As ferramentas do Google passam por constantes inovações. Então saber como funciona o GA4 é essencial para adaptar sua estratégia e começar a utilizá-lo hoje mesmo. Confira!
O Google Analytics é uma ferramenta oferecida pelo Google para monitorar e analisar o desempenho de sites nas buscas. Porém, o sistema é atualizado constantemente para trazer melhorias aos usuários. É nesse contexto que surgiu o GA4.
Para dar espaço a essa nova solução, o Google desativará o Universal Analytics. Portanto, é fundamental conhecer a nova ferramenta de marketing, entender o que muda e adaptar as suas estratégias desde já.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para explicar o que é o GA4, quais são as novidades da ferramenta e a importância de se adaptar. Confira!
O que é GA4?
O GA4, ou Google Analytics 4, é a nova versão de Analytics lançada pelo Google em 2020. Porém, embora ela não seja recente, a ferramenta será a única disponível a partir de 1º de julho de 2023. Ou seja, as versões anteriores serão desativadas.
Em sua criação, ele também inovou ao unificar as funcionalidades de duas ferramentas anteriores. O Universal Analytics, que era voltado para sites, e o Google Analytics for Firebase, focado em aplicativos. Como os dois canais contavam com modelagem de dados distintas, as ferramentas precisavam funcionar separadamente.
Contudo, o GA4 permitiu a intersecção das informações coletadas em sites e aplicativos. Logo, empresas que atuam com apps e sites simultaneamente passaram a contar com mais praticidade para a análise de resultados.
Um diferencial é que a ferramenta se baseia em eventos. Ou seja, ações tomadas pelos usuários ao navegar pela página, não apenas as visualizações (pageview). Assim, o GA4 considera se o usuário clicou em algum lugar, se usou a barra de rolagem, fez pesquisas no site, entre outros.
Quais são as principais ferramentas do GA4?
O GA4 traz diversas ferramentas para análise do desempenho dos sites e aplicativos. Porém, algumas funcionalidades de destaque são:
Análise de funil
Essa é uma ferramenta que ajuda a entender a jornada do consumidor na sua página, apresentando segmentação por dispositivo, dados demográficos, caminho traçado até a compra, se houve falhas no processo, entre outras informações relevantes. Isso pode direcionar estratégias para ampliar as chances de conversão por meio da estrutura e práticas adotadas no site ou app.
Análise de caminho
Complementando a análise de funil, a análise de caminho pode ser usada de maneira mais detalhada para entender o comportamento do usuário a partir dos eventos identificados pelo GA4. Isso permite visualizar, por exemplo, em qual etapa o usuário desiste de uma compra e quais podem ser os pontos mais críticos na jornada.
Análise preditiva
O uso de Inteligência Artificial e Machine Learning foi aprimorado nessa versão. Com isso, há a possibilidade de identificar tendências a partir de seus dados, gerando estratégias antecipadas. A atuação preditiva costuma trazer benefícios estratégicos para atrair, converter e reter clientes.
Outra possibilidade é utilizar os dados para análises financeiras, considerando a previsão de receita a partir de um grupo de usuários, por exemplo. Assim, ficará mais fácil avaliar o potencial de retorno de um investimento, ajudando na tomada de decisão e na otimização do uso de recursos de marketing.
Relatórios em tempo real
Os dados são coletados e resultam em relatórios atualizados em tempo real nas campanhas de tráfego pago do Google Ads. A vantagem dessa ferramenta é possibilitar que sejam identificados pontos fracos ou erros ainda durante a divulgação. Logo, há chances de efetuar ajustes para otimizar os resultados enquanto a estratégia continua rodando.
Acompanhamento de eventos
O GA4 tem um grande foco em eventos, então ele traz uma ferramenta para acompanhá-los de maneira mais aprofundada. Ou seja, a coleta de dados permitirá identificar as ações tomadas pelos usuários e ter acesso a dados diversos sobre a interação deles com o seu site ou aplicativo.
Quais são as principais métricas disponíveis?
O GA4 se destaca pelas métricas que apresenta aos seus usuários. Inclusive, ele traz novidades importantes em relação aos dados apresentados e possibilidades para as estratégias de marketing, como Inbound Marketing.
A seguir, confira as principais métricas exclusivas do GA4!
Sessões engajadas
Conquistar o engajamento do público é um dos pontos fundamentais para ter sucesso nas estratégias de marketing digital da empresa. Por isso, uma das novidades do GA4 é a avaliação de sessões engajadas.
Para isso, ele utiliza um timer: as sessões engajadas são aquelas com mais de 10 segundos de permanência. Vale destacar que a página precisa estar ativa, ou seja, aberta na página principal do usuário.
Assim, todos os acessos que duraram um período menor serão desconsiderados no cálculo de acessos. Porém, eles ainda serão considerados na taxa de rejeição, que permanece sendo coleta pela ferramenta.
Sessões engajadas por usuário
Usuários que entram de maneira recorrente podem gerar mais oportunidades para o negócio. Nesse sentido, além de medir as sessões engajadas, o Google Analytics 4 considera também os IDs de usuário para avaliar as pessoas que retornam à sua página.
A partir desses, ele apresenta uma média das sessões engajadas de cada usuário novo ou recorrente. Isso pode ajudar a entender como está a taxa de retorno ao seu site e trazer insights para promover melhorias.
Tempo médio de engajamento
Complementando a análise de engajamento, outra métrica nova na ferramenta é o tempo médio. Nesse caso, ele analisa quanto tempo o aplicativo ou o site ficaram em primeiro plano na tela do usuário. Taxas baixas podem ser um sinal de alerta, ajudando nas avaliações da estratégia.
Taxa de engajamento
Por fim, é possível ter um dado geral sobre o engajamento total nos acessos. Nessa métrica, você tem acesso ao volume de sessões que interagiram com o site, considerando a permanência mínima de 10 segundos, em relação ao total de entradas identificadas.
Quais são as principais mudanças entre Universal Analytics e GA4?
Ao aprender sobre o GA4, uma dúvida comum se refere às mudanças que foram feitas em relação ao Universal Analytics. Além de trazer a unificação entre diferentes ferramentas de análise do Google, permitindo relatórios de site e aplicativos unificados, existem outros pontos de destaque.
Por exemplo, a estrutura foi modificada. No Universal, era possível visualizar uma divisão entre conta, propriedade e vista, sendo que cada uma delas trazia dados específicos. No GA4 as abas de conta e de propriedade continuaram. Porém, em vez de ter acesso à aba “vista”, agora você pode utilizar o fluxo de dados.
O modelo de medição também foi modificado. O Universal se baseia em sessões e visualizações de página, enquanto o GA4 traz uma mudança para focar em eventos e parâmetros. Já as sessões engajadas trazem uma nova métrica, deixando de utilizar os cookies — que eram usados como recurso para mensurar o tráfego nas versões anteriores.
E se você está com dúvidas sobre o que acontecerá com a sua conta ativa do Universal Analytics, vale entender o processo que será aplicado. A partir de 1º de julho os dados não serão mais coletados pela ferramenta.
Ou seja, ao acessar a página, as informações apresentadas serão apenas as antigas. Após 6 meses (ou seja, a partir de 2024), não será mais possível verificar a conta antiga.
Para garantir o melhor acompanhamento dos dados em tempo real, o ideal é já fazer a migração. Assim, é possível utilizar as duas ferramentas simultaneamente, ajudando também na adaptação às mudanças.
Como instalar o GA4 no seu site?
Com todas essas mudanças e sabendo que o Universal Analytics será descontinuado no segundo semestre de 2023, é preciso saber como instalar o GA4. Ela já está disponível para grande parte dos usuários.
Conforme a liberação pelo Google, os sites são notificados na parte superior da tela ao acessar o Universal. A partir disso, é possível iniciar o processo de migração. Contudo, quem ainda não utiliza a ferramenta precisará seguir um processo diferente.
A seguir, veja as formas de completar a instalação:
Instalação para novos usuários
Caso você ainda não utilize ferramentas Google Analytics, o primeiro passo é ativar uma tag do Google Analytics no seu site. Para isso, crie uma conta e clique na opção “administrador”. Ali, você verá uma coluna “propriedade”. É nela que você deve localizar a propriedade do GA4.
Depois, acesse o fluxo de dados e escolha a opção “Web”. Ao clicar no fluxo de dados, você pode conferir as instruções de marcação. É nessa página que você poderá adicionar uma nova tag.
Migração para usuários antigos
Para quem já usa o Google Analytics, basta criar uma propriedade por meio da Assistente de Configuração. Para isso, clique na opção administrador e depois selecione a conta desejada — que deve estar vinculada ao seu usuário.
Depois, clique em “Quero criar uma propriedade do Google Analytics 4”. Quem já tem a tag, pode ativar a coleta com as tags atuais. Nos outros casos, é preciso criar uma tag, seguindo o passo a passo anterior.
Em todos os casos, saiba que o GA4 exige um prazo de 48 horas para começar a apresentar os registros dos eventos com base nos dados coletados. Após esse período, você já poderá realizar as análises desejadas.
Quais são as dicas para aproveitar o GA4 ao máximo?
Para aproveitar todas as mudanças e vantagens que o GA4 trouxe para a coleta e análise de dados, vale conferir algumas dicas para potencializar os resultados com o uso da ferramenta. Veja só:
Combine de dados de diferentes fontes
Como visto, o GA4 permite acompanhar dados obtidos a partir de sites e aplicativos da empresa. Esse funcionamento multiplataforma permite combinar informações de diferentes fontes para garantir avaliações mais aprofundadas e robustas.
Isso pode trazer insights importantes sobre o comportamento do usuário, pontos de melhoria e estratégias que mais funcionam.
Faça comparações personalizadas
Você também pode fazer análises segmentadas, personalizando diferentes dados que serão usados como base. A ferramenta permite selecionar determinadas faixas etárias, origem geográfica e outras informações para fazer comparações específicas.
Por exemplo, ao comparar dados limitados com o total de audiência, é possível avaliar como está o desempenho em determinados locais ou grupos de usuários. A partir disso, podem ser desenvolvidas estratégias para melhorar os resultados, considerando públicos específicos.
Invista em compreender o cliente
As ferramentas do GA4 permitem entender com mais detalhes a jornada dos usuários. A partir disso, é possível desenvolver uma análise Customer Centric, acompanhando cada cliente de maneira individual — inclusive, unindo dados do site e app.
Essa maior compreensão sobre a jornada de compra é fundamental para o planejamento de marketing e vendas da empresa. Afinal, o comportamento do usuário pode evidenciar as oportunidades de melhorias nas estratégias adotadas atualmente.
Com tantas ferramentas e métricas disponíveis no GA4, vale a pena investir tempo e conhecer mais sobre as novas funcionalidades e oportunidades trazidas. Assim, a empresa pode criar um planejamento adequado para aproveitar as análises da melhor maneira em busca de potencializar o desempenho do negócio.
Como você aprendeu, o GA4 é a versão mais recente de Analytics do Google, substituindo o GA3 — ou Universal Analytics. Portanto, vale a pena fazer a migração e começar a utilizar essa ferramenta desde já, facilitando o processo de adaptação.
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Resumindo
O GA4 é uma atualização do Google Analytics que substitui o Universal Analytics, e o Google Analytics for Firebase. Ele foi criada para inovar o futuro das mediações. Por meio dele, é possível ter acesso aos dados que mostram detalhes sobre a jornada do cliente, além de usar eventos com base na sessão.
O GA4 unificou a análise de sites e apps, além de substituir a aba “vista” pelo “fluxo de dados”. A nova ferramenta também foca em eventos e parâmetros, não apenas em sessões e visualizações de páginas.
1. Análise de funil
2. Análise de caminho
3. Análise preditiva
4. Relatórios em tempo real
5. Acompanhamento de eventos.
1. Sessões engajadas
2. Sessões engajadas por usuário
3. Tempo médio de engajamento
4. Taxa de engajamento.
1. Combine de dados de diferentes fontes
2. Faça comparações personalizadas
3. Invista em compreender o cliente.