Ao descobrir que um produto está prestes a se esgotar, por mais que não seja essencial para o cliente, o interesse de consumo tende a aumentar. É por essa razão que anúncios como “últimas peças” fazem tanto sucesso.
A Fórmula de Lançamento deixa claro que os benefícios, como descontos, promoções ou brindes, disponíveis para os clientes têm prazo para se esgotarem. Seja em alguns dias ou enquanto durar o estoque.
Esse é um dos primeiros passos para fazer com que o engajamento aumente em torno do lançamento. Afinal, une a curiosidade em torno da novidade com o desejo de não perder uma boa oportunidade.
2. Relação mais próxima com o público para garantir o desenvolvimento do negócio
Junto ao gatilho de escassez, a Fórmula de Lançamento trabalha uma relação mais próxima com o público. Durante a fase de relacionamento, em que são lançados conteúdos em torno do tema principal, é possível construir um vínculo com os consumidores.
Esse é um dos diferenciais que vai garantir que os resultados da aplicação da metodologia sejam favoráveis ao desenvolvimento do negócio. Isso porque, nas fases iniciais da Fórmula de Lançamento, é possível apresentar aos clientes ideias e fortalecer a conexão.
Desse modo, os clientes não buscam a empresa apenas pela novidade, mas também pela afinidade que tiveram com a marca. Esse é um fator decisivo para voltarem a fazer negócio com a empresa.
3. Oferta de valor que apresente as vantagens da compra para o consumidor
A promoção do negócio precisa ter como destaque as vantagens que a compra trará para o público-alvo. A oferta de valor é um detalhe que faz toda a diferença para a conversão das vendas. É por esse motivo que é importante contar com um bom planejamento e boas ferramentas de marketing e de vendas.
O fortalecimento da relação com o público se dá pela comunicação de qualidade e pela oferta de valor. Afinal, de nada adianta lançar um produto ou um serviço que não agrega em nada na vida dos consumidores.
Dessa maneira, durante a preparação para o lançamento, é possível estudar melhor o mercado e o público. Isso garante que o negócio ofereça algo valorizado pelo mercado e que atenda a alguma necessidade dos clientes ideias.
Com a oferta de valor, durante a etapa de relacionamento, cuja criação de conteúdo é reforçada, é possível mostrar para os consumidores que a empresa tem um diferencial. Assim, faz com que seja lembrada com mais facilidade pelo público e que o interesse em fazer a compra aumente.
4. Qualidade do lançamento para que a compra seja um sucesso
Outro segredo por trás da Fórmula de Lançamento é a preocupação para garantir que as vendas aconteçam da melhor maneira possível. Com o cuidado da qualidade do lançamento, a empresa evita muitos abandonos de carrinhos, problemas no pagamento, gargalos na logística e uma série de outras dificuldades.
Os dias de lançamento também precisam ser um sucesso. Se os processos de compra apresentarem muitos erros ou desafios, a aplicação da metodologia não trará tantos resultados promissores aos negócios.
A Fórmula de Lançamento funciona?
Sim. É possível ter uma boa performance de vendas com a Fórmula de Lançamento. No entanto, é preciso estruturar um bom plano, utilizar técnicas de gatilhos mentais e atrair o cliente. Além disso, ainda é necessário considerar a segmentação do público, o uso dos melhores canais de comunicação, uma data estratégica e um bom lançamento.
É fundamental garantir um bom relacionamento com o público logo no início da campanha. Os resultados de conversão dependem do planejamento e da organização da empresa. Se não há uma construção de uma relação sólida com os clientes ideais, por exemplo, dificilmente é possível atingir resultados tão expressivos no negócio.
Além disso, o momento em que a Fórmula de Lançamento é aplicada também tem uma forte influência no sucesso da iniciativa. Épocas que seguem um período de altas vendas, como Black Friday e Cyber Monday, podem não ter um desempenho tão alto. Visto que os consumidores já comprometeram parte do orçamento com as compras.
A Fórmula de Lançamento é um método de vendas bastante promissor, se seu uso for planejado adequadamente. Estudar a metodologia, por meio de programas confiáveis, é um passo a mais para aplicá-la na empresa e desfrutar do aumento do faturamento a curto prazo.
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Resumindo
A Fórmula de Lançamento é uma metodologia que ajuda empresas a lançar seu produto no mercado por meio de técnicas que atraem a atenção do público. O nome do método deriva do estímulo ao consumo das novidades, que é muito utilizado por diversas áreas do mercado.
Erico Rocha foi o responsável por popularizar a Fórmula de Lançamento no Brasil. Seu programa tem mais de 40 mil alunos e ultrapassa as 1.400 cases de sucesso com a metodologia.
O programa Fórmula de Lançamento de Erico Rocha é um curso online que dura 6 semanas. As aulas ensinam os 3 pilares da metodologia: Relacionamento, Lançamento e Entrega. Além disso, alunos aprendem a fazer lançamentos online e usam a internet para alavancar suas vendas.
A Fórmula de Lançamento de Erico Rocha custa a partir de R$ 1.997. Esse é o valor do pagamento à vista, seja por transferência bancária, seja por cartão de crédito. Há também a opção de parcelar em até 12 vezes de R$ 197,00.