Todo ano, é preciso fazer a declaração do Imposto de Renda. Para quem trabalha com meios digitais, essa obrigatoriedade gera muitas dúvidas. Uma delas é saber como declarar ganhos do Google AdSense no IRPF. Afinal, ninguém quer cair na malha fina, certo?
Primeiro, é importante saber que existem vários detalhes a observar. Os ganhos do Google AdSense no IRPF começam pelo preenchimento do carnê-leão mensal. A partir disso, os dados para a declaração anual são simplificados.
Para ajudar nesse processo, apresentamos as principais informações sobre o Google AdSense no Imposto de Renda 2024, e um passo a passo para você não errar a sua declaração. Confira no artigo a seguir!
Para declarar o Google Adsense no Imposto de Renda 2024, você deve converter os valores de dólar para real, seguindo as regras do fisco, preencher e pagar o carnê-leão todos os meses e, depois, importar os dados do carnê-leão para a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física.
Lembre-se de que é preciso apurar o carnê-leão mesmo em meses zerados ou com poucos ganhos. Isso facilita o processo na declaração, já que a plataforma do Imposto de Renda importa automaticamente os ganhos do Google AdSense registrados no carnê-leão.
Para declarar os ganhos em dólar no Google Adsense no Imposto de Renda, é preciso converter o valor para real e preencher os seguintes dados: dia em que recebeu os ganhos do Google AdSense na conta; quantia em dólares (sem descontos ou taxas); valor convertido em reais e data da cotação no momento da conversão.
A data da cotação deve ser o último dia útil da primeira quinzena do mês anterior ao dia em que você recebeu os pagamentos do Google Adsense. Por exemplo, se o ganho entrou no dia 30 de março, a data válida é 15 de fevereiro. Para converter o valor com a data certa, você deve utilizar o Conversor de Moedas do Banco Central. Ele é a base oficial para o cálculo.
O Google Adsense não possui CNPJ, pois se trata de uma empresa americana. Para lançar os rendimentos do Google Adsense para o Imposto de Renda 2024, é preciso preencher mensalmente o carnê-leão e, caso haja imposto a pagar, gerar e pagar o DARF mensalmente.
O código do Imposto de Renda para o Google Adsense é “3001 – Rendimento recebido do exterior relativo a trabalho não assalariado”, e deve ser preenchido no carnê-leão mensalmente.
Se você declarar incorretamente o Google Adsense no Imposto de Renda 2024, você pode cair na malha fina da Receita Federa e terá que fazer uma retificação. Durante esse processo, seu formulário fica retido e, caso você tenha valores a receber na restituição, você ficará impedido de recebê-los.
Você deve fazer o ajuste da declaração do Imposto de Renda e, se existir imposto a ser pago após o ajuste, será cobrada uma multa de 0,33% por dia de atraso até o limite de 20% do valor do IRPF devido.
Com todas essas dicas, você já sabe como declarar os ganhos do Google AdSense no IRPF. Agora é só fazer o preenchimento do carnê-leão e, depois, importar os ganhos na ficha “Rendimentos tributáveis recebidos de pessoas jurídicas”, disponível na declaração do Imposto de Renda.
Quer receber outras dicas para não cair na malha fina? Curta os perfis da Remessa Online no Facebook, LinkedIn, X (antigo Twitter), YouTube e Instagram e tenha acesso às melhores informações.
Para declarar o Google Adsense no Imposto de Renda 2024, você deve converter os valores de dólar para real, preencher e pagar o carnê-leão todos os meses e, depois, importar os dados do carnê-leão para a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física.
Aprenda como fazer a declaração do PGBL no Imposto de Renda, como funciona a dedução,…
Em 2025, a DIRF foi substituída pela EFD-Reinf e eSocial, centralizando as informações fiscais e…
Confira o calendário de feriados de abril de 2025 e saiba a data do 5º…
Você sabia que crianças e adolescentes podem viajar desacompanhados? Seja dentro do Brasil ou para…
As tarifas de Donald Trump devem afetar a economia brasileira. Entenda os efeitos e como…
Governo relança o Celular Seguro par enviar notificações por WhatsApp para celulares roubados, agilizando a…