Gestão Comex: 6 erros que você deve evitar

Gestão Comex é fundamental para os processos de importação e exportação de produtos. E os erros podem comprometer a operação de uma empresa!

Uma das maneiras de otimizar os resultados de negócios é aprender com os erros mais comuns e tomar medidas preventivas. Na gestão de Comex (Comércio Exterior), devido à complexidade da área, isso é ainda mais verdadeiro.

As operações de importação e exportação não apenas exigem o conhecimento específico de administração, mas de leis nacionais e internacionais. Por isso, vale a pena estudar o tema, a fim de ter mais eficiência.

Neste conteúdo, apresentamos os principais pontos de atenção e reunimos dicas de como se planejar para minimizar erros. Continue a leitura!

O que é gestão de Comex?

A gestão de Comex é a organização de pessoas e recursos para realizar operações de exportação ou importação. Isso com o máximo de eficiência e dentro das normas legais. É um conhecimento, portanto, aplicável a diferentes tipos de negócios, como produtores, industriais, comerciantes, transportadoras e armadores.

Atualmente, o Comex representa um dos setores mais importantes da nossa economia. Segundo dados governamentais, o Brasil gerou cerca de US$ 280,4 bilhões de exportações e US$ 219,4 bilhões de importações em 2021. Ou seja, bateu o recorde histórico da balança comercial.

Vale a pena investir em melhorias de gestão para criar as condições necessárias e aproveitar as oportunidades do segmento. Nesse sentido, a gestão de Comex é importante por diversos fatores, por exemplo:

  • reduzir custos;
  • minimizar a burocracia do setor;
  • encontrar parceiros de confiança;
  • estar em conformidade com a legislação;
  • buscar as melhores condições fiscais;
  • identificar novas oportunidades de negócio.

Devemos acompanhar de perto as operações de importação e exportação, conhecer e tomar medidas preventivas para lidar com os erros mais comuns.

Quais erros devem ser evitados?

Os erros mais comuns na gestão Comex estão ligados a lidar com as particularidades do segmento. Atuar no comércio exterior exige competências diferentes do mercado interno, e os gestores precisam estar atentos a essa realidade. Confira os pontos de atenção!

1. Desconhecer as leis da área

A gestão de Comex deve estar especialmente atenta ao Direito aplicável às atividades. Isso ocorre não apenas para evitar punições, mas para se aproveitar de situações favoráveis.

Por ser uma legislação complexa, nem sempre as empresas dão conta de entender todas as suas obrigações e possibilidades jurídicas. Há diversos acordos econômicos e leis que podem afetar os negócios.

Nesse cenário, as empresas precisam de especialistas em Direito Marítimo, Direito do Comércio Internacional e Legislação Aduaneira. E existem diferentes caminhos para obter essas competências, como capacitar profissionais do departamento jurídico, contratar advogados especialistas ou buscar profissionais terceirizados.

2. Não monitorar o custo de produtos importados

Um alvo importante do controle na gestão de Comex são os custos dos produtos importados. Existem diversas variáveis que podem afetar as despesas da organização. Algumas são:

  • cotação em moeda estrangeira;
  • possibilidade de benefícios fiscais;
  • despesas logísticas (frete, impostos e taxas aduaneiras).

Além de buscar especialistas na área de atuação, é importante ficar atento aos instrumentos financeiros que podem amenizar os riscos do câmbio. O swap e o hedge cambial são bons exemplos. Com isso, é possível se proteger das oscilações, obtendo um fluxo financeiro mais estável.

3. Não controlar o estoque

Outro erro comum é não ter processos estruturados e um sistema para realizar o controle efetivo de estoque. Nessa atividade, é importante que todos os itens do armazém sejam rastreáveis. Além disso, que a empresa consiga saber os níveis de estoque com clareza.

Hoje, existem softwares que podem ajudar nesse trabalho. É possível, por exemplo, que haja integração com o e-commerce. Assim, à medida que os pedidos são recebidos, reduz as quantidades disponíveis no inventário.

Internamente, é possível usar QR Code para identificar as embalagens e devemos ter bastante atenção à organização. Afinal, se houver falta de itens no estoque, o prazo para uma reposição com compra internacional pode ser muito maior. Assim, gera atrasos na entrega ou perda de oportunidades.

E o cenário inverso também não é positivo. Isso porque manter mais itens do que o necessário aumenta os custos da operação, exigindo mais espaço e pessoas envolvidas. Portanto, é uma otimização para ficar atento, usando a tecnologia e o planejamento como ferramentas para minimizar erros.

4. Deixar de ter planejamento estratégico

A gestão de Comex também precisa ter clareza sobre os objetivos e metas da empresa, desenvolvendo um planejamento estratégico. Com isso, haverá um alinhamento, de cima para baixo, do que precisa ser feito.

O planejamento estratégico vai orientar as decisões tomadas por todos os níveis. Imagine, por exemplo, que a empresa precisa fazer uma escolha entre aumentar um pedido ou manter a quantidade atual. Suponhamos que existe previsão de vendas e a empresa está voltada para o crescimento. Logo, a tendência é que reduzir ou manter o pedido não esteja alinhado com o foco da organização.

Cada segmento de negócios terá as suas particularidades. Porém, essas variáveis não mudam a necessidade de os gestores de Comex fazerem escolhas coerentes com o planejamento organizacional.

5. Tentar realizar todos os processos manualmente

A automação de processos é outro cuidado indispensável para o crescimento do negócio. Quanto mais a empresa expande suas atividades e produz informação, maior é a complexidade e a lentidão de realizar atividades manualmente.

Falamos, anteriormente, da importância da automação no controle do estoque. E a verdade é que essas ferramentas podem ser utilizadas em todas as áreas ligadas ao Comex. Compartilhar informações com entidades públicas, gerar relatórios gerenciais, acompanhar o fluxo de caixa e emitir notas fiscais são alguns exemplos.

6. Não comparar os custos para enviar e receber dinheiro

Um último cuidado é escolher meios mais ágeis e com custo mais baixo para enviar e receber dinheiro do exterior. Recorrer às instituições financeiras tradicionais, pagar altas taxas e esperar longos períodos para o dinheiro chegar ao destino. Essas já não são mais as únicas opções disponíveis no mercado.

Na Remessa Online, por exemplo, você consegue enviar e receber dinheiro com agilidade e segurança, em uma plataforma online. Assim, além de menores custos, o processo é descomplicado, trazendo mais eficiência para as suas atividades.

Dessa maneira, nos diferentes pontos indicados, a tecnologia é a pedra fundamental para lidar com os erros na gestão de Comex. Com automação, softwares de gestão e plataformas para enviar e receber dinheiro, a empresa consegue reduzir custos e melhorar o desempenho de suas atividades.

Para receber outras dicas de gestão de comércio exterior, siga a Remessa Online nas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter!

Resumindo

O que é o Comex?

Comex se refere ao comércio exterior, incluindo as atividades de importação e exportação por diferentes modais de transporte.

O que é área de Comex?

A área de Comex de uma empresa emprega recursos e pessoas para realizar as atividades de importação ou exportação. Nela, precisa ter eficiência e respeitar as leis nacionais e internacionais.

Related posts

O que levar para a Itália: 5 dicas do que não pode faltar

Tags para Youtube: como escolher e como usá-las

Como emitir nota fiscal MEI: passo a passo e mais