As franquias são um modelo de negócio bastante interessante: a franqueadora tem toda a estrutura da marca e know-how sobre o negócio, com processos bem definidos, e concede o direito de uso para os franqueados. Assim, eles pagam as taxas previstas no contrato e replicam o formato de sucesso vendido pela rede.
Por causa disso, algumas empresas que dão certo tentam se transformar em franquia, trazendo novas oportunidades de ganhos, enquanto outras optam por converter um negócio existente por meio do contrato com uma franqueadora.
Nos dois casos, a franquia internacional surge como oportunidade, então é importante entender como é o processo de internacionalização da empresa e como funciona essa questão com as franquias. Confira!
O que é a internacionalização de uma franquia?
A internacionalização é o processo de levar a empresa para outro país. Para isso, alguns negócios optam por se transformar em rede de franquias, que permitirá a expansão das unidades por meio de contratos com terceiros que se responsabilizarão pela gestão, enquanto pagam taxas pelo uso da marca e do know-how.
Essa medida permite uma expansão em maior velocidade e a conquista de novos mercados, enquanto distribui os riscos do negócio. Afinal, cada franqueado se responsabiliza pela administração da empresa e faz investimentos próprios. Assim, é possível aumentar o potencial de ganhos, enquanto há um esforço conjunto pelo crescimento.
A outra possibilidade surge quando você já tem uma empresa e deseja expandir, mas não vê tanto potencial em sua própria marca, enquanto franquias concorrentes têm um bom posicionamento no mercado. Nesse caso, o negócio particular se converte em uma unidade de franquia, sempre seguindo as normas do contrato da rede.
Nos dois casos, a internacionalização acontece quando a unidade é aberta em um local diverso do país de origem da rede. Assim, a franquia busca conquistar novos mercados em outros países, diante das oportunidades de consolidação da marca no exterior.
Por que internacionalizar o seu negócio?
A internacionalização pode trazer diversos benefícios para as empresas em geral que também se aplicam às franquias. O principal é o potencial de crescimento que surge diante da oportunidade de explorar o mercado exterior. Muitas vezes, ele ainda não é atendido com os produtos ou serviços ofertados pela sua rede.
Além disso, diante das oscilações do mercado, a internacionalização consegue reduzir os seus impactos. Assim, há maior segurança em relação ao andamento do negócio como um todo.
Outro ponto importante é o acesso facilitado a novas tecnologias e a possibilidade de melhorar os processos diante das oportunidades existentes no mercado exterior. Cada país conta com regras próprias, podendo trazer novas ideias e agregar mais valor à rede.
Inclusive, muitas dessas mudanças podem ser importadas para o Brasil, trazendo mais diferenciais para os consumidores do país e aumentando o diferencial competitivo em relação às demais empresas do ramo. Por fim, não podemos esquecer das maiores oportunidades de crescimento da própria equipe e do aumento dos lucros.
Como internacionalizar uma franquia?
Se você se interessou pela oportunidade de ter uma franquia internacional, é necessário compreender o processo de internacionalização. Preparamos um passo a passo para ajudar, confira!
Faça um estudo de mercado e planeje o processo
Para começar, é preciso entender como é o mercado exterior e as oportunidades existentes. Aqui, é preciso considerar como é a concorrência internacional, as regras aplicáveis no país destino e os custos operacionais dessa expansão.
Questões como taxa cambial, ambiente político e imagem da empresa em um cenário internacional também devem ser considerados. Diante disso, a decisão não é simples e deve ser avaliada com atenção para que a expansão tenha sucesso, atingindo os objetivos pretendidos. Uma dica para isso é ter suporte profissional de advogados e consultores especializados para entender todos os processos legais e ajudar na tomada de decisão.
Defina a modalidade de franquia
Também é preciso definir todo o modelo de funcionamento da empresa no exterior, que pode funcionar de 4 maneiras diferentes em um cenário internacional:
- • Master-franqueado: a empresa nomeia um franqueado master que terá o direito de franquear a terceiros em determinado local;
- • Desenvolvimento de área: um franqueado se responsabiliza pode desenvolver a região, podendo optar entre unidades próprias ou franqueamento a terceiros;
- • Sub-franquia: quando um franqueado adquire o direito de ter franqueados próprios, sendo o responsável pela transferência de know-how e suporte às unidades;
- • Representação de área: conta com um terceirizado para fiscalizar a rede em determinada região.
Promova o negócio e adapte o modelo ao exterior
Depois é hora de começar a promover a franquia no exterior, a fim de conquistar o público e fazer todas as adaptações necessárias para que o negócio possa funcionar legalmente em outro país. Isso envolve os processos de exportação, ajustes à legislação local, tradução e adaptação de documentos e busca por fornecedores locais.
Tudo isso é essencial para que a entrada do negócio no país aconteça de maneira regular e já com potencial de ganho. Por isso, a etapa também envolve o planejamento de ações de marketing, com estudo aprofundado do público da região para conseguir iniciar a prospecção de clientes.
Capacitação de equipe e abertura de unidades
Por fim, é preciso contratar a equipe de trabalho, capacitá-la conforme os padrões da franquia e fazer a abertura efetiva das unidades no país destino. Nesse caso, é preciso ter atenção especial às normas trabalhistas do local e acompanhar de perto todos os resultados.
No início, é normal precisar fazer revisões e ações coletivas de modo a adaptar o modelo de negócio às necessidades do mercado, o que pode incluir algumas alterações na rede e na atuação feita no Brasil. Novamente, vale a pena ter um suporte especializado para auxiliar no processo.
Como trazer uma franquia internacional para o Brasil?
O processo de abrir uma unidade no Brasil é um pouco mais simples. Nesse caso, você procura a franqueadora para mostrar o interesse em ter uma unidade no país e os benefícios que isso traz, então também é preciso ter um bom estudo de mercado.
O restante do processo é semelhante à abertura de uma franquia do próprio país, já que tem mais relação com a leitura do contrato, negociação de condições e implementação das unidades seguindo os padrões da franqueadora. O restante do processo de internacionalização é feito pela própria rede.
Uma questão importante no processo de internacionalização é a maneira de enviar e receber pagamentos. Nesse caso, vale a pena contar com a Remessa Online, uma plataforma especializada em transações internacionais que oferece o melhor custo-benefício, proporcionando mais economia, agilidade e segurança.
Então, gostou de aprender sobre como expandir a sua rede com uma franquia internacional? Se quiser saber mais sobre o tema, confira o nosso conteúdo sobre como fazer a internacionalização de empresas!
Resumindo
É o processo de levar a empresa para outro país, aumentando os locais de atuação com o objetivo de ter mais oportunidades de negócio, aumentar lucros e aproveitar outros benefícios.
A prática pode trazer diversas vantagens, como:
potencial de crescimento;
redução dos impactos de oscilações do mercado;
possibilidade de investir em novas tecnologias;
melhoria de processos;
aumento da lucratividade;
desenvolvimento da equipe.
O processo é complexo, mas pode ser dividido em etapas para facilitar a compreensão:
Faça um estudo de mercado e planeje o processo;
Defina a modalidade de franquia;
Promova o negócio e adapte o modelo ao exterior;
Capacitação de equipe e abertura de unidades.